FIFA “veta” Superliga europeia e ameaça excluir clubes e jogadores de torneios

drabikpany / Flickr

Gianni Infantino, presidente da FIFA

Em comunicado, a FIFA avisou que na eventualidade da criação de uma Superliga europeia, o organismo que tutela o futebol a nível mundial não reconheceria a competição. Além disso, haverá represálias para os clubes que decidam juntar-se.

“À luz das recentes especulações da imprensa sobre a criação de uma ‘Superliga’ europeia por parte de alguns clubes europeus, a FIFA e as seis confederações (AFC, CAF, CONCACAF, CONMEBOL, OFC e UEFA), gostariam de reiterar e enfatizar, mais uma vez, que tal competição não será reconhecida nem pela FIFA nem pelas suas seis confederações. Qualquer clube ou jogador envolvido em tal competição não poderá participar em nenhuma competição organizada pela FIFA ou por qualquer uma das seis confederações”, lê-se no comunicado emitido esta quinta-feira.

O comunicado foi assinado por Gianni Infantino, presidente da FIFA, Shaikh Salman bin Ebrahim Al Khalifa, presidente da AFC (Confederação Asiática de Futebol), Constant Omari, presidente Interino da CAF (Confederação Africana de Futebol), Vittorio Montagliani, presidente da CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas), Alejandro Domínguez, presidente da CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol), Lambert Maltock, presidente OFC (Confederação de Futebol da Oceania) e Aleksander Ceferin, presidente da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol).

“De acordo com os estatutos da FIFA e das confederações, todas as competições devem ser organizadas ou reconhecidas pelo órgão competente a nível nacional, pela FIFA a nível global e pelas seis confederações em nível continental. Nesse sentido, as confederações reconhecem o Mundial de Clubes da FIFA, no seu atual e novo formato, como a única competição mundial de clubes, enquanto a FIFA reconhece as competições de clubes organizadas pelas confederações como as únicas competições continentais de clubes”, lê-se ainda no comunicado.

Há pelo menos 11 clubes de Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha que já se mostraram interessados em participar numa eventual Superliga europeia. Ao lote deste 11 clubes, juntar-se-iam posteriormente cinco clubes convidados. Os clubes fundadores são: Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Manchester City, Chelsea, Arsenal, Liverpool, PSG, Juventus, AC Milan e Bayern de Munique.

No entanto, esta terça-feira, o dirigente do Bayern, Karl Heinz Rummenigge, disse que, neste momento, o emblema bávaro ficaria fora desta prova.

“A Superliga causaria sérios danos às ligas nacionais. É por isso que tenho minhas reservas. Se eu tivesse que decidir hoje pelo Bayern, votaria contra”, disse o germânico.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …