FIAT compra a totalidade da americana Chrysler

Chrysler Group

O CEO do grupo Chrysler,  Sergio Marchionne

O CEO do grupo Chrysler, Sergio Marchionne

O grupo italiano Fiat anunciou esta quinta-feira que chegou a acordo para comprar a totalidade das acções da norte-americana Chrysler, de que já detinha cerca de 60%.

A marca italiana, que já possui 58,5% de participação na Chrysler, vai adquirir os 41,5% restantes à VEBA, o fundo de pensões do United Auto Workers, o sindicato americano da indústria automóvel.

Em comunicado, a Fiat revela que pagará por esta aquisição 1,27 mil milhões de euros e afirma esperar que o negócio esteja concluído a 20 de Janeiro, completando um processo que começou em 2009.

A Fiat entrou como accionista no grupo Chrysler em 2009, a meio de uma grande crise do sector nos Estados Unidos, para evitar o fim do histórico construtor de automóveis norte-americano.

Desde então, a Fiat tem aumentado progressivamente a sua participação na Chrysler, seguindo um acordo que a empresa italiana assinou com o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos em 2009.

O Grupo FIAT detém, entre outras participações, as marcas de automóveis Fiat e Ferrari e o popular clube de futebol Juventus FC, de Turim.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tigre siberiano mata funcionário em parque de animais na África do Sul

Na quarta-feira, um tratador foi morto por um tigre siberiano num parque de vida selvagem na África do Sul, depois de o animal ter saltado uma cerca elétrica que havia sido desligada para conserto. Um funcionário …

Australiana que terá sido violada em Airbnb recebeu 7 milhões para ficar em silêncio

Uma australiana, que terá sido violada num apartamento do Airbnb em Nova Iorque, recebeu 7 milhões de dólares para ficar calada sobre o incidente. A reportagem da Bloomberg Businessweek revela que a australiana, de 29 anos, …

Super Ticão. Sete juízes juntam-se a Ivo Rosa e Carlos Alexandre

Os juízes Carlos Alexandre e Ivo Rosa vão deixar de ser os únicos juízes do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), que passa agora a contar com nove magistrados. O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, …

Ryanair avança para tribunal contra o Governo britânico

A Ryanair e uma empresa dona de três aeroportos britânicos, a MAG, vão fazer queixa nos tribunais contra o sistema de "luzes" nas viagens. Esta quarta-feira à noite, a Ryanair e a maior operadora aeroportuária do …

Ventura concorre pelo Chega à Assembleia Municipal de Moura

André Ventura é o candidato do partido à Assembleia Municipal de Moura nas próximas eleições autárquicas, anunciou o próprio esta quinta-feira. O presidente do Chega, André Ventura, disse esta quinta-feira que vai ser o cabeça-de-lista do …

Texas vai permitir porte de armas em público sem ser necessária qualquer licença

O governador republicano do Texas assinou uma lei que permite o porte de armas em público, sem respetiva licença, a última de uma série de medidas que expandem este tipo de direitos nos estados conservadores …

Para já, Ivo Rosa escapa de um inquérito disciplinar do Conselho Superior da Magistratura

O Conselho Superior da Magistratura não vai abrir inquérito disciplinar a Ivo Rosa, pelo menos, para já. O órgão de gestão dos juízes concluiu que não há suspeitas de violação de caso julgado na decisão …

Mario Gómez: "O futebol é como a roupa, é de modas"

Comentário do antigo internacional alemão sobre as funções do ponta-de-lança atual. Mario não tem saudades dos relvados. Mario Gómez García, o homem que veio de Riedlingen, na República Federal da Alemanha, para marcar muitos golos. Figura …

A um mês dos Jogos Olímpicos, Tóquio pondera levantar estado de emergência

Os Jogos Olímpicos, que foram adiados no ano passado devido à pandemia, vão começar no dia 23 de julho. O Governo japonês está a ponderar levantar o estado de emergência em Tóquio. Tóquio está em estado …

Militares birmaneses acusados de incendiar uma aldeia

Uma aldeia foi destruída pelo Exército birmanês depois de confrontos entre militares e opositores da junta ditatorial. Dois idosos, que não conseguiram fugir, acabaram por morrer queimados. A aldeia de Kin Ma, na região de Magway, …