Feira do Livro do Porto arranca esta sexta-feira nos Jardins do Palácio

indicopleustes / Flickr

-

A Feira do Livro do Porto, que pela primeira vez é organizada pela autarquia, começa esta sexta-feira sob os lemas “Liberdade” e “Futuro”, contando com mais de uma centena de pavilhões de exposição.

Até ao dia 21, a Feira do Livro do Porto que vai homenagear o escritor e tradutor Vasco Graça Moura nos Jardins do Palácio de Cristal, além da venda de livros, conta com “um festival literário” incluído numa programação cultural que terá um ciclo de cinema, um festival de “spoken words” e, entre outras iniciativas, exposições.

Em mais de 80 anos, esta é a primeira vez que a Câmara do Porto assume a total organização da Feira do Livro, antes promovida pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) com quem o município mantinha um diferendo quanto aos custos da iniciativa.

A autarquia liderada pelo independente Rui Moreira suspendeu em fevereiro o processo negocial com a APEL, afirmando não ver “satisfeitas as condições necessárias para a assinatura de qualquer protocolo” com a associação.

Também pela primeira vez, o evento foi aberto à participação de livrarias, alfarrabistas, editores e associações e cooperativas do setor, estando inscritas 72 entidades, distribuídas por 107 pavilhões, provenientes do Porto, Famalicão, Coimbra, Lisboa, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Braga, Óbidos, Silveira, Rio de Mouro e Viseu.

A câmara pretende que a tradicional feira do livro – de entrada livre – seja “um grande festival literário e com uma ótima programação cultural” e de animação, que levará “muitas pessoas ao Palácio de Cristal, à avenida das Tílias e aos equipamentos envolvidos na própria feira, como a galeria municipal e a Biblioteca Almeida Garrett“.

Gonçalo M. Tavares, José Pacheco Pereira, Pedro Mexia, Manuel Alegre, Rita Ferro, Valter Hugo Mãe, Francisco José Viegas, Clara Ferreira Alves, Gonçalo Cadinhe e Mário Cláudio, entre outros, estarão presentes nas dez mesas de debate organizadas.

Do programa preparado pelo Pelouro da Cultura e pela empresa municipal Porto Lazer, destaque também para a música e para duas edições das “Quintas de Leitura“, que serão assim deslocalizadas do Teatro Campo Alegre para o auditório da Biblioteca Almeida Garrett.

Quanto ao ciclo de cinema “Dos Livros no Cinema“, serão exibidas obras de realizadores como Manoel de Oliveira, Vicente Minnelli e Carl Theodor Dreyner, apresentados por figuras como Júlio Machado Vaz, António Preto, Rui Reininho e Abi Feijó.

A Feira do Livro do Porto estará aberta entre 5 e 21 de setembro com os seguintes horários:

Abertura
2ª a 6ª feira – 16h
Sábado e domingo – 12h

Encerramento
Domingo a 5ª feira – 22h
6ª feira e sábado – 23h

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

United quase pede para Dalot sair

Adeptos pensavam que o português nunca mais ia jogar pela equipa principal do Manchester United. Jogou na Taça da Liga e não convenceu. O Manchester United seguiu para os quartos-de-final para a Taça da Liga inglesa, …

Testemunhas revelam que agentes de inteligência dos EUA consideraram sequestrar (e envenenar) Assange

Testemunhas anónimas revelaram em tribunal que planos para envenenar ou sequestrar Julian Assange da embaixada do Equador foram discutidos entre fontes da inteligência dos Estados Unidos e uma empresa de segurança privada que espiou o …

"Assassino do Twitter" assume ter matado 8 mulheres que partilharam pensamentos suicidas

O caso está a chocar o Japão. Perante o Tribunal de Tóquio, Takahiro Shiraishi declarou-se culpado, após ter assassinado e esquartejado oito mulheres e um homem em 2017. O assassino conheceu as vítimas através da rede …

"Como me mudar para o Canadá?" É o que os norte-americanos querem saber depois do debate presidencial

Depois do debate presidencial ficar marcado por diversas interrupções e insultos entre os candidatos à Casa Branca, são muitos os americanos a sentirem-se tentados a abandonar o país, e já escolherem o destino: o Canadá. Ao …

"Não toleramos insultos": Equipa abandona jogo decisivo ao intervalo

Comentário sobre a homossexualidade de um futebolista antecipou o final de um jogo de futebol. A mesma equipa tinha protestado outro encontro devido a insulto racista. O jogo de futebol entre San Diego Loyal e Phoenix …

Cofina condenada a pagar 3 milhões de euros ao Fisco

A Cofina, que detém o Correio da Manhã, a CMTV, a Sábado e o Jornal de Negócios, vai ter de pagar três milhões de euros à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) após ter perdido o …

Desfasamento do horário vigora até 31 de março de 2021 (e pode ser prolongado)

O regime excecional que contempla o desfasamento de horários vigora até 31 de março de 2021, podendo ser prolongado, e os trabalhadores sem transportes públicos que lhe permitam cumprir o horário podem opor-se. O diploma que …

Mário Centeno vai dar aulas na Universidade Nova

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, vai dar aulas na Universidade Nova, em Campolide, Lisboa, avança o jornal Público esta quinta-feira. O antigo ministro das Finanças do Governo de António Costa vai lecionar a …

ADSE quer pagar reembolsos atrasados em menos de dois meses

A ADSE quer resolver os atrasos de largos meses que se verificam nos reembolsos das despesas que os beneficiários fazem no regime livre em menos de dois meses. De acordo com o semanário Expresso, a intenção …

Costa sugere a Marcelo condecoração da CGTP no 50.º aniversário da central sindical

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira ter sugerido ao Presidente da República a condecoração da CGTP, numa mensagem de felicitação pelos 50 anos da central sindical em que destaca a necessidade de proteger trabalho e rendimentos …