Pablo Iglesias sugere a Felipe VI ser vice numa solução à portuguesa

ahorapodemos / Facebook

O rei Felipe VI de Espanha, com Pablo Iglesias, líder do Podemos

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, apresentou ao rei de Espanha uma solução de um “governo de mudança” com uma aliança entre o seu partido e o PSOE.

Pablo Iglesias comunicou a ideia aos jornalistas depois de se ter encontrado com o rei Felipe VI que tem ouvido os vários partidos, na expectativa da formação do futuro governo espanhol.

Se o PSOE quiser, pode haver um governo de mudança“, disse Pablo Iglesias em declarações divulgadas pelo jornal El Mundo.

O líder do partido de Esquerda colocou assim nas mãos do rei a possibilidade de Espanha optar por uma solução semelhante à que Cavaco Silva se viu forçado a tomar em Portugal, com a aliança entre PS, Bloco de Esquerda e PCP.

A esta potencial união entre o Podemos e o PSOE pode ainda juntar-se a Esquerda Unida.

Nesta solução governativa sugerida por Pablo Iglesias, o próprio seria o vice-presidente do governo e Pedro Sánchez, o líder do PSOE, seria o primeiro-ministro.

Como contrapartida para que o rei se possa sentir receptivo a esta ideia, Pablo Iglesias terá notado que o Podemos abdicaria do referendo pela Independência da Catalunha.

“Decidimos tomar a iniciativa e dar um passo em frente”, afiançou Pablo Iglesias aos jornalistas sobre o processo de formação do novo governo espanhol, frisando que “não pode haver lugar a meias tintas” e que “ou se defende a mudança ou o imobilismo e o bloqueio”.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Um passo em frente! Esta é p/ rir ou chorar… Isto é chantagem pura e simples. Estes politicos c/ SEDE de PODER não olham a meios nem fins p/ atingir os seus objetivos.

  2. Xe lá isso, TDSM. Atualize-se! Na Europa já existem SEIS países com soluções deste género, em que quem governa não é o partido que ganhou as eleições. É o caso da Dinamarca, da Bélgica (o partido do PM ficou em 5º nas eleições), do Luxemburgo (o partido do PM ficou em 3º), da Letónia, da Noruega, e mais recentemente Portugal. Se isto for avante, Espanha será apenas o sétimo!

RESPONDER

Índice de transmissibilidade sobe. É de 0,71 em Portugal Continental (e acima de 1 nas ilhas)

O índice de transmissibilidade da covid-19 subiu ligeiramente a nível nacional nas últimas duas semanas. Entre 24 e 28 de fevereiro, o índice foi de 0,71. O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está …

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …