Fezes humanas pre-históricas revelam dieta dos neandertais

Foto: Ainara Sistiaga

Investigadores escavam um local de habitação Neandertal chamado El Sal, no sudeste de Espanha.

Investigadores escavam um local de habitação Neandertal chamado El Sal, no sudeste de Espanha.

Um novo estudo sugere que os neandertais consumiam muitos mais vegetais do que os cientistas pensavam. A conclusão surge na sequência de uma descoberta inesperada: cocó antigo.

Ou, mais especificamente, vestígios de fezes dos neandertais retirados de uma caverna espanhola. Se a descoberta é verdadeiramente uma latrina pré-histórica – algo que tem provocado cepticismo entre outros investigadores -, vem contradizer a imagem da cultura dos neandertais, reconhecidos como caçadores que subsistiam de pedaços de carne.

academia.edu

Ainara Sistiaga,  investigadora MIT

Ainara Sistiaga, investigadora do MIT

“Trata-se da primeira prova do consumo de plantas entre os neandertais”, afirmou ao The Huffington Post Ainara Sistiaga, co-autora do estudo e investigadora no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). «Esta espécie é, tradicionalmente, retratada como altamente carnívora», explica.

Para a pesquisa, publicada no jornal Plos One, Sistiaga e colegas do MIT e da Universidade de La Laguna (Tenerife, Espanha) procederam a uma análise microscópica de cinco amostras de sedimentos com restos de cocó com 50 mil anos de idade. Os cientistas procuraram biomarcadores conhecidos por serem associados ao consumo de carne ou plantas.

“Biomarcadores fecais humanos são produtos metabólicos da digestão e fornecem informações valiosas sobre as proporções ingeridas de animais e plantas”, explicou Sistiaga. A análise realizada, revelou que, sem qualquer dúvida, os neandertais comiam muita carne, mas consumiam, também, muitos vegetais.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …