A festa “irmã” do Avante! não vai acontecer este ano por causa da pandemia

Thesupermat / Wikimedia

Fête de l’Humanité, em França

Fête de l’Humanité, que costuma realizar-se, todos os anos, no parque de La Courneuve, nos arredores de Paris, não vai acontecer por causa da pandemia de covid-19.

De acordo com o Diário de Notícias, a Fête de l’Humanité, festa organizada pelo jornal com o mesmo nome, que pertence ao Partido Comunista Francês (PCF), não vai realizar-se, este ano, devido à pandemia de covid-19.

“Os riscos sanitários, financeiros e judiciais obrigam-nos a desistir da ideia de realizar uma festa, mesmo que em formato reduzido, no parque de La Courneuve. Vamos trabalhar para conseguir fazer um evento de natureza diferente para o mesmo fim-de-semana de 11, 12 e 13 de setembro”, explica Patrick Le Hyaric, diretor da publicação, fundada em 1904, num artigo publicado esta segunda-feira.

“Desde meados de junho, temos vindo a responder aos pedidos das autoridades estatais e sanitárias para a organização de uma festa reduzida em superfície e em número de participantes, com um protocolo de saúde muito rigoroso”, continua.

“Mas a proibição de ter concertos, o uso obrigatório de máscara e os sinais de ressurgimento da epidemia estão a criar muita incerteza sobre o alcance, em setembro, de uma autorização dada hoje, especialmente porque a festa está localizada no coração de uma zona urbana densa”, explica Le Hyaric.

O novo evento vai ter “iniciativas culturais, grandes debates, atos de solidariedade internacional e discursos de protagonistas de movimentos sociais, de cidadania e culturais, em vários locais da região parisiense e não só, retransmitidos numa plataforma digital dedicada”, diz ainda.

Tal como recorda o DN, a Fête de l’Humanité assemelha-se à Festa do Avante!, evento organizado anualmente pelo Partido Comunista Português (PCP). Este ano, apesar da pandemia, o partido de Jerónimo de Sousa decidiu ir para a frente com a festa que, se tudo correr como previsto, vai acontecer, entre 4 a 6 de setembro, na Quinta da Atalaia, no Seixal.

No final de junho, o PCP divulgou as regras sanitárias para a festa. No total, a área disponível para o evento será de 30 mil metros quadrados (mais dez mil do que em anos anteriores), existirão três palcos, haverá uma delimitação de áreas e corredores para se circular e as portas abrem mais cedo para evitar grandes aglomerações.

Também haverá equipas permanentes de limpeza das instalações sanitárias, uma multiplicação de pontos para lavar as mãos, pontos com gel desinfetante e o espaço entre mesas nas esplanadas será alargado para aumentar o distanciamento entre as pessoas.

A realização da festa está envolta em polémica, depois de todos os partidos terem cancelado acontecimentos que juntem muitas pessoas e de o Governo ter proibido os festivais de verão até setembro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.