Ferro Rodrigues tentou “abafar” auditoria que revela ilegalidades no Parlamento

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

Ferro Rodrigues, o presidente da Assembleia da República, ficou “furioso” com a divulgação das conclusões da auditoria do Tribunal de Contas que aponta várias ilegalidades e irregularidades no Parlamento.

A auditoria realizada pelo Tribunal de Contas (TdC) às finanças da Assembleia da República (AR) concluiu que os deputados recebem um Seguro de Saúde ilegal, apontando ainda diversas irregularidades e o risco de fraude fiscal, nomeadamente com pagamentos indevidos de viagens a deputados, o controlo desadequado das presenças e a desactualização de dados no âmbito das moradas de residência.

A divulgação do relatório na semana que findou deixou Ferro Rodrigues “furioso” como aponta o semanário Sol, frisando que o presidente da AR pretendia “abafar” o documento, pelo menos até à “conferência de líderes que antecipou as respostas às recomendações dos conselheiros” do TdC.

O documento do TdC estará a ser analisado pelo Ministério Público que pode vir a abrir um processo de inquérito, segundo o Sol.

Nesta sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa deixou elogios a Ferro Rodrigues, referindo que o presidente da AR fez uma “intervenção muito clara e corajosa” sobre a polémica do registo de presenças no Parlamento.

No final de uma cerimónia no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, o Presidente da República realçou “como é fundamental o papel central do Parlamento na democracia portuguesa” e defendeu que foi precisamente isso que Ferro Rodrigues transmitiu aos portugueses com a sua intervenção.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Um indivíduo coerente na rapidez de acção. Parabéns!
    .
    Muito lesto a encontrar o autor moral dos ataques à Academia de Alcochete, que pertence a apenas um clube de futebol, e depois, e segundo esta notícia, também muito lesto a abafar as ilegalidades e irregularidades cometidas num órgão de soberania, que supostamente pertence e representa toda uma Nação.
    .
    Chamem a Ana Gomes, que sendo do mesmo partido, talvez tenha a mesma lata para lhe repetir alto e bom som, aquilo que gritou ao PM de Malta: VERGONHA, VERGONHA!

  2. Esta corja devia ter vergonha. Porque razão não há controle e cada um faz o que quer e rouba para seu lado? Tudo culpa dessa quadrilha que nos representa e nos rouba. Depois vem o feijão frade ainda apoiar esse trambolho como se tivesse algum mérito. Pela vontade dele tinha sido tudo abafado. É pena o Tribunal de Contas não ser um tribunal a sério. Tudo não passará de um “faz de conta” e tudo ficará como dantes, quartel em Abrantes. A conversa desse feijão frade faz-me lembrar a do almeida santos, quando um dia um da mesma quadrilha (44?) aumentou fortemente os impostos e a austeridade e depois esse, que já foi para o Inferno, ainda veio dizer que tinha tido muita coragem.

  3. Não deixa de ser muito grave, até porque se trata do Presidente da Assembleia, que Ferro Rodrigues tenha tentado abafar a auditoria às ilegalidades.

  4. mas alguém espera algo diferente desta gentinha, uns protegem os outros (o sr PR deveria ter vergonha na cara) e este sr nem sequer deveria ocupar o lugar que ocupa, este sr afirmou algo como “estou-me cagando para o segredo de justiça”, ou seja está-se a cagar para a República, para as leis do país, para todos nós quando os segredinhos e interesses desta corja ficam em perigo.
    https://www.youtube.com/watch?v=8FPLhDFaylc

    no vídeo acima ficam a saber quem actualmente nos desgoverna.

  5. O Dr. Paulo Morais foi à AR corajosamente chamar aquela corja de gatunos e corruptos, na cara deles e ninguém o processou!

  6. O mal é nosso, somos demasiado mansos, comparado com outros. Triste cena, dos deputados que se protegem, e se governam bem.Corrupçao imensa, num Pais pobre; impoem impostos como o petrolifero e ninguem protesta, deve ser para dar para estes abonos, ilegais, imaginarios etc etc. Acho que cada Povo, se calhar, tem o governo que merece e mais nao digo.

  7. Ferro Rodrigues tenha tentado abafar a auditoria às ilegalidades, é natural que assim aconteça pois também abafou o caso da CASA PIA

  8. Pena que os atentados sejam nós locais onde há civis inocentes era bom que houvesse um bem certeiro e caísse bem no centro do parlamento em dia que estivessem todos estes cromos e abutres lá dentro morte a todos… Só uma limpeza a bomba nos safava desta Ceita de fdp

  9. Se os partidos não ensinarem e incentivarem com o (MAU)exemplo, como irão ter seguidores?
    Foram os miúdos, foram os outros “abafanços” e agora mais esta presidencial vergonha, SEM VERGONHA.

  10. O Sr. Ferro Rodrigues já devia ter percebido que os tempos são outros, apesar da sua provecta idade. Essa provecta idade que já lhe permitiu ter a sabedoria (se fosse inteligente) para perceber que hoje nada se esconde e tudo se sabe. Qualquer ilegalidade (e ao que parece são muitas) deve ser punida. Assim como os últimos responsáveis, ou seja o Presidente da AR e os líderes das bancadas.

    Chegámos ao triste, mas prometedor, momento em que não é o estado a vigiar e fazer cumprir o povo, mas o povo que tem vigiar os representantes desse estado. E O Sr. PR, por quem tenho estima pelo trabalho e esforço que tem feito em prol do povo, não pode pôr-se ao lado dos amigos só por fidelidade e amizade, quando estes têm deveres e obrigações a cumprir.

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …