A FIFA confirmou esta segunda-feira que a cerimónia do sorteio do Mundial 2014 será apresentada por Fernanda Lima e seu marido Rodrigo Hilbert.
Esta escolha aquece a polémica iniciada quando se soube que a FIFA teria vetado a sugestão da Rede Globo do casal Camila Pitanga e Lázaro Ramos, ambos negros, como apresentadores.
A apresentadora de TV Fernanda Lima e o ator Rodrigo Hilbert são naturais do Sul do Brasil (Rio Grande do Sul e Santa Catarina, respectivamente), região onde predominam os descendentes de imigrantes europeus, enquanto Camila Pitanga e Lázaro Ramos são naturais do Rio de Janeiro e da Bahia.
A apresentadora e o marido já tinham participado, em 2010, no lançamento do logótipo oficial do Mundial ainda em Joanesburgo, na África do Sul. Um ano depois, Fernanda Lima conduziu o sorteio preliminar do evento, no Rio de Janeiro.
“A escolha do corpo artístico formado pelas atrações musicais e apresentadores foi particularmente baseado em dois dos cinco pilares que representam o Brasil e que inspiraram o slogan ‘Juntos num só ritmo’: sociedade coesa e terra da alegria“, justificou a FIFA, no texto de divulgação do evento.
O sorteio, a ser realizado no dia 6 de dezembro na Bahia, conta também com a participação musical da cantora Alcione, também confirmada esta segunda-feira, além do grupo Olodum, do rapper Emicida e da cantora Margareth Menezes, anunciados anteriormente.
Quanto aos potes de onde sairá a composição dos grupos, para já, sabe-se apenas quem são os cabeças-de-série: Brasil (o anfitrião, que estará no grupo A), Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Suíça e Uruguai.
ZAP / MA / AE
Mundial 2014
-
18 Setembro, 2015 FIFA suspende e investiga secretário-geral Jérôme Valcke