Já não precisa de se lembrar da sua palavra-passe: Google anuncia “início do fim” da password

2

Para celebrar o dia Mundial da Password, a Google optou por… abandoná-la, anunciando, esta quarta-feira, que será possível entrar nos seus serviços sem palavra-passe. O novo sistema de login poderá ser feito através de um pin, impressão digital ou por identificação facial.

Lembrar-nos da palavra-passe pode ser, por vezes, complicado, mas essa frustração pode estar próxima do fim.

A Google divulgou, esta quarta-feira, o futuro substituto da palavra-passe. Da mesma maneira que desbloqueiam o seu telemóvel, os utilizadores podem agora entrar nos serviços Google através de um pin, impressão digital ou por identificação facial. O objetivo é facilitar o acesso dos utilizadores às suas contas pessoais de serviços da empresa, como o Gmail ou o Youtube.

Para ter acesso ao novo login – disponível em iOS, Android, MacBook e Windows – o utilizador terá de certificar o dispositivo pelo qual acede aos serviços, entrando na sua conta pessoal da Google. Daí, o utilizador deve partir para a página g.co/passkeys, clicando então na opção “utilizar chaves de acesso”.

A partir desse clique, o utilizador precisa apenas de conhecer o seu endereço de e-mail, sendo que recebe uma mensagem da Google a requisitar uma das três novas formas de login.

Este novo sistema passkey – descrito pela Google como “a maneira mais segura e eficaz de entrar nas aplicações e websites” – vem, assim, substituir formas de login menos seguras como a palavra-passe ou a autenticação de dois fatores. As passkeys são, de acordo com a Google, imunes a ataques online, como phishing.

A Google relembra, no entanto, que a transição para as passkeys “vai demorar o seu tempo”. As palavras-passe continuarão a existir, com as passkeys a tornar-se uma opção adicional que os utilizadores podem usar para entrar nos serviços da empresa.

Não há uma data prevista para o abandono completo das passwords e da verificação de dois passos.

ZAP //

2 Comments

  1. Impressões digitais e identificação facial para substituir passwords…
    Bem vindo ao “crédito social”…
    Estas “facilidades” visam cada vez mais ao controle social. Bem vindos à Nova Ordem Mundial.

    • Infelizmente parece ser esse o caminho. Por mim enquanto puder resisto. Privacidade devia ser um direito garantido por todos os prestadores de serviço para utilizações e serviços comuns na internet.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.