Fezes humanas pre-históricas revelam dieta dos neandertais

Foto: Ainara Sistiaga

Investigadores escavam um local de habitação Neandertal chamado El Sal, no sudeste de Espanha.

Investigadores escavam um local de habitação Neandertal chamado El Sal, no sudeste de Espanha.

Um novo estudo sugere que os neandertais consumiam muitos mais vegetais do que os cientistas pensavam. A conclusão surge na sequência de uma descoberta inesperada: cocó antigo.

Ou, mais especificamente, vestígios de fezes dos neandertais retirados de uma caverna espanhola. Se a descoberta é verdadeiramente uma latrina pré-histórica – algo que tem provocado cepticismo entre outros investigadores -, vem contradizer a imagem da cultura dos neandertais, reconhecidos como caçadores que subsistiam de pedaços de carne.

academia.edu

Ainara Sistiaga,  investigadora MIT

Ainara Sistiaga, investigadora do MIT

“Trata-se da primeira prova do consumo de plantas entre os neandertais”, afirmou ao The Huffington Post Ainara Sistiaga, co-autora do estudo e investigadora no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). «Esta espécie é, tradicionalmente, retratada como altamente carnívora», explica.

Para a pesquisa, publicada no jornal Plos One, Sistiaga e colegas do MIT e da Universidade de La Laguna (Tenerife, Espanha) procederam a uma análise microscópica de cinco amostras de sedimentos com restos de cocó com 50 mil anos de idade. Os cientistas procuraram biomarcadores conhecidos por serem associados ao consumo de carne ou plantas.

“Biomarcadores fecais humanos são produtos metabólicos da digestão e fornecem informações valiosas sobre as proporções ingeridas de animais e plantas”, explicou Sistiaga. A análise realizada, revelou que, sem qualquer dúvida, os neandertais comiam muita carne, mas consumiam, também, muitos vegetais.

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.