FIFA ignora ranking para o sorteio do Mundial

Marcello Casal Jr. / ABr

Presidente da FIfa, Sepp Blatter (foto: Marcello Casal Jr./ABr)

A FIFA definiu esta terça-feira os critérios que serão utilizados para o sorteio dos grupos do Mundial 2014, que terá lugar na próxima sexta-feira no Brasil. A entidade que regula o futebol mundial ignorou o ranking e incluiu a França no pote da Europa, deixando-o inicialmente com nove seleções.

Pelas novas regras, o pote europeu será reduzido para apenas oito equipas após um sorteio preliminar, o que pode beneficiar a França, dona do pior ranking entre as equipas europeias. Se o ranking fosse mantido como critério, como foi feito para escolher os oito cabeças de série, os franceses seriam colocados diretamente no pote 2, o que aumentaria a sua probabilidade de se cruzar com até dois campeões mundiais logo na fase de grupos do Mundial.

Um eventual “grupo da morte” poderia contar com o Brasil, Itália e a própria França. O novo critério, contudo, não elimina essa possibilidade por causa do sorteio preliminar no pote dos europeus. Ainda que os franceses não sejam os sorteados, pode haver um “grupo da morte” como, por exemplo, Brasil, Holanda e Inglaterra.

Mas, para impedir que surja um grupo com três europeus, a FIFA definiu uma nova regra a ser utilizada logo após o sorteio preliminar do pote europeu. A equipa sorteada, que entrará automaticamente no pote 2, será direcionada para entrar numa série cujo cabeça seja da América do Sul (Brasil, Argentina, Colômbia ou Uruguai).

Os novos critérios da FIFA encerram as especulações sobre a situação da França. Uma das campeãs mundiais, a seleção francesa não foi incluída na lista de cabeças de série por não ter ranking suficiente e poderia ficar fora do pote dos europeus porque tinha o pior posição (21ª) entre as equipas do velho continente no dia 17 de outubro, data utilizada pela FIFA para definir os cabeças.

Uma das hipóteses que se colocou foi a FIFA fazer uma escolha arbitrária e tirar um dos europeus do pote, para ficar com apenas oito equipas. Mas a aposta mais certa era a manutenção do critério do ranking, abandonado pela entidade nesta terça.

O anúncio confirmou o pote 1 com as seleções cabeças de série, o pote 2, com as cinco equipas africanas, mais o Chile, Equador e a nona seleção da Europa (após sorteio preliminar). O pote 3 terá os times da Concacaf e da Ásia, enquanto o 4 conterá as nove equipas da Europa.

O sorteio dos grupos terá início às 14 horas de sexta-feira, na Costa do Sauipe, na Bahia, com apenas uma seleção com posição definida. A anfitriã, a seleção brasileira, ocupará a primeira posição do grupo A.

Dependendo da sorte, Portugal tanto pode vir a estar num ‘grupo fácil’ (por exemplo Suíça, Equador, Honduras e Portugal), como ser a equipa europeia sorteada e calhar num ‘grupo da morte’ (por exemplo Argentina, Portugal, México e Holanda)

Veja aqui os potes do sorteio da Copa do Mundo:

 

ZAP / MA-AE

PARTILHAR

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …