Descoberta filmagem que pode desfazer mistério da morte de Amelia Earhart

AD / Wikimedia

A lendária aviadora Amelia Earhart junto ao seu Lockheed Electra, 6 de junho 1937

A morte da aviadora norte-americana Amelia Earhart é um dos maiores mistérios da história da aviação. Earhart queria tornar-se na primeira mulher a completar uma volta completa ao mundo.

Porém, a mulher morreu em 1937 após descolar da Papua Nova Guiné em direção à ilha de Howland, no meio do Oceano Pacífico, onde nunca chegou a aterrar.

Pouco se sabe sobre as circunstâncias da sua morte a meio daquela etapa do percurso, mas, ao longo das últimas décadas, várias teorias têm sido estudadas por investigadores e curiosos. Uma filmagem recentemente descoberta poderá acabar com as dúvidas.



Para os historiadores, estavam em cima da mesa pelo menos três teorias principais: ou o avião de Earhart se despenhou no mar assim que descolou da Papua Nova Guiné e a aviadora morreu na queda; ou foi capturada pelos japoneses, que na altura dominavam aquela região; ou acabou numa ilha deserta, onde viria a morrer.

A descoberta de um conjunto de ossos humanos na ilha de Nikumaroro, em pleno Oceano Pacífico, que correspondia à morfologia de uma mulher com características semelhantes às de Earhart, fez com que os cientistas concentrassem os esforços de investigação naquele local. Foi ali que descobriram utensílios que podem ter pertencido à aviadora.

Mas a prova mais concreta foi um pedaço de alumínio que os investigadores acreditavam ter pertencido ao avião de Earhart. O fragmento foi encontrado por sonar em 1991 e, em 2014, foi identificado como fazendo parte do avião de Earhart, tendo, alegadamente, servido para remendar uma janela.

“Esta é a primeira vez que se prova que um objeto encontrado em Nikumaroro tem uma ligação direta a Amelia Earhart”, afirmou na altura o diretor do GIRAH (Grupo Internacional de Recuperação de Aeronaves Históricas) de acordo com o Observador.

Uma gravação agora descoberta poderá desfazer as dúvidas. Segundo o The Independent, trata-se de uma filmagem que mostra a aviadora a reabastecer a aeronave antes de descolar de Papua Nova Guiné. Seria uma imagem inédita do avião antes da partida para a etapa fatal que, se mostrar o tal remendo de alumínio, comprovará que Earhart acabou mesmo por morrer na ilha de Nikumaroro

Datada de 1937, a gravação tem uma qualidade de imagem muito fraca e foi feita por um engenheiro de minas de Papua Nova Guiné. Estava na posse de uma mulher que tinha ficado com a película num processo de separação de bens após o divórcio

Em 2008, a mulher contactou o GIRAH e, durante uma década, negociou o preço antes de a vender aos investigadores. Agora, a instituição está a tentar angariar dois mil dólares (1.767 euros) para digitalizar o vídeo em alta resolução e poder analisar as imagens em busca do remendo de alumínio.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Veja o filme Amelia, http://www.adorocinema.com/filmes/filme-131923/ com Richard Gere, e sim existiam filmadoras 8mm: leia no wiki …8 mm é uma bitola cinematográfica, às vezes chamada de 8 mm Standard para diferençar do Super-8. A mais estreita de todas as bitolas que chegaram a ser comercializadas regularmente, foi lançada pela Kodak em 1932, durante a Grande Depressão, na tentativa de criar um padrão para o filme doméstico mais barato que o 16 mm. O filme 8 mm foi largamente utilizado por amadores até a década de 1960, acabando por ser substituído pelo Super-8, um novo formato da mesma bitola, com perfurações menores e portanto mais espaço útil para a imagem

RESPONDER

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …

Afinal, a crise no transporte marítimo mundial não vai estragar o Natal - pelo menos em Portugal

O transporte de mercadorias está a desacelerar na Ásia e o aumento dos custos está a causar uma onda preocupação na distribuição. Porém, o problema não se deverá fazer sentir na época de Natal. A falta …

Líder do Estado Islâmico no Grande Saara morto por forças francesas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta madrugada que o líder do grupo terrorista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi "neutralizado" por forças militares francesas. "Trata-se de um novo grande sucesso …

Portugal vai ser o país europeu com mais escalões de IRS

Com o desdobramento do terceiro e do sexto escalão de IRS, Portugal será, a par do Luxemburgo, o país europeu com mais níveis na tabela de taxas de imposto. As mexidas nos escalões de IRS já …

Fisco enviou 50 mil notificações de IUC indevidas e vai anulá-las

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, que serão anuladas. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 …

A dança das cadeiras de Boris está a ser interpretada como uma preparação das próximas eleições

A remodelação governamental que Boris Johnson levou a cabo esta quarta-feira está a ser lida como uma preparação para as próximas eleições, ainda que o calendário político não exija uma ida às urnas antes de …

MP deteta omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF

O Conselho Superior do Ministério Público detetou falhas e omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF e a transferência das competências administrativas. O Diário de Notícias escreve, esta quarta-feira, que o …

Talibãs confiscam fortunas de antigos funcionários do Governo afegão

O novo Governo talibã confiscou milhões de dólares em dinheiro e ouro de antigos funcionário do Governo do Afeganistão. O Banco Central do Afeganistão, agora controlado pelos talibãs, diz ter confiscado mais de 10 milhões de …

Seis recordes (indesejados) no Sporting-Ajax

Aos 68 segundos já havia um registo inédito em Alvalade. FC Porto continua bem fora de casa, Atlético de Madrid continua mal em casa. Pelo segundo ano consecutivo, o início do Sporting numa competição europeia foi …