Fernando Santos só venceu um jogo em cada um dos grandes torneios

José Sena Goulão / Lusa

Em 90 minutos, o registo do selecionador nacional em Europeus e Mundiais tende para o empate. Liga das Nações é exceção.

Fernando Santos ficou-se pelos oitavos-de-final pelo segundo grande torneio consecutivo, depois da eliminação diante do Uruguai no Mundial 2018. A derrota contra a Bélgica (1-0) no Europeu 2020 confirmou uma estatística: em 90 minutos de partida, o selecionador nacional nunca venceu mais do que um jogo em cada Europeu ou Mundial de futebol.

Começamos pela sua estreia, o Euro 2012, quando liderava a Grécia. Os gregos chegaram aos quartos-de-final mas só ganharam um jogo: contra a Rússia, na fase de grupos. Empataram um e perderam dois.

No Mundial 2014 a Grécia também só venceu uma partida, novamente na fase de grupos, desta vez diante da Costa do Marfim, mas foi suficiente para ultrapassar essa fase. Foi eliminada nos oitavos-de-final, depois de um triunfo, dois empates e uma derrota.

Depois veio Portugal e a conquista do Europeu 2016, o único grande torneio sem qualquer derrota. Em 90 minutos, foram seis empates e somente uma vitória (País de Gales, na meia-final). Voltamos a reforçar: estas contas são referentes aos 90 minutos que cada jogo de futebol tem; mas claro que, em jogos a eliminar, não há empates e o jogo tem de ter tempo extra. E aí, ou nas grandes penalidades, Fernando Santos venceu mais três vezes em França – contra Croácia, Polónia e País de Gales.

No Mundial 2018, apesar de liderar Portugal e não a Grécia, o registo luso foi igual ao da Grécia no Mundial anterior: uma vitória (Marrocos, fase de grupos), duas igualdades e um desaire.

Desta vez, ficou para a história o percurso de uma vitória, um empate e duas derrotas no Euro 2020, os mesmos números do Euro 2012.

Contabilidade total de cinco presenças em fases finais de Europeus e de Mundiais: em 90 minutos, e num total de 23 jogos, Fernando Santos venceu só cinco, um em cada edição. Empatou 12 (!) vezes e perdeu seis partidas. Se tivermos em conta os prolongamentos ou penáltis, o treinador sobe o número de vitórias para oito.

Liga das Nações é outra coisa

O percurso de Portugal na recente Liga das Nações (onde foi sempre orientado por Fernando Santos) é muito mais vitorioso: oito triunfos em 12 jogos.

Na primeira edição, 2018/19, não houve derrotas. Foram quatro vitórias e dois empates e, como se sabe, a conquista do torneio.

Na segunda edição, 2020/21, os números foram quase iguais: quatro vitórias, um empate e uma derrota – mas esse desaire com a França foi suficiente para afastar os campeões da fase final.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abaixo-assinado apelida Bolsonaro de genocida após 550.000 mortes no Brasil

Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o Presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à …

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …