//

DGS acaba com limites à lotação nos estádios – mas há regras a cumprir

Vítor Oliveira / Flickr

Estádio Municipal de Leiria

A Direção-Geral da Saúde (DGS) levantou, esta quinta-feira, os limites de lotação nos recintos desportivos. Ou seja, os estádios de futebol podem agora ter lotação máxima, embora o uso de máscara permaneça obrigatório.

Além do uso da máscara, a DGS reforça que tanto o público como os colaboradores têm de apresentar o certificado digital ou um teste negativo à covid-19.

A DGS refere ainda que cabe ao organizador do evento desportivo garantir que “todos os colaboradores e público” dispõem deste tipo de material de proteção individual, no momento de entrada no recinto, no decorrer do evento e no momento de saída.

“A ocupação dos lugares sentados pode ser em conformidade com a capacidade total licenciada do recinto”, lê-se no documento hoje atualizado pela DGS.

Já nos recintos desportivos sem lugares individuais sentados, a lotação fixa “deve ser objeto de determinação conjunta entre a entidade licenciadora da lotação, a autoridade de saúde territorialmente competente e as forças de segurança”, cita o ECO.

Por outro lado, os recintos desportivos devem, também, elaborar ou atualizar o plano de contingência à luz das orientações da DGS. “A autoridade de saúde local valida as condições para a realização dos eventos desportivos“, é acrescentado no pacote de orientações publicado esta manhã, no qual se detalha que os recintos em ambiente fechado deve ser “ventilados de forma natural” ou mecânica.

Relativamente aos horários, a DGS indica que o período de entrada para o evento “deve ser alargado, de forma a evitar aglomerados de pessoas e filas de espera extensas, reduzindo e fracionando a afluência de espetadores até ao início do espetáculo”. E “recomenda-se que as entradas e saídas tenham circuitos próprios”.

Depois de as competições terem sido retomadas sem público, os recintos desportivos passaram a poder acolher um terço da capacidade a 14 de junho e metade em 26 de agosto – data da última atualização da orientação da DGS 009/2021.

Na passada sexta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), recorde-se, solicitou à DGS o levantamento das limitações em relação à lotação dos recintos desportivos, com efeitos já em outubro.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.