15 ovelhas “matriculadas” em escola francesa para evitar fecho de turma

Quinze ovelhas foram matriculadas simbolicamente numa escola primária de França perante a ameaça do encerramento de uma das turmas por falta de alunos.

Na manhã desta terça-feira, um agricultor da comuna de Crets-en-Belledonne chegou à instituição acompanhado de 65 ovelhas e carneiros, 15 dos quais foram registados, com as suas certidões de nascimento em ordem, numa cerimónia em que professores, alunos e pais marcaram presença.

A medida incomum foi tomada como protesto, depois de a escola primária Jules-Ferry ter anunciado em março que fecharia uma das suas 11 turmas a partir do próximo ano letivo, depois de reduzir o número de matrículas de 266 para 261 crianças.

Se “só os números contam”, então as crianças podem muito bem ser ovelhas, vieram defender os pais, descontentes com a decisão das autoridades educativas.

O responsável da cidade, Jean-Louis Maret, validou o registo dos “estudantes ovinos”. As ovelhas, e agora alunas, com nomes como “Saute-Mouton”, “baaaah-Beast” ou “Panurge” foram integradas na lista de estudantes da escola Jules-Ferry em Crêts en Belledonne.

Além disso, uma das mães por trás da iniciativa disse que agora não terão de fechar nenhuma turma. Da sua parte, as crianças aceitaram os seus novos colegas com entusiasmo.

Em declarações à Euronews, Ludivine, uma das organizadoras do protesto pediu “igualdade na educação de todas as crianças” em França. Gaelle Laval, da associação de pais e uma das organizadoras da iniciativa, disse que “há crianças com dificuldades, mas o Ministério da Educação Nacional não se preocupa com argumentos, apenas com números”.

Os pais dos alunos também realçaram que, com uma turma fechada, as outras com um menor número máximo de alunos, seriam sobrecarregadas no próximo ano letivo. Se a turma fechar, a taxa média por turma aumentaria de 24 para 26. A condição é contraditória às declarações feitas pelo Presidente Emmanuel Macron, que prometeu que as turmas do ciclo infantil e primário terão um máximo de 24 alunos.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. ..se a moda pega, qualquer dia para a AR não fechar….vao lá por o que??
    Proponho que sejam……..chimpan…….ZES !!

  2. Então mas o Macron não consegue árabes em quantidade suficiente para povoar a França? É que eles são bons na reprodução!

RESPONDER

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …