FC Porto vs Rio Ave | Reviravolta garante Natal azul

José Coelho / EPA

O FC Porto garantiu a liderança natalícia da Liga ao bater o Rio Ave por 2-1.

Os vilacondenses assustaram o Dragão no arranque da partida, mas os campeões nacionais operaram a reviravolta, sob o comando de Brahimi, perante um adversário personalizado que não acusou a partida de José Gomes rumo ao futebol inglês.

O Jogo explicado em Números

  • Início animado no Dragão. Os “dragões” procuraram entrar forte nos primeiros minutos, com mais posse (65%) e dois remates, mas foram os vila-condenses os primeiros a abrir o activo, aos 12 minutos, num contra-ataque venenoso concluído por Vinicius, a castigar uma perda de posse “azul-e-branca” no meio do terreno.
  • Passados quatro minutos, surge a resposta portista, com Brahimi a concluir um lance cuja perigosidade nasce de uma arrancada sua pela zona frontal da área do Rio Ave, com a bola a chegar como se quer ao argelino, vinda da cabeça de Tiquinho Soares. Estava feito o empate e confirmado o arranque de partida interessante.

  • O argelino ia sendo aliás, nesta fase do jogo, o “dragão” mais endiabrado, não só pelo golo mas também pelos desequilíbrios que ia somando.
  • Aos 26 minutos, os “dragões” deram forma à vontade e à eficácia: ao terceiro remate enquadrado, o segundo golo, desta feita por Marega, lançado por Maxi. Reviravolta rápida em tons de azul.
  • Arranque de jogo muito interessante, de parte a parte, com os “dragões” a reagirem como se exige a um líder da prova, mas com o Rio Ave a apresentar um desempenho muito interessante, com 45% de posse, apenas menos um remate enquadrado e a mesma eficácia de passe dos portistas (82%).
  • O argelino Brahimi cotava-se como o melhor em campo na primeira parte, com um rating de 6.5, marcando não só o primeiro golo portista como mostrando a sua habitual qualidade (e quantidade) no drible, com três execuções eficazes em quatro tentadas.
  • O Porto regressou do balneário tudo menos adormecido, somando cinco remates nos primeiros 10 minutos da segunda metade, mas nenhum deles enquadrados. Por sua vez, o Rio Ave praticamente equilibrou a posse de bola (49%) no reatamento e quase chegou ao empate aos 60 minutos, não fosse um corte providencial de Alex Telles.
  • Os homens de Augusto Gama tentavam reagir, mas a verdade é que o Porto reclamava, aos 75 minutos, a autoria de todos os remates (7) realizados na 2ª parte, nenhum deles enquadrado com os postes.
  • Gerindo o andamento das operações, o Porto conseguiu não só garantir a vitória como fechar o jogo com mais disparados na 2ª parte (10) do que na primeira (8), perante um Rio Ave que nunca baixou os braços mas a quem faltou maior objectividade no último terço, mesmo tendo em conta os bons sinais que (mais uma vez) Carlos Vinícius deixou.

O Homem do Jogo

Quando aparece… faz a diferença. Brahimi fechou no topo com um rating de 7.5  assumindo-se como o principal catalizador do jogo ofensivo “azul-e-branco”, sobretudo na primeira parte.

Terminou com um golo em dois remates, dois passes para finalização (um deles para ocasião flagrante desperdiçada por Corona) e finalizou quatro dos seis dribles que realizou, desarmando ainda dois adversários.

Jogadores em foco

  • Tiquinho Soares 6.6 – Pouco rematador (1), assistiu de cabeça o golo de Brahimi, acabando por se destacar num capítulo imprevisto: foi o jogador com mais desarmes realizados, quatro.
  • Jesús Corona 6.4 – O mexicano podia ter rivalizado com Brahimi pelo MVP, caso tivesse aproveitado da melhor maneira a ocasião flagrante que o argelino lhe endossou. Ultrapassou-o, sim, no capítulo do drible, concluíndo seis das nove tentativas que realizou, o maior registo da tarde.
  • Nélson Monte 6.0 – Foi o vilacondense em maior evidência, inteceptando oito bolas e aliviando outras sete, vencendo ainda três dos quatro duelos aéreos defensivos que travou. Sólido.
  • Carlos Vinicius 5.9 – Começou o jogo assustando o Dragão, num jogo em que voltou a deixar sinais de que pode ser um avançado para outros voos. Terminou com três remates, dois deles enquadrados.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Teresa Leal Coelho admite processar ex-vereador Fernando Nunes da Silva

A vereadora da Câmara Municipal de Lisboa Teresa Leal Coelho admitiu que poderá vir a processar o antigo vereador Fernando Nunes da Silva, devido às declarações sobre a reposição dos sentidos de circulação na Avenida …

Linha de Fundo: Benfica reforça liderança, mais recados de Conceição, um jardim de infância especial e João “rosa” Almeida

Era uma vez um Clássico... Deu empate o primeiro clássico da época 2020/21. Em Alvalade, Sporting e FC Porto igualaram-se a duas bolas, num jogo que valeu pelas mudanças de resultado, mas que nem sempre foi …

CDS critica PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa

O CDS está "chocado" por a TAP ir abandonar as quatro rotas que opera no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e critica o PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa. O …

Contratos de associação dos colégios privados. Ministério da Educação vence todos os 55 processos judiciais

Em todos os 55 processos judiciais que os colégios privados moveram contra o Ministério da Educação em 2016, na sequência da polémica dos contratos de associação, todas as 55 decisões foram favoráveis ao Governo. O jornal …

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …

"Medo constante". Human Rights Watch denuncia tortura na Coreia do Norte

Uma organização não-governamental denunciou esta segunda-feira que o sistema norte-coreano de detenção pré-julgamento e de investigação é cruel e arbitrário, com ex-detidos a descreverem tortura sistemática, corrupção e trabalhos forçados não-remunerado. No relatório de 88 páginas, …