Fernando Araújo assume direção executiva do SNS a 01 de outubro

Tiago Petinga / Lusa

Fernando Araújo

Fernando Araújo já aceitou o convite do Governo para ser diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Segundo apurou o Público, após um período de ponderação, o ainda presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de São João, no Porto, decidiu avançar, estando prevista para o início desta semana uma reunião com o ministro da Saúde e os secretários de Estado para debater a organização da direção executiva.

Nesse encontro, continuou o jornal, será apresentado o convite ao médico numa iniciativa que servirá apenas para cumprir uma formalidade, visto que em contactos prévios Fernando Araújo já o aceitou.

O gestor hospitalar terá imposto condições para aceitar o cargo: ver garantida a promulgação pelo Presidente da República – o que já aconteceu no final do dia de sexta-feira – para assim ter a certeza de que as suas funções ficavam claramente definidas. Escolherá também a equipa que o vai acompanhar na direção executiva.

O que está previsto é que assuma funções a 01 de outubro, enquanto a equipa de gestão estará operacional em janeiro de 2023.

No sábado, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, declarou que a direção executiva do SNS vai ter “condições de autonomia”, o que “não significa desresponsabilização do Governo ou do Ministério da Saúde, que continua a ser responsável pela definição das linhas gerais da política de Saúde”.

Ao Público, uma fonte próxima do novo ministro referiu que a recém-empossada equipa do Ministério da Saúde está preocupada com os efeitos da gripe sazonal que se avizinha. Quanto à revisão das carreiras médicas e dos enfermeiros, a mesma fonte adiantou que o Ministério da Saúde vai continuar o debate com os sindicatos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.