Feto de oito meses morreu infetado com covid-19 no Hospital Amadora-Sintra

Marcello Casal Jr. / ABr

Um feto de oito meses morreu infetado com covid-19, no final de junho, no Hospital Amadora-Sintra, em Lisboa.

De acordo com o semanário Expresso, a mãe estava infetada, mas assintomática, e a infeção só foi detetada quando foi testada no hospital. Já o teste feito através da colheita de sangue ao feto indicava que o bebé não tinha contraído o vírus. Foi uma biópsia pulmonar revelou que estava infetado.

Em declarações ao jornal, Antónia Nazaré, diretora do Departamento da Mulher do Hospital Amadora-Sintra, explicou que “a gravidez não teve complicações” e que a mulher se dirigiu ao hospital “com uma ecografia externa em que eram visíveis problemas resultantes de uma infeção viral.”

O feto estava em agonia e morreu durante a realização de uma segunda ecografia”, afirmou esta responsável, acrescentando que se pode presumir que “a infeção esteve na origem da morte”.

Segundo o semanário, o caso é muito raro e, por isso, será objeto de uma investigação. Além deste caso, na qual há transmissão de mãe para filho durante a gravidez, houve um outro, no início deste mês, no Hospital São Francisco Xavier, também em Lisboa.

Nesse caso, a bebé nasceu prematura, com sintomas graves associados à covid-19 como, por exemplo, pneumonia e falta de ar. A recém-nascida foi internada nos cuidados intensivos e teve de ser auxiliada por um ventilador.

O Expresso destaca que, desde o início da pandemia, já nasceram, em Portugal, mais de 150 bebés de mães infetadas com o novo coronavírus.

Em meados de julho, cientistas franceses anunciaram ter identificado o primeiro caso confirmado de um bebé infetado com covid-19 no útero materno. Os médicos dizem que o recém-nascido sofreu uma inflamação do cérebro, o que sugere que o SARS-CoV-2 penetrou a placenta e entrou na corrente sanguínea da criança antes do parto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …