FIFA ignora ranking para o sorteio do Mundial

Marcello Casal Jr. / ABr

Presidente da FIfa, Sepp Blatter (foto: Marcello Casal Jr./ABr)

A FIFA definiu esta terça-feira os critérios que serão utilizados para o sorteio dos grupos do Mundial 2014, que terá lugar na próxima sexta-feira no Brasil. A entidade que regula o futebol mundial ignorou o ranking e incluiu a França no pote da Europa, deixando-o inicialmente com nove seleções.

Pelas novas regras, o pote europeu será reduzido para apenas oito equipas após um sorteio preliminar, o que pode beneficiar a França, dona do pior ranking entre as equipas europeias. Se o ranking fosse mantido como critério, como foi feito para escolher os oito cabeças de série, os franceses seriam colocados diretamente no pote 2, o que aumentaria a sua probabilidade de se cruzar com até dois campeões mundiais logo na fase de grupos do Mundial.

Um eventual “grupo da morte” poderia contar com o Brasil, Itália e a própria França. O novo critério, contudo, não elimina essa possibilidade por causa do sorteio preliminar no pote dos europeus. Ainda que os franceses não sejam os sorteados, pode haver um “grupo da morte” como, por exemplo, Brasil, Holanda e Inglaterra.

Mas, para impedir que surja um grupo com três europeus, a FIFA definiu uma nova regra a ser utilizada logo após o sorteio preliminar do pote europeu. A equipa sorteada, que entrará automaticamente no pote 2, será direcionada para entrar numa série cujo cabeça seja da América do Sul (Brasil, Argentina, Colômbia ou Uruguai).

Os novos critérios da FIFA encerram as especulações sobre a situação da França. Uma das campeãs mundiais, a seleção francesa não foi incluída na lista de cabeças de série por não ter ranking suficiente e poderia ficar fora do pote dos europeus porque tinha o pior posição (21ª) entre as equipas do velho continente no dia 17 de outubro, data utilizada pela FIFA para definir os cabeças.

Uma das hipóteses que se colocou foi a FIFA fazer uma escolha arbitrária e tirar um dos europeus do pote, para ficar com apenas oito equipas. Mas a aposta mais certa era a manutenção do critério do ranking, abandonado pela entidade nesta terça.

O anúncio confirmou o pote 1 com as seleções cabeças de série, o pote 2, com as cinco equipas africanas, mais o Chile, Equador e a nona seleção da Europa (após sorteio preliminar). O pote 3 terá os times da Concacaf e da Ásia, enquanto o 4 conterá as nove equipas da Europa.

O sorteio dos grupos terá início às 14 horas de sexta-feira, na Costa do Sauipe, na Bahia, com apenas uma seleção com posição definida. A anfitriã, a seleção brasileira, ocupará a primeira posição do grupo A.

Dependendo da sorte, Portugal tanto pode vir a estar num ‘grupo fácil’ (por exemplo Suíça, Equador, Honduras e Portugal), como ser a equipa europeia sorteada e calhar num ‘grupo da morte’ (por exemplo Argentina, Portugal, México e Holanda)

Veja aqui os potes do sorteio da Copa do Mundo:

 

ZAP / MA-AE

PARTILHAR

RESPONDER

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …