Festa do Avante! arranca hoje centrada nos 40 anos do 25 de abril

festadoavante! / Flickr

Jerónimo de Sousa discursa na saudação aos construtores da Festa do Avante! 2014

Jerónimo de Sousa discursa na saudação aos construtores da Festa do Avante! 2014

Dezenas de milhares de pessoas são esperadas esta sexta-feira, no primeiro de três dias da 38ª Festa do Avante!, no Seixal, que vai ser declarada aberta pelo secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, pelas 19h.

O líder do PCP voltará a dirigir-se “aos militantes e amigos da festa” no domingo, pelas 18h, durante o comício de encerramento.

O evento comunista vai centrar-se na comemoração do 40º aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974, com exposições, debates, lançamento de obras e outras evocações teatrais e cinematográficas.

A Festa do Avante! começa com um concerto para cravos e orquestra, além da atuação dos cabo-verdianos Dany Silva e Maria Alice.

Sábado, Jorge Palma, acompanhado por Sérgio Godinho, bem como Naifa ou Legendary Tiger Man devem ser os artistas com maior adesão do público.

Paulo de Carvalho, Camané ou Mind da Gap – estes com Sam the Kid e Valete -, serão outros nomes em palco antes do final dos concertos reservado para os Buraka Som Sistema.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-jogador dos Chicago Bulls assina pelo FC Porto

O FC Porto contratou até final da época o basquetebolista norte-americano Rawle Alkins, que já jogou na NBA ao serviço dos Chicago Bulls, para substituir o lesionado compatriota Will Sheehey, anunciou hoje o clube. “Sei que …

Sánchez e Torra iniciam diálogo. Mas mantêm braço de ferro sobre a Catalunha

Os governos de Espanha e da Catalunha iniciam esta quarta-feira o diálogo sobre a questão catalã. Mas se por parte do primeiro os membros da mesa são todos ministros, do lado catalão, alguns dos escolhidos …

Alcochete. Arguido iliba Mustafá de dar ordem para o ataque à academia

O arguido Valter Semedo disse hoje em tribunal que o objetivo da ida a Alcochete no dia da invasão à academia do Sporting consistia em mostrar aos jogadores "descontentamento de uma maneira não simpática". Além …

Arábia Saudita vai lançar campeonato de futebol feminino

A Arábia Saudita, que procura afastar a imagem de um reino ultraconservador, vai lançar um campeonato de futebol feminino, com o objetivo de reforçar a participação das mulheres no desporto. A primeira temporada da competição acontecerá …

"Ténis, digo-te adeus". Maria Sharapova anuncia final da carreira

A tenista russa Maria Sharapova, antiga líder do ranking mundial e detentora de cinco títulos do Grand Slam, anunciou hoje o final da sua carreira, através de um artigo publicado nas revistas Vogue e Vanity …

Amazon abre o primeiro supermercado sem caixas registadoras

A Amazon, do empresário Jeff Bezos, abriu 25 supermercados nos Estados Unidos (EUA), cujas instalações não têm caixas registadoras. Segundo avançou o TechCrunch, citado pelo Jornal Económico (JE), para fazerem comprar nestes supermercados, os consumidores têm …

Ricardo Salgado "perplexo" com condenação por violação de prevenção de branqueamento

O ex-presidente do BES declarou hoje, ao Tribunal da Concorrência, em Santarém, a sua “perplexidade” pela condenação, pelo Banco de Portugal (BdP), por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do …

Portugal continua na lista negra das economias com "desequilíbrios"

Bruxelas mantém Portugal na lista das 12 economias da União Europeia (UE) com "desequilíbrios" macroeconómicos, de acordo com um novo relatório divulgado esta quarta-feira pela Comissão Europeia. O documento, um relatório de análise no âmbito …

Câmara de Lisboa fez contratos de 12 milhões de euros com empresa que tem falso engenheiro

A Câmara de Lisboa assinou vários contratos públicos, alguns por ajuste directo, com uma empresa que está a ser investigada pelo Ministério Público por ter, alegadamente, um falso engenheiro. Em causa estão mais de 12 …

Projeto do Chega sobre castração de pedófilos é "inconstitucional" (mas debate ainda é hipótese)

A Comissão de Assuntos Constitucionais decidiu hoje, por maioria, que o projeto-lei do Chega sobre castração química não preenche os requisitos constitucionais para subir a plenário, mas remeteu a decisão do seu agendamento para o …