FIFA admite que África do Sul comprou votos para o Mundial 2010

drabikpany / Flickr

Organismo que gere o futebol mundial reclama agora dezenas de milhões de dólares aos ex-dirigentes acusados de corrupção.

A FIFA apresentou esta quarta-feira um pedido à justiça norte-americana para reaver os milhões de dólares que foram anteriormente usados de forma ilegal pelos ex-dirigentes do organismo e por outras entidades do futebol.

Depois de nos últimos meses ter estado no centro de um escândalo de corrupção, o organismo passa agora à condição de “vítima” e exige o reembolso por parte dessas pessoas.

O processo envolve 41 ex-funcionários e representantes de outras organizações da modalidade, entre eles Chuck Blazer, Jack Warner e Jeffrey Webb.

“É agora evidente que vários membros do comité executivo da FIFA abusaram das suas posições e venderam votos em várias ocasiões”, justifica a queixa da FIFA, citada pelo jornal Público.

Segundo o mesmo jornal, Jack Warner, na altura vice-presidente da FIFA, é acusado pelo organismo de ter recebido 10 milhões de dólares por parte da Federação Sul-Africana de Futebol, país onde se realizou o Mundial de 2010.

Além disso, o vice terá sido ainda subornado para votar a favor da candidatura de Marrocos para o Mundial de 1998, no qual o país acabou por sair derrotado.

Para Gianni Infantino, recentemente eleito para substituir Joseph Blatter, os réus abusaram dos cargos de confiança que mantinham e causaram sérios prejuízos.

De acordo com o atual presidente, o dinheiro foi ilegalmente usado quando deveria ter sido gasto para desenvolver e promover a modalidade.

“A FIFA quer esse dinheiro de volta e estamos determinados a obtê-lo, não importa quanto tempo vai demorar”, afirmou Infantino sem, no entanto, especificar a quantia exata.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …