Fez-se história. Portugal vence Argentina e, pela primeira vez, é campeão mundial de futsal

Toms Kalnins / EPA

Este domingo, Portugal venceu a Argentina por 2-1 e fez história ao conquistar, pela primeira vez, o Mundial de Futsal.

A seleção portuguesa de futsal sagrou-se, este domingo, pela primeira vez campeã mundial, ao vencer por 2-1 a Argentina, que detinha o título, na final do Campeonato do Mundo de 2021, disputada em Kaunas, na Lituânia.

Portugal chegou a deter uma vantagem de dois golos, graças ao bis de Pany Varela, aos 15 e 28 minutos, mas a seleção sul-americana, que defendia o título mundial conquistado em 2016, na Colômbia, reduziu por Claudino, aos 28, e manteve a incerteza até ao fim.

Portugal, que tinha como melhor resultado de sempre na competição o terceiro lugar alcançado em 2000, na Guatemala, tornou-se o quarto país a erguer o troféu, depois de Brasil, Espanha e Argentina, juntando o título mundial ao europeu, que conquistou, também pela primeira vez, em 2018, na Eslovénia.

A equipa portuguesa chegou à final da competição depois de ultrapassar o Cazaquistão, numa partida em que a seleção nacional sofreu para vencer (como aconteceu aliás em todos os jogos da fase a eliminar), tendo chegado ao fim do tempo regulamentar empatada a 2 golos. A vitória, por 4-3, chegaria no desempate por grandes penalidades.

Ricardinho eleito o melhor jogador do campeonato

O internacional português Ricardinho foi distinguido como o melhor jogador do Mundial de futsal de 2021, que Portugal conquistou hoje pela primeira vez, ao vencer na final a Argentina, por 2-1, em Kaunas, na Lituânia.

O capitão português foi distinguido como Jogador Mais Valioso do Mundial, à frente do compatriota Pany Varela, autor dos dois golos de Portugal na final, enquanto Douglas Júnior, do Cazaquistão, ficou em terceiro.

Ricardinho, de 36 anos, foi considerado o melhor nos Europeus de 2007 e 2018, e na carreira foi distinguido seis vezes como o melhor jogador de futsal do mundo, em 2010, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018.

O melhor marcador do Mundial de 2021 foi o brasileiro Ferrão, como nove golos, seguido de Pany Varela, segundo ‘artilheiro’ da prova, com oito.

Nos restantes prémios, a seleção cazaque, que Portugal afastou nas meias-finais (2-2 após prolongamento e 4-3 no desempate por grandes penalidades), recebeu o prémio de ‘fair-play’, e Sarmiento, da Argentina, foi eleito o melhor guarda-redes.

Toms Kalnins / EPA

Marcelo e Costa felicitam seleção

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a seleção pelo título mundial alcançado, um “feito desportivo extraordinário” que “orgulha todos os portugueses”, recebendo a equipa no Palácio de Belém esta segunda-feira, pelas 15h00.

O primeiro-ministro, António Costa, também felicitou a seleção das quinas pelo título, considerando ser “mais um grande feito para o desporto nacional”.

Numa mensagem publicada no Twitter, o chefe do Executivo deu os parabéns à seleção por se ter sagrado “campeã do mundo da modalidade, num jogo de muitas emoções“.

“Felicito a equipa técnica liderada por Jorge Braz, os jogadores e a FPF por mais um grande feito para o desporto nacional”, referiu.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …