O Dia Nacional da Rússia existe há quase 30 anos mas há russos que nem entendem o conceito desse feriado.
Os feriados na Rússia costuma(va)m ficar fora das notícias de outros países. Mas, em tempos de guerra, começámos a destacar factos russos que, até Fevereiro de 2022, não seriam destacados.
Na segunda-feira passada, 12 de Junho, assinalou-se o Dia Nacional da Rússia. Feriado nacional.
Por cá, foi notícia por causa do discurso patriótico de Vladimir Putin. O presidente da Rússia, que admitiu que o país vive um momento difícil, disse que este feriado “marca a inseparabilidade da nossa história secular, a grandeza e a glória da pátria”.
Mas afinal, este feriado, marca o quê? Dia da República? Não. Dia da Independência? Não propriamente.
Nem mesmo alguns russos entendem muito bem o conceito dessa folga oficial, escreve o portal Russia Beyond.
Em 1990, era óbvio que a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) estava a desaparecer – o Muro de Berlim havia caído em Novembro 1989.
Começou a aumentar a lista de países, que faziam parte da URSS, e que agora se declaravam independentes. Ou “soberanos”, num primeiro momento.
A aumentar, não a ser criada – é que, ainda em 1988, um ano antes da queda do muro, a Estónia abriu as portas ao que se seguia, quando se declarou Estado soberano e assim iniciou a dissolução da URSS. O país viria a ser formalmente independente precisamente em 1990.
No dia 12 de Junho de 1990, um mês antes da Ucrânia, a Rússia declarou ser um país soberano.
A independência foi assinada e reconhecida a 26 de Dezembro de 1991, o dia oficial do fim da URSS.
12 de Junho de 1990 foi o dia em que foi assinada a Declaração de Soberania da República Socialista Federativa Soviética da Rússia, no Primeiro Congresso dos Deputados do Povo.
Boris Yeltsin foi o seu primeiro líder – e adversário directo de Mikhail Gorbatchov, que ainda liderava a URSS. E as primeiras eleições presidenciais que Yeltsin venceu foram realizadas precisamente a 12 de Junho, mas do ano seguinte, 1991.
Foi já sob a presidência de Yelstin que a Rússia começou a assinalar com um feriado este 12 de Junho, a partir de 1994.
Portanto, o Dia da Rússia é feriado para assinalar a Rússia moderna, com o território que conhecemos. Mas um inquérito recente mostrou que nem metade dos russos disseram correctamente o nome deste feriado (apesar de ser um dia cheio de decorações com bandeiras da Rússia, por todo o lado, e com eventos e fogo-de-artifício).
Os russos aproveitam este feriado como outro qualquer: passar tempo com a família, passear, ficar em casa a dormir.
Isto num país onde os seus habitantes adoram feriados: o Ano Novo dura nove dias, o 1.º de Maio dura quase uma semana, há feriado para o Dia do Homem e o Dia da Mulher…
O Povo Russo é um Povo “Domado” a bem ou a mal , por este Regime Totalitário , conduzido por um Psicopata Criminoso e seus comparsas !……….