/

“Não vou. Dispenso ataques de pânico”: as férias da nanny não são as férias das crianças

1

Christine Urias / Flickr

Uma família no Disney World

“Olha que até serias uma sortuda em ir ao Disney World de borla…” – Amy não quis saber e não foi com a família.

Em Portugal não há muito o conceito de babysitter privada. Ou seja, uma nanny.

Uma baby-sitter (mais comum) é alguém que cuida de vez em quando das crianças, é contratada para um determinado período – uma determinada noite, muitas vezes.

Mas aqui o centro é a nanny, uma babysitter privada que fica diariamente em casa com as crianças enquanto os pais estão a trabalhar. Em casa das crianças.

Amy, nome fictício, viu o seu caso ser retratado pela prima no Reddit. E o assunto central foram as férias.

Quando foi contratada para cuidar de quatro crianças (3, 6, 8 e 12 anos), a família avisou logo que vai de férias todos os anos, passar umas semanas na praia e no Disney World (Florida, EUA). Vão todos.

“É muito bonito. E serias uma sortuda se fosses. Devias sentir-te honrada por poderes ir de borla ao Disney World. É muito caro, nunca conseguirias pagar do teu bolso“, disse o pai das crianças à nanny.

Problema: alguém perguntou a Amy se ela queria ir?

Amy disse aos pais das crianças que tinha ideias diferentes para as suas férias. O plano de férias da família não é o plano de férias da nanny.

Mas os pais ficaram “fora de si” quando se aperceberam de que ela não queria ir com eles à Disney World. E não foi.

Não foi (também) porque fica exausta quando está com as quatro crianças: “A minha prima começou a ter ataques de pânico quando começou a pensar em como manter as quatro crianças em segurança no Disney World“.

Porquê? Porque os pais não ligam nenhuma aos filhos quando eles estão com Amy.

E os pais ainda atiraram-lhe outro aspecto à cara: o salário seguinte iria ser menor – para poderem pagar-lhe as viagens e o bilhete.

“Estou orgulhosa pela minha prima ter recusado ir e por ter mostrado à família que são férias para a família – não para ela. A necessidade da família de ter a nanny é maior do que a vontade da nanny de ir”, completa o relato.

Muitos pais olham para a nanny como familiar. Nem pensam, é automático. E pode ser uma forma de manipulação nestes casos.

Tal como refere o portal Bored Panda, há pais que (talvez) involuntariamente transformam as nannys em mães ou pais – mais do que deveriam ser.

Neste contexto, os pais queriam passear à vontade sem se preocuparem com os filhos.

O essencial é definir fronteiras. Logo desde a primeira entrevista de emprego.

(título e artigo corrigidos, com referências à nanny)

ZAP //

1 Comment

  1. Inversão de papéis… Querem ser pais mas sem responsabilidades, ir de férias com a família, sem o ónus de ter de cuidar dos 4 filhos. Fez mesmo muito bem a nanny. O dinheiro não é tudo. Ficaram fulos? Mostra bem que a prioridade são eles próprios, não os seus filhos! Enfim, é o que temos…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.