Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Tatiana / Wikimedia

O tenista Roger Federer

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020.

Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), que define os melhores tenistas atuais, não está a levar em conta os resultados dos últimos 12 meses, como acontecia, mas contabiliza as prestações desde março de 2019.

Como não houve qualquer torneio entre o início de março e o final de agosto de 2020, a direção da ATP – tal como a WTA, no sector feminino – decidiu alargar as contas. E houve “toque” de Roger Federer nesta alteração, de acordo com o vice-presidente da federação alemã de ténis.

“O Roger Federer simplesmente mudou o sistema do ranking ATP em benefício próprio. Foi uma decisão dele. E isso é extremamente irresponsável e não é correto. Na minha opinião, ele aproveita a sua influência no Conselho de Jogadores para tirar vantagens pessoais e tem de ser dito que, se não fossem as novas regras do ranking, ele nem sequer seria top 50″, avisou Dirk Hordorff, num programa do portal tennisnet.

Federer, 39 anos, pertence ao Conselho de Jogadores da ATP mas, mesmo que a contabilização da tabela ATP não tivesse sido alterada, o antigo líder do ténis mundial ainda estaria no top-30, ocupando o 29.º lugar. Com as mudanças, ficou no quinto posto no final do ano, apesar de só ter jogado num torneio ao longo de 2020: o Open da Austrália (chegou às meias-finais). Novak Djokovic é o líder, à frente de Rafael Nadal, Dominic Thiem e Daniil Medvedev. Depois aparece o suíço.

Estas declarações surgem pouco depois de Gilles Simon, tenista francês, ter dito publicamente lhe “faz confusão” haver tantos elogios sobre Federer.

E acrescentou: “Para as pessoas, Federer tem de ser perfeito. Quando Rafael Nadal apareceu e começou a ganhar-lhe, diziam que Nadal tinha de estar dopado. Ninguém aceitava que alguém pudesse derrotar o Roger. Não desejo nada de mal ao Federer, mas se ele perder os recordes que tem, talvez comecemos a valorizar também os outros jogadores. Quando ele deixar de ser o melhor de todos os tempos, as pessoas em França vão finalmente deixar de dizer que todos temos de ser como ele. É claro que ele tem muita classe, mas a imagem que se tem do Roger não corresponde a 100 por cento”.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …