Proposta polémica do PP: Se derem os filhos para adoção, imigrantes não serão expulsas

ZIPI / EPA

Pablo Casado

Para combater a descida da natalidade, o Partido Popular (PP) espanhol propõe que as imigrantes ilegais em Espanha que deem os seus filhos para adoção não sejam expulsas. Pablo Casado desmente e diz-se vítima de “fake news”.

Segundo o jornal La Vanguardia, se uma mulher que estiver em Espanha sem documentação decidir entregar o seu filho para adoção, passa a ficar protegida da deportação, ainda que por tempo limitado. No futuro, poderá vir a ser mandada para o seu país de origem.

Esta medida, que está já a causar polémica em Espanha, faz parte da estratégia do Partido Popular (PP) para combater a descida da natalidade no país.

Atualmente, a lei prevê um mecanismo que conduz automaticamente as mulheres para fora do país caso, estando em situação irregular, entregue o seu filho. É este mecanismo que o PP quer desativar se vencer as eleições, avança a TSF.

Apesar de argumentar que a medida está a ser bem sucedida na Comunidade de Madrid e que deve ser alargada a nível nacional, o PP rejeita que esteja a propor às mulheres que entreguem os seus filhos para adoção em troca de permanecer no país.

“Isso seria literalmente uma barbaridade”, disseram ao jornal espanhol fontes do partido.

No último sábado, durante o encerramento da Convenção sobre Igualdade e Família do PP, em Cartagena, Pablo Casado explicou as diretrizes do seu projeto de apoio à maternidade. O líder do partido explicou que o seu objetivo é apoiar as mulheres a decidirem “livremente” serem mães, caso vença as eleições gerais, a 28 de abril.

Contudo, esta proposta causou muitas reações polémicas ao longo desta quinta-feira. Carmen Calvo, a número dois de Pedro Sánchez, questionou no Twitter: “Que tipo de maternidade se defende quando se propõe que os filhos sejam separados das suas mães a troco de algo?

Também Ada Colau, presidente da Câmara de Barcelona, se manifestou, optando por uma abordagem mais agressiva. “Machistas. Racistas. Classicistas. Só nos faltava sequestradores de crianças. Fascistas.”

Pablo Casado veio a público reagir, classificando de “fake news” as informações veiculadas acerca desta proposta. De acordo com o líder do PP, a abordagem de “troca” de crianças pela manutenção no país é uma “barbaridade”.

Segundo Casado, o que o PP propõe é que as mulheres imigrantes que estejam em condição irregular e que queiram dar os seus filhos para adoção não sofram consequências de não terem documentos nem que sejam alvo de procedimentos legais por verem exposta a sua condição ilegal.

Na prática, se derem os seus filhos para adoção, não será iniciado um procedimento legal de expulsão do país.

O objetivo do partido é, segundo Pablo Casado, proteger as mulheres que estejam em situação irregular e resguardar os bebés para que não sejam abandonados.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Terramotos na falha de San Andreas podem ser explicados por um lago antigo

A falha de San Andreas, que se situa ao longo da costa oeste da América do Norte e atravessa centros populacionais densos como o de Los Angeles, na Califórnia, é uma das falhas mais estudadas …

Uma estranha e rara molécula foi detetada na atmosfera de Titã

Uma equipa de cientistas da NASA identificou uma estranha e rara molécula na atmosfera de Titã, o maior satélite natural de Saturno. Em comunicado, os cientistas detalham que em causa está a molécula de ciclopropenilideno …

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …