/

FIFA admite que África do Sul comprou votos para o Mundial 2010

drabikpany / Flickr

Organismo que gere o futebol mundial reclama agora dezenas de milhões de dólares aos ex-dirigentes acusados de corrupção.

A FIFA apresentou esta quarta-feira um pedido à justiça norte-americana para reaver os milhões de dólares que foram anteriormente usados de forma ilegal pelos ex-dirigentes do organismo e por outras entidades do futebol.

Depois de nos últimos meses ter estado no centro de um escândalo de corrupção, o organismo passa agora à condição de “vítima” e exige o reembolso por parte dessas pessoas.

O processo envolve 41 ex-funcionários e representantes de outras organizações da modalidade, entre eles Chuck Blazer, Jack Warner e Jeffrey Webb.

“É agora evidente que vários membros do comité executivo da FIFA abusaram das suas posições e venderam votos em várias ocasiões”, justifica a queixa da FIFA, citada pelo jornal Público.

Segundo o mesmo jornal, Jack Warner, na altura vice-presidente da FIFA, é acusado pelo organismo de ter recebido 10 milhões de dólares por parte da Federação Sul-Africana de Futebol, país onde se realizou o Mundial de 2010.

Além disso, o vice terá sido ainda subornado para votar a favor da candidatura de Marrocos para o Mundial de 1998, no qual o país acabou por sair derrotado.

Para Gianni Infantino, recentemente eleito para substituir Joseph Blatter, os réus abusaram dos cargos de confiança que mantinham e causaram sérios prejuízos.

De acordo com o atual presidente, o dinheiro foi ilegalmente usado quando deveria ter sido gasto para desenvolver e promover a modalidade.

“A FIFA quer esse dinheiro de volta e estamos determinados a obtê-lo, não importa quanto tempo vai demorar”, afirmou Infantino sem, no entanto, especificar a quantia exata.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.