Mundial de Clubes na China deverá ser adiado para junho de 2022

Jose Mendez / EPA

A FIFA está a ponderar adiar o novo formato do Mundial de Clubes para junho de 2022, na China. A decisão oficial será revelada em breve.

O Mundial de Clubes vai juntar os vencedores das últimas quatro edições e já tinha sido adiado para 2021 devido à pandemia da covid-19. Porém, de acordo com o jornal espanhol AS, a FIFA terá de adiar novamente a prova para não coincidir com o Euro 2020, que se jogará no verão de 2021.

O novo formato do Mundial de Clubes terá 24 equipas (oito grupos de três equipas) das seis confederações continentais, das quais seis clubes serão da América do Sul, um deles, o Flamengo de Jorge Jesus. Somente o primeiro dos três passará à próxima fase e, a partir daí, playoffs até a final.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) ainda não definiu os critérios de classificação, mas uma das vagas será do vencedor da Taça Libertadores 2019.

Gianni Infantino, presidente da FIFA, renunciou à realização da primeira edição da competição em 2021 para ceder as datas ao Euro2020.

O torneio, atualmente disputado por sete equipas (uma do país de origem e seis campeões continentais), deixará de ser anual e passará a ser disputado de quatro em quatro anos.

Para acerto de calendário, a segunda edição do Mundial de Clubes deverá ser no verão de 2025, um ano antes do Campeonato do Mundo de futebol, que os Estados Unidos, México e Canadá organizarão em conjunto.

A decisão será revelada em breve depois de serem conhecidas as datas oficiais para o Campeonato da Europa da UEFA em 2021.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.