Pais fecham escola a cadeado contra turma mista

SESI SP / Flickr

A sede do Agrupamento de Escolas de Vieira do Minho reabriu esta segunda-feira ainda durante a manhã, depois de a GNR ter retirado o cadeado colocado no portão pelos pais, em protesto contra a formação de uma turma mista na EB1 de Rossas.

O presidente da Associação de Pais, Paulo Magalhães, disse à Lusa que os cerca de 1.100 alunos que frequentam a escola sede do agrupamento “perderam os dois primeiros tempos letivos”.

“O cadeado foi retirado mas os nossos protestos vão continuar, até que as nossas reivindicações sejam atendidas”, acrescentou.

Adiantou que está a ser preparada para terça-feira uma “mega-manifestação” frente à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Norte, no Porto.

Em causa está a constituição de uma turma mista, com 11 alunos do 1º ano e 15 do 2º, na EB1 de Rossas.

Segundo os pais, bastava haver mais um aluno para o Ministério da Educação já autorizar a formação de turmas autónomas para cada ano.

Por um aluno, está-se a prejudicar o sucesso educativo de 26“, criticou Paulo Magalhães.

Na sexta-feira, os pais fecharam a cadeado a EB1, cujos alunos continuam sem ir às aulas.

Também na sexta-feira, em comunicado, o Ministério da Educação (ME) adiantou que a turma mista será para manter, sublinhando que “avançar com uma situação de excecionalidade neste caso seria criar um foco de desigualdade relativamente a outros que se encontram em situações semelhantes”.

No comunicado, o ME refere que a criação de turmas mistas “é a solução prevista na lei, e pedagogicamente validada, para as escolas com um número de alunos muito reduzido”.

Sublinha ainda que “é para evitar que haja a necessidade de recorrer a turmas mistas – as quais são uma minoria no panorama nacional – que, em alguns territórios, os municípios optam pela construção de centros escolares”, acrescenta.

Os pais dos alunos de Rossas contrapõem que o concelho de Vieira do Minho sofreu um reordenamento da rede escolar, com o encerramento de 27 escolas primárias e a redistribuição dos alunos por quatro centros escolares/escolas básicas, precisamente para evitar a formação de turmas mistas.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Também frequentei a escola mais democrática que conheci em todo o meu percurso escolar e docente de mais de 40 anos de ensino superior. Os alunos da 2ª classe ensinavam os da 1ª classe num ritmo em que cada par ia fazia intervalo quando entendia.Havia responsabilidade ética pelo acompanhamento.A disciplina era natural.Hoje, por excessiva tutela burocrática, os alunos desrespeitam os professores.A escola hoje padece do regime disciplinar das prisões em que responsabilizam os professores como carcereiros. Abram as portas da escola para que as crianças nos abram também as janelas que os adultos já não veem

  2. Está explicada a falta de educação e vandalismo dos alunos nas escolas. Com pais desta natureza como podem os filhos serem educados e cívicos? Onde já se viu fecharem uma escola a cadeado e com que direito? A liberdade anda a fazer mal a muita gente.

RESPONDER

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

A NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …