Filho de Humberto Pedrosa na calha para CEO da TAP

Aero Icarus / Flickr

O Jornal Económico escreve na sua edição desta sexta-feira que o nome de David Pedrosa, filho de Humberto Pedrosa, poderá vir a ser o substituto temporário de Antonoaldo Neves na liderança da companhia aérea portuguesa.

O jornal de economia escreve que o nome do filho de Humberto Pedrosa é apontando como estando na short list para o cargo de CEO da companhia aérea portuguesa.

O diário de economia não aponta a fonte desta informação.

TAP e Estado chegaram a acordo na semana passada, ficando definido que o Estado aumentaria a sua quota na empresa e que o acionista privado David Neeleman deixaria a empresa. David Pedrosa ficaria na estrutura da empresa como único acionista privado.

Com a saída do norte-americano David Neeleman, definiu-se também que sairia o presidente da Comissão Executiva da TAP, Antonoaldo Neves, que tinha sido nomeado por Neeleman. O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno santos, anunciou que Antonoaldo Neves seria substituído “de imediato”, sem adiantar nomes.

De acordo com o Governo, Antonoaldo Neves erá substituído de forma temporária até que uma empresa especializada para procurar gestores especializados no mercado internacional encontre uma nova equipa de gestão definitiva.

Governo com 72,5% do capital

O Governo anunciou na quinta-feira que tinha chegado a acordo com os acionistas privados da TAP, passando a deter 72,5% do capital da companhia aérea, por 55 milhões de euros.

O Estado aumenta a participação na TAP dos atuais 50% para 72,5%.

Também presente na conferência de imprensa, o secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz, precisou que o Estado pagará 55 milhões de euros, que se destina à renúncia por parte Atlantic Gateway ao “exercício das opções de saída do acordo parassocial”.

O governante esclareceu também que a Atlantic Gateway passa a ser controlada por apenas um dos acionistas que compunha o consórcio, designadamente o português Humberto Pedrosa, dono do grupo Barraqueiro. O dono da companhia aérea Azul, David Neeleman, sai assim da estrutura acionista da TAP.

A Comissão Europeia aprovou em 10 de junho um “auxílio de emergência português” à TAP, um apoio estatal de até 1.200 milhões de euros para responder às “necessidades imediatas de liquidez” com condições predeterminadas para o seu reembolso.

Uma vez que a TAP já estava numa débil situação financeira antes da pandemia de covid-19, a empresa “não é elegível” para receber uma ajuda estatal ao abrigo das regras mais flexíveis de Bruxelas devido ao surto, que são destinadas a “empresas que de outra forma seriam viáveis”.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E esta Gentalha continua a falar em fascistas ? Eles é que o são mas estão encapuçados de democratas.
    A M—- é a mesma o que mudou foram as moscas e que neste momento cada vez são mais para MAL dos portugueses que cada vez tem menos regalias e Pagam cada MT IMPOSTOS.
    Companhia aérea portuguesa p/ quê? Há países com mt mais importância que Portugal e não tem companhia aérea do próprio país, vem esta gente que não tem onde cair morta injetar biliões numa empresa SEM FUNDO. Porque será?

  2. A notícia está errada, não é o governo que ficou com o capital, foram os contribuintes que ficaram com mais um carrapato. Decidiram sobre o nosso dinheiro, porque ao votar o povo pensa que isto é como ser de um clube de futebol e vai atrás da bandeira. A diferença é que num clube de futebol eles insultam o próprio presidente, ou o treinador da sua equipa, até lenços brancos acenam. Já no caso dos partidos políticos o povo tem um comportamento estranho e defende até os roubos e os ladrões do próprio partido que todos os dias o prejudicam e se beneficiam. Há cegueira política, mas não futebolística.
    Cérebros simples demais, que em análise profunda ( não tem profundidade mas enfim) têm receio/medo de serem rotulados de vida casacas ou de “estavas enganado…”.
    Assim vamos para o poço num Ferrari a toda a velocidade(O condutor anda a tirar selfies com presidente da República e a tentar dinheiros europeus sem restrições para os contribuintes pagarem)

  3. Sabendo que tem que haver uma qualquer pessoa a gerir os destinos da empresa, só não queria que fosse um político, já lá tiveram e nós bem sabemos o resultado disso.
    Esperemos que seja alguém honesto e que lute pela sanidade da TAP, talvez um extra-terrestre, quem sabe…

  4. Nada de cargos politicos, nada de pessoas sem preparação para os cargos.Humberto Pedrosa é uma excelente escolha, além de dedicado, ser prata da casa, tem uma outra excelente vantagem é parte interessada. Ele e seu pai, foram Portugueses, chegaram-se à frente quando foi preciso e têm muito dinheiro lá investido portanto querem que tudo dê certo.Já agora, não se esquecam que ainda há elementos muito tóxicos para a TAP deixados pela dupla Neeleman e Antonoaldo, sendo deles o pior o mais tóxico para aquilo que a tap precisa alcançar o senhor que está à frente da Rede e da Receita – Sr. Arik De. Ontem já teria sido tarde para sair, os estragos que fez, que continua a fazer e que planeia fazer são altamente lesivos para o interesse da TAP. ARIK RUA!

RESPONDER

Cientistas mediram o período de tempo mais curto de sempre

Uma equipa de físicos e metrologista da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, anunciou que conseguiu medir o menor período de tempo já determinado - são 247 zeptosegundos, segundo os cientistas. O processo físico cuja …

Viagens expresso no Sistema Solar. Nave espacial pode chegar a Titã em apenas 2 anos

Uma equipa de cientistas está a trabalhar num propulsor de nave espacial que, segundo eles, poderia alcançar a misteriosa lua de Saturno, Titã, em menos da metade do tempo que o satélite Cassini demoraria. Apesar de …

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …