O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula E, competição para carros elétricos, ao ser segundo classificado na oitava jornada da competição, em Berlim.
Partindo do segundo lugar da grelha, o português chegou a liderar durante várias voltas, mas acabou por ser ultrapassado pelo companheiro de equipa, o francês Jean-Éric Vergne, que venceu a corrida.
Félix da Costa terminou as 37 voltas a apenas 497 milésimos de segundo do vencedor, rubricando ainda a volta mais rápida da corrida.
https://twitter.com/FIAFormulaE/status/1292519246640152579
O suíço Sébastien Buemi (Nissan) foi terceiro classificado, a 1,392 segundos de Vergne, que conquistou o título nos dois anos anteriores.
O segundo lugar foi suficiente para o piloto de Cascais festejar o título de pilotos, quando faltam duas corridas para o final do campeonato, com a DS Techeetah a festejar também o triunfo no campeonato de equipas.
“Estou sem palavras. Só me vieram à ideia os momentos difíceis por que passei. Estive perto de desistir, mas continuei devido às pessoas que estavam comigo”, frisou Félix da Costa, após a corrida.
“Yes. É nosso! É nosso! Não tenho palavras. Depois de tantos dias maus, trazer este título para Portugal é incrível. Obrigado aos que nunca deixaram de acreditar. Obrigado pelos votos no fanboost“, disse o piloto num vídeo divulgado nas redes sociais.
O português somou 19 pontos e chegou aos 156, que o deixam a salvo dos adversários nas duas corridas que faltam disputar, na capital alemã. Vergne soma 80 e o alemão Max Gunther (Nissan) tem 69.
No Mundial de equipas, a DS Techeetah totaliza agora 236 pontos, contra 121 da Nissan. A próxima corrida, a penúltima, disputa-se na quarta-feira, em Berlim.
O primeiro-ministro português, António Costa, felicitou António Félix da Costa pela conquista através das redes sociais.
“Parabéns a António Félix da Costa, campeão do mundo de Fórmula E. Dia histórico e de orgulho para o desporto automóvel português“, escreveu o chefe do Executivo.
Marcelo Rebelo de Sousa, por sua vez, deixou uma nota de parabéns na página oficial da Presidência da República.
“António Félix da Costa é o quinto piloto a conquistar esta prova, naquele que é um dos momentos mais altos da sua carreira. Orgulha Portugal, alegra todos os portugueses e merece o reconhecimento do Presidente da República, que já lhe transmitiu pessoalmente as felicitações em nome de todos os portugueses”, escreveu o Presidente português.
ZAP // Lusa
heróis do asfalto, nobre povo, nação valente e imortal – também com energias alternativas!
haja alguém que nos traga boas notícias e alguma felicidade!
Os meus parabéns, acompanho sempre que posso e encho-me de orgulho de cada vez que o DAC termina a corrida, mesmo que não ganhe. Parece-me justo este prémio, antes de terminar o campeonato, pelo esforço e tenacidade que o Tiago aplica à sua participação neste desporto.
PARABÉNS
António*
Tem razão, enganei-me.
Peço desculpa a todos.