“Um funeral-sequestro”. Filho de Arnaldo Matos acusa PCTP/MRPP de raptar corpo do pai

António Cotrim / Lusa

Arnaldo Matos, fundador do Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP)

Um dos filhos de Arnaldo Matos, Pedro Matos, acusou este sábado o PCTP/MRPP de ter “montado” um velório e “funeral-sequestro” ao seu pai, recusando participar nas cerimónias fúnebres do político.

Numa nota enviada à Lusa, Pedro Gonçalves Matos, refere que o seu pai “morreu em casa alheia”, explicando que depois de “tardiamente avisado” e quando foi ao local para resgatar o corpo, a dirigente Maria Adelaide Teixeira, “do alto dos seus quasi-80 anos, injetada de ódio e envergando pose de guarda de campo de concentração”, informou-o da vontade de Arnaldo Matos de ter as cerimónias fúnebres totalmente controladas pelo partido.

Segundo Pedro Gonçalves Matos, as palavras que a camarada lhe terá dirigido foram as seguintes: “Temos pena que tenha chegado a isto, mas então é assim: o velório e o funeral são do partido; as cinzas são da família”.

O fundador do Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP) Arnaldo Matos morreu sexta-feira de madrugada, aos 79 anos, vítima de doença. “Escusado será dizer que não acredito em quem assim fala”, refere a nota de Pedro Gonçalves Matos.

“Informo, pois, todos os meus amigos, genuínos amigos de meu pai e amigos de minha mãe – a quem aqui deixo um abraço e um obrigado – de que não estarei presente nos velório e funeral-sequestro montados por Carlos Paisana”, dirigente do partido, refere a missiva a que a agência Lusa teve acesso.

Carlos Paisana adiantou que Arnaldo Matos manifestou, “perante o Comité Central do partido, que o seu desejo – quando esta situação foi abordada -, que o seu funeral, quando morresse, seria realizado pelo partido e depois de ser cremado, outro desejo seu, as cinzas seriam entregues à sua família”.

Carlos Paisana, acrescentou ainda que Pedro Gonçalves Matos estaria “de relações cortadas com o seu pai há algum tempo”, frisando “não fazer sentido a sua atitude”, uma vez que, a restante família “esteve ontem [sexta-feira] presente no velório”.

Pedro Gonçalves Matos refere ainda na sua missiva que, “independentemente de ser – sempre! – prerrogativa última da família atender, ou não, à vontade do falecido, só cumpriria esse alegado desejo de meu pai – e, nesse caso, jamais deixaria de o cumprir! -, se tal vontade houvesse sido expressa, em algum momento da sua vida, perante algum dos seus dois filhos, irmãos ou até sobrinhos”. “Coisa que, manifestamente, nunca aconteceu”, sublinhou.

Arnaldo Matos fundou o Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado (MRPP), em Lisboa, na clandestinidade, em 18 de setembro de 1970, juntamente com Vidaúl Ferreira, Fernando Rosas e João Machado. Fonte do partido adiantou que Arnaldo Matos faria 80 anos no próximo domingo, e que o PCTP/MRPP tinha preparada uma homenagem.

Na nota intitulada “Honra ao camarada Arnaldo Matos” (1939-2019), o PCTP/MRPP diz que a sua obra e o seu exemplo “perdurarão para sempre na memória dos operários e dos trabalhadores portugueses e constituirão um guia na luta do proletariado revolucionário e dos comunistas pelo derrube do capitalismo e do imperialismo e pela instauração do modo de produção comunista e de uma sociedade de iguais”.

O corpo de Arnaldo de Matos encontra-se na sede do PCTP/MRPP, Avenida do Brasil 200A, em Lisboa, e o funeral realiza-se domingo, pelas 13:00 para o Cemitério dos Olivais, onde será cremado às 14:00, segundo informação do partido.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É uma noticia canalha tipica da camarilha fascizoide, deve ser um filho “ovelha negra”. Estavam a velar o corpo do camarada Arnaldo Matos na sede de Lisboa; a mulher actual( a inicial faleceu), a filha e o irmão, aos quais cumprimentei e apresentei condolências…imbuídos no espirito da tristeza do momento e integrados na “família politica” que o Camarada Fundou e dirigiu até há sua morte física! Os canalhas que o Camarada Arnaldo Matos sempre denunciou, o chamado “Grande Putedo” de politicos corruptos e seus cães de fila nem nesta hora deixam de morder, mas a sua Tenacidade, Inteligência e defesa do Marxismo perdurarão! O corpo de José Saramago( por sinal a filha Violante Saramago esteve na vigilia funebre), também ficou em camara ardente na Câmara de Lisboa! Abaixo o Fascismo, VIVAM AS IDÉIAS DO CAMARADA ARNALDO MATOS.

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …