“Ficou tudo destruído” após ataque de ódio a exposição LGBTQIA+ em Évora

26

Uma exposição que propunha uma reflexão sobre o ódio em torno da comunidade LGBTQIA+, em Évora, foi vandalizada por três homens, que se colocaram em fuga. “Ficou praticamente tudo destruído”.

A mostra integrava o programa da 1.ª Évora Pride que está a decorrer, até domingo, na cidade alentejana, organizada em parceria pela Sociedade Harmonia Eborense, pelo Núcleo Feminista de Évora e pela Associação Évora Queer.

Três homens entraram na Igreja de São Vicente, propriedade do município e onde se encontrava exposta a mostra, e vandalizaram os trabalhos, revela, em declarações à agência Lusa, Rolando Galhardas, da Comissão Organizadora da Évora Pride.

Fizeram ainda refém o funcionário da Câmara que se encontrava no local. Foi agredido verbalmente, coagido e ameaçado“, refere Galhardas.

O vice-presidente da Câmara de Évora, Alexandre Varela, condena o que considera uma “tentativa de sobreposição, dominação e intolerância” em relação à comunidade LGBTQIA+ (sigla de lésbicas, gays, bissexuais, transgénero, queer, intersexo, assexuais e outros).

“Foi um acto absolutamente condenável relacionado com intolerância, neste caso, aparentemente, de natureza sexual, que é, obviamente, abominável. Num Estado de Direito, não podemos tolerar situações destas”, realça Varela.

O autarca realça que o caso “foi entregue às autoridades policiais e judiciárias”. A PSP de Évora confirma à Lusa que está a investigar o caso.

A exposição intitulava-se “Missiva de amor e ódio” e reunia trabalhos de pintura, fotografia, escultura e gravura da autoria de vários artistas.

Ficou praticamente tudo destruído. Sobreviveram poucas peças. Foi uma tentativa declarada de nos assustar e causar medo através do ódio“, lamenta Rolando Galhardas.

Receios com a segurança na primeira marcha LGBTQIA+ de Évora

O Bloco de Esquerda (BE) já condenou o incidente, questionando o Governo sobre que medidas tomará para garantir a segurança da marcha que está prevista para esta sexta-feira, depois do que define como “um ataque de ódio“.

“Existem legítimas razões para preocupação sobre a segurança da 1.ª Marcha LGBTIQA+ de Évora” que se realiza hoje, salienta o BE num requerimento dirigido à ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

O BE também questiona a ministra se o Governo tem conhecimento desta situação e que medidas irá tomar “para promover a segurança da comunidade LGBTQIA+ de Évora e para enfrentar os discursos e actos de ódio homofóbico e transfóbico“.

A 1.ª Marcha LGBTIQA+ de Évora realiza-se nesta sexta-feira, às 18 horas, na Praça do Giraldo.

Livre condena ataques a pessoas LGBTQIA+

O Livre também se insurgiu contra ataques a pessoas LGBTQIA+ em Évora e em Lisboa, considerando que reforçam a necessidade de continuar a lutar pela defesa dos direitos destas pessoas que “continuam a ser atacadas e discriminadas em Portugal e no mundo”.

Além do ataque à exposição em Évora, em Lisboa, “Alexandra Pais de Sousa, proprietária da Sauna Apolo56, foi ameaçada por uma pessoa desconhecida que a atacou verbalmente por ter participado num evento promovido pela Embaixada de Israel”, refere o líder do Livre, Rui Tavares.

No dia seguinte, verificou-se a “vandalização” do escritório de trabalho de Alexandra Pais de Sousa “com mensagens transfóbicas e injuriosas“, reforça Rui Tavares.

A Évora Pride começou na terça-feira e, até domingo, inclui exposições, concertos, performances, conversas, acções de sensibilização e uma marcha do orgulho.

ZAP // Lusa

26 Comments

    • A entrada na igreja é de acesso livre a todos. Infelizmente também é dos covardes que vão lá para ameaçar e atacar a liberdade espiritual, intelectual e sexual… de outros.

