Adeus chumbos e implantes, olá dentes de substituição com células estaminais

SXC

No futuro próximo, é possível que usemos células estaminais retiradas dos dentes do siso para podermos curar as cáries sem chumbo e criar dentes de substituição de forma natural.

Ao contrário dos outros tecidos humanos, o esmalte dentário não volta a crescer depois de ser danificado, o que obriga os dentistas a usar materiais sintéticos para reparar as cáries ou outros problemas que possam ter estragado o esmalte.

Alguns destes, como as amálgamas — o conhecido chumbo nos dentes — são até controversos por poderem ter efeitos nefastos na saúde. Mas este problema pode ter os dias contados. Os cientistas estão agora a estudar alternativas que permitem que os dentistas regenerem os dentes de forma natural.

Um estudo publicado na Cellular and Molecular Life Sciences relata como os os investigadores criaram um modelo 3D com células estaminais dentárias humanas que funcionam como o bloco de construção para a restauração dos dentes. As células estaminais usadas eram do folículo dentário, o tecido que cobre os dentes.

Teoricamente, deve ser possível para os cientistas recolherem as células estaminais de dentes que se perderam naturalmente ou que foram removidos cirurgicamente. Depois disto, poderiam congelar e preservar as células sem que estas percam a capacidade de crescer e se regenerarem.

No futuro, podem existir bancos biológicos que guardem o tecido dos dentes do siso, por exemplo, para que os dentistas os usem caso apareçam surjam cáries ou outros problemas mais tarde, relata o WebMD.

As técnicas atuais para o tratamento de cáries deixam ainda muito a desejar, já que os métodos biológicos garantem que os dentes se mantém mais saudáveis e resilientes durante mais tempo.

São ainda precisos muitos testes laboratoriais para que esta ideia se torne realidade e para que possamos ter tratamentos dentários personalizados, mas a ideia é plausível e pode tornar-se uma realidade num futuro próximo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.