Feto de oito meses morreu infetado com covid-19 no Hospital Amadora-Sintra

Marcello Casal Jr. / ABr

Um feto de oito meses morreu infetado com covid-19, no final de junho, no Hospital Amadora-Sintra, em Lisboa.

De acordo com o semanário Expresso, a mãe estava infetada, mas assintomática, e a infeção só foi detetada quando foi testada no hospital. Já o teste feito através da colheita de sangue ao feto indicava que o bebé não tinha contraído o vírus. Foi uma biópsia pulmonar revelou que estava infetado.

Em declarações ao jornal, Antónia Nazaré, diretora do Departamento da Mulher do Hospital Amadora-Sintra, explicou que “a gravidez não teve complicações” e que a mulher se dirigiu ao hospital “com uma ecografia externa em que eram visíveis problemas resultantes de uma infeção viral.”

O feto estava em agonia e morreu durante a realização de uma segunda ecografia”, afirmou esta responsável, acrescentando que se pode presumir que “a infeção esteve na origem da morte”.

Segundo o semanário, o caso é muito raro e, por isso, será objeto de uma investigação. Além deste caso, na qual há transmissão de mãe para filho durante a gravidez, houve um outro, no início deste mês, no Hospital São Francisco Xavier, também em Lisboa.

Nesse caso, a bebé nasceu prematura, com sintomas graves associados à covid-19 como, por exemplo, pneumonia e falta de ar. A recém-nascida foi internada nos cuidados intensivos e teve de ser auxiliada por um ventilador.

O Expresso destaca que, desde o início da pandemia, já nasceram, em Portugal, mais de 150 bebés de mães infetadas com o novo coronavírus.

Em meados de julho, cientistas franceses anunciaram ter identificado o primeiro caso confirmado de um bebé infetado com covid-19 no útero materno. Os médicos dizem que o recém-nascido sofreu uma inflamação do cérebro, o que sugere que o SARS-CoV-2 penetrou a placenta e entrou na corrente sanguínea da criança antes do parto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

No primeiro telefonema com um líder estrangeiro, Biden liga a Trudeau

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou na sexta-feira com o seu homólogo canadiano, Justin Trudeau, na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro desde que tomou posse na quarta-feira, anunciou a Casa Branca. Os …

PS alarga vantagem sobre PSD. Chega recupera terceiro lugar (mas apenas 1% das mulheres apoia o partido)

Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Observador e para a TVI, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS teria a preferência de 42,6% dos portugueses. O partido de António Costa continua com grande …

Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado ontem em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde “O caso reporta-se a uma pessoa …

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …

Infetados ocupam mais de metade das camas das UCI. Hospital de campanha de Lisboa recebe primeiros doentes

Os dados são do boletim divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde, mas reportam-se às 24 horas anteriores, nos cuidados intensivos estavam internados 715 doentes com covid. O hospital de campanha de Lisboa está pronto …