      • Se pensarmos assim…. Tu como fazes parte de 1 em 10 milhões não mereces viver ou ter opinião…. Que achas? Só dá atenção porque queres. Ninguém te obriga a te preocupares com a felicidade dos outros.

      • liberdade sexual, na igreja?… Não te chegou Gomorra e Sodoma.
        Queres ver que Évora, também vai ser reduzida a cinzas

      • Isabel, a sua observação sobre liberdade, é mesmo sobre liberdade? Não se esqueça que os tais outros também teem liberdade e poderão não gostar da tal liberdade que os incomoda. Eu pergunto com palavras simples: – o que pretendem esses ” desvios à norma”, com todas estas manifestações? Estão a comprar uma ” guerra” em que sairão prejudicados. Poderiam fazer a sua vida sem envolver a sociedade, com discrição, algum secretismo, bom senso.. Dia lindo

      • eu se fosse a si não dizia isso a ninguém. Não só não vai arranjar novos amigos como é bem capaz de vir a ser discriminado. Porque hoje em dia felizmente a maioria já percebeu que os “desvios à norma” são pessoas como você. Por isso, pessoas como você quando entram em “guerra” com os movimentos lgbt fazem-no cobardemente. E é bom que se esconda porque você é que tem que ter cuidado!

  1. Por menos, Deus afogou tudo quanto era vivo no Dilúvio e incinerou Sodoma e Gomorra num mar de lava de enxofre. É o que diz a Bíblia…

    • Porque que os LGBT não criam um culto próprio para deixar o resto do pessoal em paz sempre a bixanar os outros pk? Falta de atenção?pk meia dúzia tem de estar sempre a chatear o resto?para gastar a tolerância? quantos LGBT há no distrito inteiro de Évora? Tanto dinheiro gasto em meia dúzia?arte?numa igreja? foi ideia de algum ressabiado? Queria se vingar dos k são crentes?correu mal?

      • Falta de atenção não pode ser já que estão nas capas dos jornais todos os dias.

    • Tirando a violência, se é que houve contra pessoas, apoio o desenlace…
      Na igreja?
      Bem a igreja já se desviou de cristo há séculos, com hóstias, purgatórios e outras invenções que nada têm de bíblicas.

  2. Ainda não consegui compreender em que medida a orientação sexual de cada cria tantos ódios. A orientação sexual dos homossexuais não afeta em nada a minha vida! Será que há aí muitos que tardam em sair do armário e que por isso se sentem ameaçados?! Será isso?! Nunca consegui compreender esta fobia à homossexualidade. Terão medo de também virar homossexuais?! Acho que anda aí muita gente com muitas dúvidas.

    • Os teus filhos e os filhos dos teus filhos, agradecem a tua opinião.
      Não te incomoda? Já viste até onde já chegaram? Já dominam as escolas, os miudos já podem decidir se querem ser homens ou mulheres, já todos mijam juntos… Porra, como não te afeta?
      Ainda que eu virasse bicha alguma vez, que necessidade tinha eu de publicitar a minha bilha?

      • Tu terás certamente um problema sexual para resolver que eu não tenho. Se a minha filha quiser ser lésbica, que seja. Desde que se feliz até se podia casar com um panda.

  3. Pois é inevitável.
    Isso é uma autêntica praga. Inclusivamente nas escolas estão a incitar as crianças e os jovens a serem gays e lésbicas. É uma vergonha o que se passa.

  4. Bem, para mim, que como verão não sou de violências gosto é de políticas parvas, o que eu acho mesmo é que só se perderam as que caíram no chão.
    Pena é que não tenham arranjado uma quantidade de gente que fizesse o mesmo ao desfile ou à parada ou lá o que é que eles vão fazer para dizer que podem parecer um bando de anormais e que todos os restantes os têm que levar a sério.
    O respeito ganha-se nos bastidores a fazer coisas sérias e não nas paradas com tipos vestidos com trapos transparentes com cabelo arco-íris.
    “Fogo” neles.
    Não nos lésbicos e paneleiras, mas sim nos das paradas e exibições e em quem os defende.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.