Proposta polémica do PP: Se derem os filhos para adoção, imigrantes não serão expulsas

ZIPI / EPA

Pablo Casado

Para combater a descida da natalidade, o Partido Popular (PP) espanhol propõe que as imigrantes ilegais em Espanha que deem os seus filhos para adoção não sejam expulsas. Pablo Casado desmente e diz-se vítima de “fake news”.

Segundo o jornal La Vanguardia, se uma mulher que estiver em Espanha sem documentação decidir entregar o seu filho para adoção, passa a ficar protegida da deportação, ainda que por tempo limitado. No futuro, poderá vir a ser mandada para o seu país de origem.

Esta medida, que está já a causar polémica em Espanha, faz parte da estratégia do Partido Popular (PP) para combater a descida da natalidade no país.

Atualmente, a lei prevê um mecanismo que conduz automaticamente as mulheres para fora do país caso, estando em situação irregular, entregue o seu filho. É este mecanismo que o PP quer desativar se vencer as eleições, avança a TSF.

Apesar de argumentar que a medida está a ser bem sucedida na Comunidade de Madrid e que deve ser alargada a nível nacional, o PP rejeita que esteja a propor às mulheres que entreguem os seus filhos para adoção em troca de permanecer no país.

“Isso seria literalmente uma barbaridade”, disseram ao jornal espanhol fontes do partido.

No último sábado, durante o encerramento da Convenção sobre Igualdade e Família do PP, em Cartagena, Pablo Casado explicou as diretrizes do seu projeto de apoio à maternidade. O líder do partido explicou que o seu objetivo é apoiar as mulheres a decidirem “livremente” serem mães, caso vença as eleições gerais, a 28 de abril.

Contudo, esta proposta causou muitas reações polémicas ao longo desta quinta-feira. Carmen Calvo, a número dois de Pedro Sánchez, questionou no Twitter: “Que tipo de maternidade se defende quando se propõe que os filhos sejam separados das suas mães a troco de algo?

Também Ada Colau, presidente da Câmara de Barcelona, se manifestou, optando por uma abordagem mais agressiva. “Machistas. Racistas. Classicistas. Só nos faltava sequestradores de crianças. Fascistas.”

Pablo Casado veio a público reagir, classificando de “fake news” as informações veiculadas acerca desta proposta. De acordo com o líder do PP, a abordagem de “troca” de crianças pela manutenção no país é uma “barbaridade”.

Segundo Casado, o que o PP propõe é que as mulheres imigrantes que estejam em condição irregular e que queiram dar os seus filhos para adoção não sofram consequências de não terem documentos nem que sejam alvo de procedimentos legais por verem exposta a sua condição ilegal.

Na prática, se derem os seus filhos para adoção, não será iniciado um procedimento legal de expulsão do país.

O objetivo do partido é, segundo Pablo Casado, proteger as mulheres que estejam em situação irregular e resguardar os bebés para que não sejam abandonados.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Se quer um coração saudável, desligue a televisão e tome um bom pequeno-almoço

É conhecida como a refeição mais importante do dia e não é por acaso. Os hábitos de vida que seguimos diariamente têm um impacto direto na nossa saúde vascular. Numa investigação recentemente apresentada na reunião anual …

Determinada temperatura das bebidas que aumenta risco de cancro

Cientistas da Universidade de Ciências Médicas de Teerão publicaram novas provas sobre a relação entre o consumo de bebidas quentes e o cancro do esófago. De acordo com o estudo publicado na revista International Journal of …

Descobertos 83 buracos negros supermassivos no Universo inicial

Astrónomos do Japão, de Taiwan e dos EUA descobriram 83 quasares alimentados por buracos negros supermassivos no universo distante, numa época em que o Universo tinha menos de 10% da sua idade atual. "É notável que …

Joy Milne consegue cheirar a doença de Parkinson antes de ser diagnosticada

Atualmente, não existe nenhum teste diagnóstico definitivo para o Parkinson, mas isso pode mudar graças a Joy Milne, uma mulher que consegue detetar a doença antes que os sintomas apareçam. Parece demasiado bizarro para ser verdade, …

Filho de José Eduardo dos Santos libertado da prisão. Estava preso desde setembro de 2018

O antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, que se encontrava em prisão preventiva desde 24 de setembro de 2018, encontra-se já em liberdade, disse hoje à agência Lusa fonte oficial. A …

Naufrágio no Nilo é a primeira prova de que Heródoto não estava a mentir sobre os barcos egípcios

Um navio naufragado encontrado no rio Nilo pode ter permanecido inalterado durante mais de 2.500 anos. Agora, está finalmente a revelar os seus segredos: cientistas pensam que este navio revelou uma estrutura cuja existência tem …

A gravidade influencia a maneira como tomamos decisões

Todo e qualquer organismo vivo na Terra evoluiu a longo de milhares de anos sob um campo gravitacional constante, com a gravidade desempenhando um papel fundamental no comportamento e na cognição humana. Um estudo recente publicado …

"Atentado" na Disneyland Paris era apenas uma avaria nas escadas rolantes

Por volta das 21h00 em Paris, produziu-se um movimento de pânico na Disney Village, no parque de diversões francês da Disney. Rapidamente se multiplicaram mensagens sobre um "atentado". Ao jornal belga DH, uma fonte afirmou que …

Cientistas alargam limites físicos do grafeno

Até onde vão os limites físicos do grafeno? Uma equipa de cientistas do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, respondeu a esta questão e desafiou-os. Uma equipa de investigadores dos Departamentos de Materiais Quânticos …

Ilusionista britânico diz que vai travar o Brexit com o poder da mente

Uri Geller é um ilusionista israelista, com nacionalidade britânica, que se tornou famoso nos anos 1970 em programas de televisão em que realizava demonstrações dos seus alegados poderes paranormais. Agora, Geller deixa um aviso a Theresa …