Fernando Santos: “Olhem para o número de remates”

Philipp Guelland / EPA

Análise do selecionador nacional, depois do afastamento de Portugal do Euro 2020. Bélgica rematou (muito) menos mas venceu por 1-0.

Fernando Santos começou a analisar a derrota de Portugal contra a Bélgica por 1-0, nos oitavos-de-final do Euro 2020, centrando-se nas estatísticas. Essencialmente nos remates: Portugal rematou 24 vezes, o quádruplo dos remates belgas (seis).

“Numa análise simples, é olhar para o número de remates. O único remate enquadrado da Bélgica foi golo. Tivemos várias oportunidades, bola no poste…”, disse o selecionador nacional à Sport TV.

O treinador admitiu que a Bélgica começou de forma mais ofensiva mas depois Portugal cresceu: “Nos primeiros 10 minutos estivemos mais atrás, tivemos dificuldades em acertar. A partir daí crescemos, criámos ocasiões de golo. Depois o jogo foi muito dividido e, de repente, do nada, surgiu o golo“.

“Tentámos com tudo na segunda parte: passámos a jogar com três na frente, os jogadores estão de parabéns porque empurraram o adversário para trás. Tentámos chegar à área pelas laterais, mas a bola ou foi ao poste, ou o guarda-redes defendeu…pronto”, lamentou Fernando Santos.

O selecionador nacional acrescentou ainda: “O golo da Bélgica apareceu num remate de fora da área. O futebol é isto. A Bélgica encostou muito atrás, foi mais pragmática, só jogava no contra-ataque”.

O campeão europeu está fora mas Fernando Santos garantiu: “A ambição de Portugal é ganhar e tem de continuar a ser essa. No Mundial 2018 saímos nos oitavos-de-final e ganhámos a Liga das Nações no ano seguinte”.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …