Fernando Santos nega casos Rafa e Ronaldo e diz que sai pelo seu próprio pé se falhar o Mundial

2

O seleccionador Fernando Santos assegura que deixa a Selecção se Portugal falhar a qualificação para o Mundial 2022 nos play-offs de acesso. Mas o treinador mostra “confiança total” no apuramento e nega problemas com Cristiano Ronaldo e Rafa.

Fernando Santos acredita que é “o homem certo para continuar à frente” da Selecção, mas assume que sairá do cargo “pelo próprio pé” se Portugal for eliminado nos play-offs de apuramento para o Mundial 2022.

Em entrevista à TVI, o selecionador refere ter falado com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, na terça-feira, e que ambos concluíram que o seleccionador continua a ser o homem certo para o cargo, apesar de a formação lusa ter falhado o apuramento direto para o Campeonato do Mundo, ao perder com a Sérvia (2-1), no domingo.

“Falei com Fernando Gomes, mas não só a seguir ao jogo. Falamos sempre. Ele é extremamente exigente, tem uma forma muito objetiva de refletir e eu também sou assim. Nestes anos, fizemos sempre uma reflexão, em 2016, 2018 e 2020. Ontem [terça-feira], conversámos sobre as nossas reflexões e entendemos ambos que eu sou o homem certo para continuar à frente da seleção e para a levar ao Mundial. Se ele também pensa assim, é um factor de confiança ainda maior”, realça o treinador.

De resto, Fernando Santos diz não ter ponderado sequer a saída na sequência do desaire com os sérvios, uma vez que ainda não falhou qualquer objectivo desde que assumiu o comando da selecção, em 2014.

“Não ponderei a saída. Em 2014, assumi com Fernando Gomes o compromisso de que no dia em que não alcançasse os objetivos, sairia. Sempre definimos objetivos e, até agora, todos foram cumpridos, fomos sempre apurados. Não passámos de forma directa ao Mundial, mas esta não é a primeira vez que Portugal tem de disputar um play-off. Ainda não estamos eliminados“, observa.

“Se não for apurado nos play-offs, sairei por minha iniciativa. No dia em que algum objectivo não for cumprido, nem haverá conversa. Saio pelo meu próprio pé. Há um compromisso assumido com Fernando Gomes. Enquanto formos cumprindo objectivos, vamos continuar juntos. No dia em que não cumprir, eu saio”, promete o treinador.

Futebol “não tem sido o ideal”

Ainda assim, o técnico mostra-se confiante no apuramento de Portugal para a fase final da competição, ainda que tenha assumido que a qualidade do jogo luso “não tem sido a ideal” e que “tem havido muita oscilação exibicional desde 2018, desde a chegada da nova geração de jogadores, que têm características diferentes dos anteriores”.

Fernando Santos elege o jogo com a Alemanha, no Euro 2020 (derrota por 4-2), como “o pior de todos” desde que é seleccionador nacional, juntamente com o recente embate com a Sérvia.

Por outro lado, o técnico recusa que a sua ideia de jogo esteja ultrapassada e garante que “não há desgaste” na relação com os jogadores da selecção nacional.

Não há problemas com Ronaldo nem com Rafa

A minha relação pessoal e profissional com os jogadores é excelente. Tenho 34 anos de treinador, já passei por muitas coisas. Quando os jogadores não jogam assiduamente, há sempre alguma azia. Eu ficaria muito preocupado se os jogadores da selecção que não jogam com regularidade ficassem satisfeitos. A mensagem para os jogadores continua a passar”, assegura.

O seleccionador também afasta quaisquer problemas com Cristiano Ronaldo depois de imagens, no fim do jogo com a Sérvia, parecerem mostrar o jogador a protestar com o treinador. Fernando Santos assegura que ele estava a queixar-se ao jogador sérvio do golo que lhe foi anulado no primeiro jogo com a selecção adversária e que acabou por custar a vitória a Portugal.

Além disso, Fernando Santos garante que os rumores quanto ao desconforto da FPF com Rafa são “totalmente falsos”.

Portugal perdeu no domingo, na receção à Sérvia, no último jogo do Grupo A de qualificação para o Mundial 2022, falhando o apuramento directo para a fase final da competição que se disputará entre Novembro e Dezembro do próximo ano, no Qatar.

Por ter terminado no segundo posto do grupo, atrás dos sérvios, a equipa das ‘quinas’ irá disputar os play-offs que serão realizados em 24 e 29 de Março de 2022.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Está mais do que ultrapassado. Não tem ideias construtivas durante os jogos. Envergonha os jogadores alterando o seu posicionamento no campo, etc.
    Adeus que já vai tarde, antes que denigra ainda mais a imagem da nossa seleção.
    Óbvio que se Portugal não for classificado o caminho natural que deverá tomar é dar o fora, pq nessa hora não têm mais o que estragar.
    Até lá vai mantendo o tacho, pq cá estou os bananas para pagar o seu chorudo salário.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.