Proposta polémica do PP: Se derem os filhos para adoção, imigrantes não serão expulsas

ZIPI / EPA

Pablo Casado

Para combater a descida da natalidade, o Partido Popular (PP) espanhol propõe que as imigrantes ilegais em Espanha que deem os seus filhos para adoção não sejam expulsas. Pablo Casado desmente e diz-se vítima de “fake news”.

Segundo o jornal La Vanguardia, se uma mulher que estiver em Espanha sem documentação decidir entregar o seu filho para adoção, passa a ficar protegida da deportação, ainda que por tempo limitado. No futuro, poderá vir a ser mandada para o seu país de origem.

Esta medida, que está já a causar polémica em Espanha, faz parte da estratégia do Partido Popular (PP) para combater a descida da natalidade no país.

Atualmente, a lei prevê um mecanismo que conduz automaticamente as mulheres para fora do país caso, estando em situação irregular, entregue o seu filho. É este mecanismo que o PP quer desativar se vencer as eleições, avança a TSF.

Apesar de argumentar que a medida está a ser bem sucedida na Comunidade de Madrid e que deve ser alargada a nível nacional, o PP rejeita que esteja a propor às mulheres que entreguem os seus filhos para adoção em troca de permanecer no país.

“Isso seria literalmente uma barbaridade”, disseram ao jornal espanhol fontes do partido.

No último sábado, durante o encerramento da Convenção sobre Igualdade e Família do PP, em Cartagena, Pablo Casado explicou as diretrizes do seu projeto de apoio à maternidade. O líder do partido explicou que o seu objetivo é apoiar as mulheres a decidirem “livremente” serem mães, caso vença as eleições gerais, a 28 de abril.

Contudo, esta proposta causou muitas reações polémicas ao longo desta quinta-feira. Carmen Calvo, a número dois de Pedro Sánchez, questionou no Twitter: “Que tipo de maternidade se defende quando se propõe que os filhos sejam separados das suas mães a troco de algo?

Também Ada Colau, presidente da Câmara de Barcelona, se manifestou, optando por uma abordagem mais agressiva. “Machistas. Racistas. Classicistas. Só nos faltava sequestradores de crianças. Fascistas.”

Pablo Casado veio a público reagir, classificando de “fake news” as informações veiculadas acerca desta proposta. De acordo com o líder do PP, a abordagem de “troca” de crianças pela manutenção no país é uma “barbaridade”.

Segundo Casado, o que o PP propõe é que as mulheres imigrantes que estejam em condição irregular e que queiram dar os seus filhos para adoção não sofram consequências de não terem documentos nem que sejam alvo de procedimentos legais por verem exposta a sua condição ilegal.

Na prática, se derem os seus filhos para adoção, não será iniciado um procedimento legal de expulsão do país.

O objetivo do partido é, segundo Pablo Casado, proteger as mulheres que estejam em situação irregular e resguardar os bebés para que não sejam abandonados.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …