Festa de estudantes de Coimbra criticada por ter apelos sexuais a troco de bebidas

O cartaz que publicitava uma festa de uma tertúlia da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC) continha apelos sexuais a troco de bebidas, “apenas para as meninas”.

A festa, realizada a 1 de outubro, foi organizada por uma tertúlia da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC). Para publicitar o convívio, surgiu um cartaz que apelava às “meninas” a terem determinados atos sexuais a troco de “shots à pala”.

Beijos, striptease, mergulhos de biquíni ou “mostrar as mamas” eram algumas das possibilidades deste cartaz que alertava ainda para o facto de um “xoxo” não ser um beijo.

Segundo o Jornal de Notícias, a iniciativa destes estudantes mereceu críticas da Secção de Defesa dos Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra (AAC).

É preocupante que estudantes do Ensino Superior, em especial de Direito, que deveriam ser conscientes quanto ao que estudam e ao que virão a promover em sociedade, estimulem atividades tais que atentem contra os Direitos Humanos”, lê-se no comunicado.

Cartaz da tertúlia Capas & Kopos

“O que é proposto é a subordinação e objetificação da mulher em relação ao homem, na medida em que serão elas a realizar as performances. É uma incitação ao sexismo que coloca o modelo hegemónico de masculinidade em situação de privilégio”.

A tertúlia em questão, chamada Capas & Kopos, colocou um vídeo nas redes sociais a falar sobre o sucedido e afirma estar em causa os valores das liberdades individuais.

“A AAC esteve por trás de um dos momentos mais importantes da História do nosso país. Se vos causou incómodo o cartaz porque não vieram ter connosco? Informem-se do que aconteceu e perguntem às vossas colegas se se sentiram objetificadas. O que se realizou foi uma festa e não uma praxe“, apontam os membros da tertúlia no vídeo.

Em declarações ao JN, o presidente do Conselho de Veteranos da UC, Matias Correia, afirma que se tratou de uma festa privada, pelo que não podem intervir. Porém, o responsável declara que o órgão condena “a nível social e moral” esta festa e entende “não ter havido bom senso”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …