Fim dos pagamentos em numerário pode colocar em risco 1500 postos de trabalho

O presidente da AES-Associação das Empresas de Segurança, Rogério Alves, apontou para a existência de uma “militância bem pensada e bem planeada” para acabar com o numerário, o que levará à exclusão de consumidores e ameaçará o setor do transporte de valores.

“Está-se sempre a fazer uma militância, um combate sem tréguas para atacar o numerário e à boleia da pandemia”, disse Rogério Alves ao Dinheiro Vivo, considerando que “há aqui uma tentação de monopólio”. “Se tiver sucesso este combate ao numerário, as empresas estarão em causa”, sublinhou.

“Se o numerário for afastado, então seguramente as empresas estarão em causa, os postos de trabalho estarão em causa e o bom serviço às pessoas estará em causa”, avisou, frisando que as “pessoas ficarão dependentes do pagamento eletrónico que, pelos vistos, e de acordo com o Banco de Portugal [BdP], continua a ser um meio minoritário. Acabar com o numerário significa o governo de quem cobra comissões”.

A AES agrega as empresas de segurança privada e que prestam serviços de transporte de valores, empregando mais de 1500 trabalhadores e gerando um volume de negócios anual superior a 60 milhões de euros.

O BdP tem incentivado o uso de meios de pagamento eletrónicos, prevendo que em três anos todos os cartões de pagamento disponham da tecnologia ‘contactless’. Atualmente, cerca de 50% do parque de cartões no país têm esta tecnologia.

Segundo Rogério Alves, o numerário continua a ser o meio mais utilizado, correspondente a “cerca de 70% das operações de pagamento em Portugal, segundo” o BdP. “O numerário é” o meio de pagamento “mais utilizado, não é só o mais generalizado, não é só o mais acessível, não é só o mais democrático, é também o mais barato”, indicou ainda.

“Quem não gosta de meios de pagamento baratos, quem não se importa de tirar da circulação meios de pagamento acessíveis e democráticos para pôr os mais caros, que têm a capa da modernidade, faz este combate”, referiu.

“As empresas de transportes de valores controlam, escrutinam, inventariam, acompanham, tratam do dinheiro em conjugação com o BdP. Não é uma roda livre. Isto é um sistema altamente controlado”, frisou. “Nós gostamos tanto da inclusão e aqui parece que há uma luta pela exclusão”, notou igualmente.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …

Chega quer que agentes da PSP e GNR usem câmaras de vídeo nas lapelas e nas viaturas

O deputado único do Chega entregou esta quinta-feira um projeto de resolução no Parlamento que recomenda a colocação de câmaras de vídeo nas lapelas das fardas e nas viaturas das forças de segurança, a fim …

Em dia sem registo de mortes, Portugal contabiliza 450 novos casos

Esta sexta-feira, Portugal não regista qualquer óbito. Nas últimas 24 horas, houve 450 novos casos positivos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Não morreu ninguém infetado com o novo …