FIFA admite que África do Sul comprou votos para o Mundial 2010

drabikpany / Flickr

Organismo que gere o futebol mundial reclama agora dezenas de milhões de dólares aos ex-dirigentes acusados de corrupção.

A FIFA apresentou esta quarta-feira um pedido à justiça norte-americana para reaver os milhões de dólares que foram anteriormente usados de forma ilegal pelos ex-dirigentes do organismo e por outras entidades do futebol.

Depois de nos últimos meses ter estado no centro de um escândalo de corrupção, o organismo passa agora à condição de “vítima” e exige o reembolso por parte dessas pessoas.

O processo envolve 41 ex-funcionários e representantes de outras organizações da modalidade, entre eles Chuck Blazer, Jack Warner e Jeffrey Webb.

“É agora evidente que vários membros do comité executivo da FIFA abusaram das suas posições e venderam votos em várias ocasiões”, justifica a queixa da FIFA, citada pelo jornal Público.

Segundo o mesmo jornal, Jack Warner, na altura vice-presidente da FIFA, é acusado pelo organismo de ter recebido 10 milhões de dólares por parte da Federação Sul-Africana de Futebol, país onde se realizou o Mundial de 2010.

Além disso, o vice terá sido ainda subornado para votar a favor da candidatura de Marrocos para o Mundial de 1998, no qual o país acabou por sair derrotado.

Para Gianni Infantino, recentemente eleito para substituir Joseph Blatter, os réus abusaram dos cargos de confiança que mantinham e causaram sérios prejuízos.

De acordo com o atual presidente, o dinheiro foi ilegalmente usado quando deveria ter sido gasto para desenvolver e promover a modalidade.

“A FIFA quer esse dinheiro de volta e estamos determinados a obtê-lo, não importa quanto tempo vai demorar”, afirmou Infantino sem, no entanto, especificar a quantia exata.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a serem pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …

Aos 58 anos, Carlos Sainz volta a fazer história ao conquistar o seu terceiro Dakar

Carlos Sainz reforçou o estatuto de piloto mais veterano a conquistar o Dakar, ampliando assim por mais um par de anos o recorde que já lhe pertencia. O espanhol Carlos Sainz (Mini) conquistou a terceira vitória …