O FC Porto tem um problema: grandes penalidades

Neil Hall / EPA

FC Porto durante grandes penalidades contra o Arsenal

O último jogador do FCP a marcar um penálti para a vitória foi… Ernesto Farías. “Maldição” dura há 14 anos. Arsenal aproveitou.

20 de Janeiro de 2010, quase meia-noite no Estádio do Restelo.

4 mil espectadores assistiram a um jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal entre Belenenses e FC Porto – e a um provável recorde nacional de grandes penalidades.

Lima bisou pelo Belenenses, Falcao e Cristián Rodríguez marcaram pelo FC Porto. 2-2 que se manteve depois do prolongamento.

Mas o real prolongamento seria nas grandes penalidades.

30 grandes penalidades. Foram precisas 30 tentativas.

Um terço dos jogadores não conseguiu marcar. Até os guarda-redes marcaram (e marcaram mesmo), foi preciso dar a volta às equipas, alguns jogadores remataram duas vezes. Mas lá se encontrou um vencedor: 10-9 a favor dos portistas.

O último jogador do FC Porto a marcar uma grande penalidade vitoriosa foi
Ernesto Farías, em 2010.

Porque recuperamos esse jogo hoje? Porque essa foi a última vez em que o FC Porto venceu uma eliminatória decidida nas grandes penalidades.

Como salienta o Playmaker, há 14 anos que o FC Porto não vence um desempate por grandes penalidades.

Neste intervalo perdeu (quatro vezes!) com o Sporting, entre Taça de Portugal e Taça da Liga, uma vez com o Benfica, outra com o Sporting de Braga e uma com o Desportivo de Chaves.

Agora o Arsenal juntou-se à lista. Nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, na noite passada, os ingleses venceram por 4-2 nas grandes penalidades, após uma vitória por 1-0 nos 120 minutos. O Arsenal não falhou nenhuma tentativa, o FC Porto falhou duas (Wendell e Galeno). O FC Porto está fora da Liga dos Campeões.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.