/

Pablo Iglesias sugere a Felipe VI ser vice numa solução à portuguesa

2

ahorapodemos / Facebook

O rei Felipe VI de Espanha, com Pablo Iglesias, líder do Podemos

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, apresentou ao rei de Espanha uma solução de um “governo de mudança” com uma aliança entre o seu partido e o PSOE.

Pablo Iglesias comunicou a ideia aos jornalistas depois de se ter encontrado com o rei Felipe VI que tem ouvido os vários partidos, na expectativa da formação do futuro governo espanhol.

Se o PSOE quiser, pode haver um governo de mudança“, disse Pablo Iglesias em declarações divulgadas pelo jornal El Mundo.

O líder do partido de Esquerda colocou assim nas mãos do rei a possibilidade de Espanha optar por uma solução semelhante à que Cavaco Silva se viu forçado a tomar em Portugal, com a aliança entre PS, Bloco de Esquerda e PCP.

A esta potencial união entre o Podemos e o PSOE pode ainda juntar-se a Esquerda Unida.

Nesta solução governativa sugerida por Pablo Iglesias, o próprio seria o vice-presidente do governo e Pedro Sánchez, o líder do PSOE, seria o primeiro-ministro.

Como contrapartida para que o rei se possa sentir receptivo a esta ideia, Pablo Iglesias terá notado que o Podemos abdicaria do referendo pela Independência da Catalunha.

“Decidimos tomar a iniciativa e dar um passo em frente”, afiançou Pablo Iglesias aos jornalistas sobre o processo de formação do novo governo espanhol, frisando que “não pode haver lugar a meias tintas” e que “ou se defende a mudança ou o imobilismo e o bloqueio”.

SV, ZAP

2 Comments

  1. Um passo em frente! Esta é p/ rir ou chorar… Isto é chantagem pura e simples. Estes politicos c/ SEDE de PODER não olham a meios nem fins p/ atingir os seus objetivos.

  2. Xe lá isso, TDSM. Atualize-se! Na Europa já existem SEIS países com soluções deste género, em que quem governa não é o partido que ganhou as eleições. É o caso da Dinamarca, da Bélgica (o partido do PM ficou em 5º nas eleições), do Luxemburgo (o partido do PM ficou em 3º), da Letónia, da Noruega, e mais recentemente Portugal. Se isto for avante, Espanha será apenas o sétimo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.