FIFA, jogadores e Interpol unidos no ataque aos jogos combinados no futebol

www.thesportreview.com

O jogador Frank Lampard

O jogador Frank Lampard

A FIFA, o sindicato internacional de futebolistas (FIFPro) e a Interpol uniram-se para combater o flagelo dos jogos combinados, iniciando uma campanha preventiva que visa reforçar a deteção, declinação e denúncia de todas as tentativas de corrupção.

“Hoje começa uma luta coordenada de três organizações globais contra o arranjo de jogos. Unindo os nossos recursos, poderemos chegar mais longe no nosso esforço de proteger a integridade no futebol. Queremos reavivar o debate sobre a melhor forma de enfrentar os jogos combinados e denunciá-los”, explicou o secretário-geral da FIFPro, Theo van Seggelen, durante o congresso do organismo, que decorre no Japão.

A campanha usa exemplos positivos de futebolistas – Frank Lampard, Sone Aluko e Kolo Touré -, juntamente com dois outros atletas que foram aliciados a desvirtuar jogos de futebol. O vídeo dura 15 minutos e será utilizado em programas de formação em áreas como a integridade, além de ser usado em iniciativas de federações de sindicatos nacionais.

As organizações prometem tratar as denúncias “com toda a confidencialidade”.

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, destacou a importância desta “iniciativa sem precedentes”, que junta as três partes envolvidas no futebol, considerando que a mesma revela apoio aos futebolistas, de quem se espera a necessária “colaboração”.

“Fazemos um apelo a quem joga futebol para que promova a transparência e integridade, estando atentos, atuando de forma responsável e ajudando a proteger a modalidade”, vincou.

O porta-voz da Interpol, Ronald Noble, recorda que “quando uma investigação começa, o estrago já está feito”, pelo que destaca a importância de “reforçar a primeira linha defensiva, nomeadamente com os jogadores e outras pessoas que controlam o que se passa em campo”.

“Inclusivamente as decisões que parecem insignificantes podem acarretar consequências graves. O DVD servirá para sensibilizar os jogadores sobre a determinação e facilidade com que as redes de crime organizado se dirigem a pessoas, que podem atacar, fazendo-as sentir encurraladas em situações difíceis das quais não podem sair”, acrescentou.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Lua pintou-se de vermelho na Argentina (e a causa não é propriamente boa)

Uma estranha lua com tons avermelhados pintou o céu da Argentina. O fenómeno misterioso encheu as redes sociais de fotografias e teorias. Em diferentes regiões da Argentina, várias pessoas puderam apreciar, nas últimas noites, a Lua …

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …