Pais fecham escola a cadeado contra turma mista

SESI SP / Flickr

A sede do Agrupamento de Escolas de Vieira do Minho reabriu esta segunda-feira ainda durante a manhã, depois de a GNR ter retirado o cadeado colocado no portão pelos pais, em protesto contra a formação de uma turma mista na EB1 de Rossas.

O presidente da Associação de Pais, Paulo Magalhães, disse à Lusa que os cerca de 1.100 alunos que frequentam a escola sede do agrupamento “perderam os dois primeiros tempos letivos”.

“O cadeado foi retirado mas os nossos protestos vão continuar, até que as nossas reivindicações sejam atendidas”, acrescentou.

Adiantou que está a ser preparada para terça-feira uma “mega-manifestação” frente à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Norte, no Porto.

Em causa está a constituição de uma turma mista, com 11 alunos do 1º ano e 15 do 2º, na EB1 de Rossas.

Segundo os pais, bastava haver mais um aluno para o Ministério da Educação já autorizar a formação de turmas autónomas para cada ano.

Por um aluno, está-se a prejudicar o sucesso educativo de 26“, criticou Paulo Magalhães.

Na sexta-feira, os pais fecharam a cadeado a EB1, cujos alunos continuam sem ir às aulas.

Também na sexta-feira, em comunicado, o Ministério da Educação (ME) adiantou que a turma mista será para manter, sublinhando que “avançar com uma situação de excecionalidade neste caso seria criar um foco de desigualdade relativamente a outros que se encontram em situações semelhantes”.

No comunicado, o ME refere que a criação de turmas mistas “é a solução prevista na lei, e pedagogicamente validada, para as escolas com um número de alunos muito reduzido”.

Sublinha ainda que “é para evitar que haja a necessidade de recorrer a turmas mistas – as quais são uma minoria no panorama nacional – que, em alguns territórios, os municípios optam pela construção de centros escolares”, acrescenta.

Os pais dos alunos de Rossas contrapõem que o concelho de Vieira do Minho sofreu um reordenamento da rede escolar, com o encerramento de 27 escolas primárias e a redistribuição dos alunos por quatro centros escolares/escolas básicas, precisamente para evitar a formação de turmas mistas.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Também frequentei a escola mais democrática que conheci em todo o meu percurso escolar e docente de mais de 40 anos de ensino superior. Os alunos da 2ª classe ensinavam os da 1ª classe num ritmo em que cada par ia fazia intervalo quando entendia.Havia responsabilidade ética pelo acompanhamento.A disciplina era natural.Hoje, por excessiva tutela burocrática, os alunos desrespeitam os professores.A escola hoje padece do regime disciplinar das prisões em que responsabilizam os professores como carcereiros. Abram as portas da escola para que as crianças nos abram também as janelas que os adultos já não veem

  2. Está explicada a falta de educação e vandalismo dos alunos nas escolas. Com pais desta natureza como podem os filhos serem educados e cívicos? Onde já se viu fecharem uma escola a cadeado e com que direito? A liberdade anda a fazer mal a muita gente.

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …