/

15 ovelhas “matriculadas” em escola francesa para evitar fecho de turma

4

Quinze ovelhas foram matriculadas simbolicamente numa escola primária de França perante a ameaça do encerramento de uma das turmas por falta de alunos.

Na manhã desta terça-feira, um agricultor da comuna de Crets-en-Belledonne chegou à instituição acompanhado de 65 ovelhas e carneiros, 15 dos quais foram registados, com as suas certidões de nascimento em ordem, numa cerimónia em que professores, alunos e pais marcaram presença.

A medida incomum foi tomada como protesto, depois de a escola primária Jules-Ferry ter anunciado em março que fecharia uma das suas 11 turmas a partir do próximo ano letivo, depois de reduzir o número de matrículas de 266 para 261 crianças.

Se “só os números contam”, então as crianças podem muito bem ser ovelhas, vieram defender os pais, descontentes com a decisão das autoridades educativas.

O responsável da cidade, Jean-Louis Maret, validou o registo dos “estudantes ovinos”. As ovelhas, e agora alunas, com nomes como “Saute-Mouton”, “baaaah-Beast” ou “Panurge” foram integradas na lista de estudantes da escola Jules-Ferry em Crêts en Belledonne.

Além disso, uma das mães por trás da iniciativa disse que agora não terão de fechar nenhuma turma. Da sua parte, as crianças aceitaram os seus novos colegas com entusiasmo.

Em declarações à Euronews, Ludivine, uma das organizadoras do protesto pediu “igualdade na educação de todas as crianças” em França. Gaelle Laval, da associação de pais e uma das organizadoras da iniciativa, disse que “há crianças com dificuldades, mas o Ministério da Educação Nacional não se preocupa com argumentos, apenas com números”.

Os pais dos alunos também realçaram que, com uma turma fechada, as outras com um menor número máximo de alunos, seriam sobrecarregadas no próximo ano letivo. Se a turma fechar, a taxa média por turma aumentaria de 24 para 26. A condição é contraditória às declarações feitas pelo Presidente Emmanuel Macron, que prometeu que as turmas do ciclo infantil e primário terão um máximo de 24 alunos.

ZAP //

4 Comments

  1. Então mas o Macron não consegue árabes em quantidade suficiente para povoar a França? É que eles são bons na reprodução!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.