O filósofo, professor e ensaísta Eduardo Lourenço encontra-se internado desde segunda-feira à tarde no Hospital da Luz, em Lisboa, disse hoje à agência Lusa fonte próxima da família.
A hospitalização do ensaísta de 90 anos obrigou ao cancelamento da palestra, marcada para quarta-feira, em Lisboa. Promovida pelo Clube Português de Imprensa, Centro Nacional de Cultura, a iniciativa integrava-se no ciclo “Portugal: que Estado, que sociedade, que soberania?”.
O autor de “Labirinto da saudade” seria o primeiro convidado de um novo ciclo de jantares-debate, subordinado àquele tema, a realizar no Grémio Literário, em Lisboa.
Eduardo Lourenço de Faria nasceu a 23 de maio de 1923 em S. Pedro de Rio Seco, no concelho de Almeida, distrito da Guarda. Entre os galardões que recebeu contam-se o Prémio Camões, em 1996, o Prémio Pessoa, em 2011, a Ordem de Santiago da Espada em 1981 e o o Prémio Europeu de Ensaio Charles Veillon em 1988. Foi conselheiro cultural junto da Embaixada Portuguesa em Roma. Desde 1999 ocupa o cargo de administrador (não executivo) da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
AJB, ZAP /Lusa