Feira do Livro de Lisboa encerra hoje após 18 dias no parque Eduardo VII

A 84ª Feira do Livro de Lisboa encerra este domingo, após 18 dias de vendas de livros com reduções de preço, sessões de autógrafos e outras iniciativas em torno do livro e da leitura, como o “picnic literário”.

Entre as iniciativas de hoje destacam-se a participação da Marcha Popular da Madragoa e a sessão de autógrafos de Jeff Kinsey, o autor de “O diário de um banana”, que exigiu um plano de prevenção por parte da editora.

Na praça LeYa desfila, pelas 19h, a Marcha da Madragoa, uma iniciativa associada aos sete autores do livro “A Misteriosa Mulher da Ópera”, da Casa das Letras. Todos estarão presentes: Afonso Cruz, Isabel Stilwell, José Fanha, Alice Vieira, André Gago, Catarina Fonseca e David Machado.

O autor de “O diário de um banana”, Jeff Kinsey, autografa um livro por leitor, entre as 16h e as 19h, na praça verde.

Para combater o calor, a editora colocou em marcha um plano preventivo que envolve borrifadores, chapéus-de-sol e animação, “pois são esperados muitos fãs, dadas as elevadas vendas dos diferentes títulos”, disse à Lusa fonte editorial.

Das listas de sessões de autógrafos previstas para hoje, nos pavilhões do grupo Porto Editora, entre outras, estão agendadas a do ex-minsitro da Justiça Álvaro Laborinho Lúcio, que recentemente publicou o livro de contos “O Chamador”, e ainda de Valter Hugo Mãe, Miguel Esteves Cardoso, José Luís Peixoto e Manuel Jorge Marmelo.

Neste grupo marcam igualmente presença o italiano Donato Carrisi, autor de “Sopro do Mal”, “Tribunal de Almas” e “A Hipótese do Mal”, e da britânica Dorothy Koomson, autora de “Pedaços de ternura”, “Um erro inocente”, “A filha da minha melhor amiga” e “Os aromas do amor”.

No pavilhão dos Livros Horizonte, Luísa Ducla Soares autografa “Som das Lengalengas”, ilustrado por João Vaz de Carvalho que também está presente, assim como o músico Daniel Completo.

A editora Clube do Autor promove hoje sessões de autógrafos com Armando Batista-Bastos, Fernando da Costa e Edmundo Pedro.

Na Gradiva, José Eduardo Franco e Carlos Leone autografam a obra “A Europa Segundo Portugal – Ideias da Europa na Cultura Portuguesa Século a Século”.

Nesta Feira estrearam-se novos pavilhões, no total 250, que, segundo os organizadores, são mais cómodos e duráveis, tendo participado 537 editoras e chancelas.

Uma das apostas fortes foi a restauração, e uma das novidades da feira foi a iniciativa “Dar e Receber“, visando promover hábitos de leitura entre os mais jovens. Na feira, em dois contentores, foram colocados livros usados ou novos, para crianças até aos 12 anos, que agora serão oferecidos através do Banco de Bens Doados.

A Feira partiu com objetivos ambiciosos, nomeadamente ultrapassar os 500 mil visitantes, que se registaram na edição do ano passado, e ultrapassar também o número de iniciativas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …