FIFA ignora ranking para o sorteio do Mundial

Marcello Casal Jr. / ABr

Presidente da FIfa, Sepp Blatter (foto: Marcello Casal Jr./ABr)

A FIFA definiu esta terça-feira os critérios que serão utilizados para o sorteio dos grupos do Mundial 2014, que terá lugar na próxima sexta-feira no Brasil. A entidade que regula o futebol mundial ignorou o ranking e incluiu a França no pote da Europa, deixando-o inicialmente com nove seleções.

Pelas novas regras, o pote europeu será reduzido para apenas oito equipas após um sorteio preliminar, o que pode beneficiar a França, dona do pior ranking entre as equipas europeias. Se o ranking fosse mantido como critério, como foi feito para escolher os oito cabeças de série, os franceses seriam colocados diretamente no pote 2, o que aumentaria a sua probabilidade de se cruzar com até dois campeões mundiais logo na fase de grupos do Mundial.

Um eventual “grupo da morte” poderia contar com o Brasil, Itália e a própria França. O novo critério, contudo, não elimina essa possibilidade por causa do sorteio preliminar no pote dos europeus. Ainda que os franceses não sejam os sorteados, pode haver um “grupo da morte” como, por exemplo, Brasil, Holanda e Inglaterra.

Mas, para impedir que surja um grupo com três europeus, a FIFA definiu uma nova regra a ser utilizada logo após o sorteio preliminar do pote europeu. A equipa sorteada, que entrará automaticamente no pote 2, será direcionada para entrar numa série cujo cabeça seja da América do Sul (Brasil, Argentina, Colômbia ou Uruguai).

Os novos critérios da FIFA encerram as especulações sobre a situação da França. Uma das campeãs mundiais, a seleção francesa não foi incluída na lista de cabeças de série por não ter ranking suficiente e poderia ficar fora do pote dos europeus porque tinha o pior posição (21ª) entre as equipas do velho continente no dia 17 de outubro, data utilizada pela FIFA para definir os cabeças.

Uma das hipóteses que se colocou foi a FIFA fazer uma escolha arbitrária e tirar um dos europeus do pote, para ficar com apenas oito equipas. Mas a aposta mais certa era a manutenção do critério do ranking, abandonado pela entidade nesta terça.

O anúncio confirmou o pote 1 com as seleções cabeças de série, o pote 2, com as cinco equipas africanas, mais o Chile, Equador e a nona seleção da Europa (após sorteio preliminar). O pote 3 terá os times da Concacaf e da Ásia, enquanto o 4 conterá as nove equipas da Europa.

O sorteio dos grupos terá início às 14 horas de sexta-feira, na Costa do Sauipe, na Bahia, com apenas uma seleção com posição definida. A anfitriã, a seleção brasileira, ocupará a primeira posição do grupo A.

Dependendo da sorte, Portugal tanto pode vir a estar num ‘grupo fácil’ (por exemplo Suíça, Equador, Honduras e Portugal), como ser a equipa europeia sorteada e calhar num ‘grupo da morte’ (por exemplo Argentina, Portugal, México e Holanda)

Veja aqui os potes do sorteio da Copa do Mundo:

 

ZAP / MA-AE

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo sobre festejos do Sporting: "Quem deve prevenir não conseguiu prevenir"

O Presidente da República defendeu, esta quarta-feira, que "quem deve prevenir" aglomerados de pessoas como os dos festejos do Sporting, em Lisboa, "não conseguiu prevenir", esperando que tal "não tenha custos" para a saúde pública …

Em 2040, reformas vão cair para metade em Portugal

A Comissão Europeia prevê que, até 2040, os pensionistas passem a viver com pouco mais de metade do salário que tinham. Discrepância entre os últimos rendimentos do trabalho e a pensões de reforma dos portugueses …

Bruxelas piora previsões para défice português, mas melhora as do desemprego

A Comissão Europeia piorou hoje em duas décimas as previsões para o défice português, esperando um saldo negativo das contas públicas de 4,7% este ano. Contudo, melhorou as da dívida pública em três pontos percentuais, …

Barcelona empata com o Levante e "despede-se" do título espanhol

O FC Barcelona deu hoje um gigante passo atrás na corrida ao título espanhol de futebol, ao empatar 3-3 no reduto do Levante, depois de estar a ganhar por 2-0 e 3-2, em encontro da …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: 11.05.2021

Festa verde e assunto encerrado. Sporting quebra jejum de 19 anos e volta a celebrar a conquista de um título de campeão nacional. O novo desafio de Mourinho. As finais da Champions e Liga Europa. …

Certificado covid-19. Preço para os testes na UE gera discórdia

O Certificado Verde Digital, proposto pela Comissão, deverá passar a chamar-se Certificado Covid19 da UE, admitiu a presidência portuguesa da União Europeia. Os eurodeputados querem testes gratuitos para quem viaja, mas essa proposta esbarra nos …

Paulo Fonseca em negociações com o Lyon

O ainda treinador da AS Roma, que vai ser substituído por José Mourinho na próxima temporada, já estará em negociações com o Lyon. Segundo o jornal Record, Paulo Fonseca não só figura na lista de prioridades …

"Incongruente" e "inadequada". Antigos militares criticam reforma das Forças Armadas

Antigos militares consideram que o melhor seria suspender a proposta do Governo que admitem que "nem em tempo de guerra tem lugar". Um grupo de antigos militares GREI - Grupo de Reflexão Estratégica Independente - sugere …

Manchester City conquista título no sofá e com costela portuguesa. É o terceiro em quatro anos

O Manchester City garantiu esta terça-feira a conquista do seu sétimo título de campeão inglês de futebol, e terceiro em quatro anos, face ao desaire do Manchester United na receção ao Leicester (1-2), na 36.ª …

Venda da Groundforce pode ficar nas mãos do administrador de insolvência

A apreciação judicial do pedido de insolvência da Groundforce feito pela TAP ainda deverá demorar alguns meses. Até lá, o acionista maioritário terá de conseguir vender a sua parte, ou a decisão poderá passar para …