Filho de Humberto Pedrosa na calha para CEO da TAP

Aero Icarus / Flickr

O Jornal Económico escreve na sua edição desta sexta-feira que o nome de David Pedrosa, filho de Humberto Pedrosa, poderá vir a ser o substituto temporário de Antonoaldo Neves na liderança da companhia aérea portuguesa.

O jornal de economia escreve que o nome do filho de Humberto Pedrosa é apontando como estando na short list para o cargo de CEO da companhia aérea portuguesa.

O diário de economia não aponta a fonte desta informação.

TAP e Estado chegaram a acordo na semana passada, ficando definido que o Estado aumentaria a sua quota na empresa e que o acionista privado David Neeleman deixaria a empresa. David Pedrosa ficaria na estrutura da empresa como único acionista privado.

Com a saída do norte-americano David Neeleman, definiu-se também que sairia o presidente da Comissão Executiva da TAP, Antonoaldo Neves, que tinha sido nomeado por Neeleman. O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno santos, anunciou que Antonoaldo Neves seria substituído “de imediato”, sem adiantar nomes.

De acordo com o Governo, Antonoaldo Neves erá substituído de forma temporária até que uma empresa especializada para procurar gestores especializados no mercado internacional encontre uma nova equipa de gestão definitiva.

Governo com 72,5% do capital

O Governo anunciou na quinta-feira que tinha chegado a acordo com os acionistas privados da TAP, passando a deter 72,5% do capital da companhia aérea, por 55 milhões de euros.

O Estado aumenta a participação na TAP dos atuais 50% para 72,5%.

Também presente na conferência de imprensa, o secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz, precisou que o Estado pagará 55 milhões de euros, que se destina à renúncia por parte Atlantic Gateway ao “exercício das opções de saída do acordo parassocial”.

O governante esclareceu também que a Atlantic Gateway passa a ser controlada por apenas um dos acionistas que compunha o consórcio, designadamente o português Humberto Pedrosa, dono do grupo Barraqueiro. O dono da companhia aérea Azul, David Neeleman, sai assim da estrutura acionista da TAP.

A Comissão Europeia aprovou em 10 de junho um “auxílio de emergência português” à TAP, um apoio estatal de até 1.200 milhões de euros para responder às “necessidades imediatas de liquidez” com condições predeterminadas para o seu reembolso.

Uma vez que a TAP já estava numa débil situação financeira antes da pandemia de covid-19, a empresa “não é elegível” para receber uma ajuda estatal ao abrigo das regras mais flexíveis de Bruxelas devido ao surto, que são destinadas a “empresas que de outra forma seriam viáveis”.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E esta Gentalha continua a falar em fascistas ? Eles é que o são mas estão encapuçados de democratas.
    A M—- é a mesma o que mudou foram as moscas e que neste momento cada vez são mais para MAL dos portugueses que cada vez tem menos regalias e Pagam cada MT IMPOSTOS.
    Companhia aérea portuguesa p/ quê? Há países com mt mais importância que Portugal e não tem companhia aérea do próprio país, vem esta gente que não tem onde cair morta injetar biliões numa empresa SEM FUNDO. Porque será?

  2. A notícia está errada, não é o governo que ficou com o capital, foram os contribuintes que ficaram com mais um carrapato. Decidiram sobre o nosso dinheiro, porque ao votar o povo pensa que isto é como ser de um clube de futebol e vai atrás da bandeira. A diferença é que num clube de futebol eles insultam o próprio presidente, ou o treinador da sua equipa, até lenços brancos acenam. Já no caso dos partidos políticos o povo tem um comportamento estranho e defende até os roubos e os ladrões do próprio partido que todos os dias o prejudicam e se beneficiam. Há cegueira política, mas não futebolística.
    Cérebros simples demais, que em análise profunda ( não tem profundidade mas enfim) têm receio/medo de serem rotulados de vida casacas ou de “estavas enganado…”.
    Assim vamos para o poço num Ferrari a toda a velocidade(O condutor anda a tirar selfies com presidente da República e a tentar dinheiros europeus sem restrições para os contribuintes pagarem)

  3. Sabendo que tem que haver uma qualquer pessoa a gerir os destinos da empresa, só não queria que fosse um político, já lá tiveram e nós bem sabemos o resultado disso.
    Esperemos que seja alguém honesto e que lute pela sanidade da TAP, talvez um extra-terrestre, quem sabe…

  4. Nada de cargos politicos, nada de pessoas sem preparação para os cargos.Humberto Pedrosa é uma excelente escolha, além de dedicado, ser prata da casa, tem uma outra excelente vantagem é parte interessada. Ele e seu pai, foram Portugueses, chegaram-se à frente quando foi preciso e têm muito dinheiro lá investido portanto querem que tudo dê certo.Já agora, não se esquecam que ainda há elementos muito tóxicos para a TAP deixados pela dupla Neeleman e Antonoaldo, sendo deles o pior o mais tóxico para aquilo que a tap precisa alcançar o senhor que está à frente da Rede e da Receita – Sr. Arik De. Ontem já teria sido tarde para sair, os estragos que fez, que continua a fazer e que planeia fazer são altamente lesivos para o interesse da TAP. ARIK RUA!

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …