EUA. Federação de futebol diz que mulheres ganham mais do que homens (mas seleção feminina desmente)

Ian Langsdon / EPA

A capitã da seleção norte-americana de futebol feminino Megan Rapinoe

A Federação de Futebol dos Estados Unidos revelou esta terça-feira que as jogadoras da sua seleção foram mais bem pagas do que os homens, analisando o período que vai de 2010 a 2018.

Em carta assinada pelo presidente da US Soccer, Carlos Cordeiro, a federação indicou que pagou às mulheres 34,1 milhões de dólares (cerca de 30,6 milhões de euros) em salários e bónus, enquanto os homens se ficaram pelos 26,4 milhões (cerca de 22,7 milhões de euros), revelou o Público.

Contudo, a Seleção de Futebol Feminino dos Estados Unidos (USWNT, na sigla em inglês) disse que essas afirmações são “uma farsa”, escreveu o Guardian. A carta de Carlos Cordeiro é “uma triste tentativa da US Soccer de conter a incrível onda de apoio que a USWNT recebeu de fãs, patrocinadores e do Congresso norte-americano”, disse Molly Levinson, porta-voz das jogadoras.

“A US Soccer admitiu repetidamente que não paga a homens e mulheres de forma igualitária e não acredita que as mulheres mereçam, sequer, ser pagas igualitariamente”, prosseguiu Molly Levinson.

Por outro lado, de acordo com a US Soccer, foram as seleções masculinas a gerar mais receitas, com 185,7 milhões em 191 jogos, contra 101,3 milhões em 238 jogos. Esta posição da federação vem no seguimento da contestação pública das jogadoras que conquistaram o Mundial disputado em França.

Já em março tinham avançado com um processo na justiça federal por “discriminação de género institucionalizada”, o que incluía compensações monetárias desiguais.

Entretanto, as duas partes aceitaram a mediação para resolver o diferendo, sem que se chegue a julgamento.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …

Suspensão de voos para a Venezuela vai custar 10 milhões à TAP. "Quem vai pagar a conta?"

O presidente da TAP está preocupado com as consequências da suspensão dos voos para a Venezuela. "Quero saber que vai pagar essa conta." O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse esta quinta-feira que a suspensão …

Há mais gestores a abandonar empresas de Isabel dos Santos. MP admite descongelar contas bancárias

Depois das várias demissões no EuroBic, NOS e Efacec, há mais gestores a abandonarem empresas menos conhecidas de Isabel dos Santos em Portugal. Na sequência da polémica em torno do caso Luanda Leaks, pessoas como Mário …