FC Porto vs Nacional | Dragão vence e é mais líder

Octávio Passos / Lusa

O FC Porto aproveitou o deslize do Sporting para se distanciar ainda mais do “leão”, batendo o Nacional da Madeira por 3-1, naquela que foi a sua 18ª vitória consecutiva.

Mesmo sem praticar o seu melhor futebol, os “dragões” estiveram sempre por cima do jogo, acabando por marcar em três das quatro ocasiões que remataram em direcção à baliza dos insulares, numa noite em que Corona (duas assistências) e Brahimi (dois golos) fizeram toda a diferença.

O Jogo explicado em Números

  • Sinal mais para a equipa do FC Porto na etapa inicial, a única a efectuar remates durante o primeiro quarto-de-hora. Os “dragões” até dispuseram de uma ocasião flagrante logo a abrir, mas Marega não conseguiu bater Daniel Guimarães, que defendeu a bola com um pé. Apesar da superioridade dos “azuis-e-brancos”, os comandados de Sérgio Conceição até tiveram menos bola (48%-52%) e uma vantagem mínima em termos de eficácia no passe (79%-77%).
  • Bom início de partida do central Júlio César, do Nacional, que em apenas 25 minutos chegou às sete acções defensivas. O brasileiro somava ainda três duelos ganhos em quatro disputados e 19 acções com bola.
  • O FC Porto acabou por chegar à vantagem aos 31 minutos, por Brahimi. O extremo argelino não desperdiçou na cara de Daniel Guimarães após um excelente passe de Maxi Pereira, que era por esta altura um dos melhores dos “dragões”, com cinco duelos ganhos, 30 acções com bola e três desarmes. O lance acabou de ser de duplo infortúnio para o Nacional, já que Daniel Guimarães sofreu uma lesão e teve de ser rendido por Lucas França.
  • Antes do apito para o intervalo houve tempo para mais golos, um para cada lado. Primeiro foi Soares, que bateu Lucas França de cabeça após uma brilhante jogada individual de Corona no flanco direito. Dois minutos depois, Róchez reduziu para o Nacional, depois de um primeiro remate dos insulares, bloqueado pela defensiva portista.
  • Vantagem justa do FC Porto perante um Nacional corajoso, sem medo de arriscar, o que se expressava nos seus dois remates enquadrados (apenas menos um do que os da casa), quatro pontapés de canto e 46% de posse de bola, números poucos comuns para uma equipa a jogar na casa de um “grande”.
  • No regresso aos balneários, o melhor era Corona, que liderava os GoalPoint Ratings com nota 7.0, fruto de três passes para finalização, um deles resultante em golo, dois dribles eficazes em quatro tentativas, quatro acções defensivas e uma falta sofrida em zona de perigo.
  • Aos 57 minutos, numa fase em que o Nacional já perdera Rosic – saiu de maca após chocar com Lucas França -, Brahimi fez o 3-1, no seu segundo remate do jogo. Na génese da jogada esteve novamente Corona, que somava quatro passes para finalização, tantos quanto a equipa inteira do Nacional.
  • Noite discreta de Alex Telles, que chegou aos 70 minutos da partida com apenas 57% de passes certos no meio-campo contrário, duas acções defensivas, um cruzamento eficaz em cinco tentativas e 16 perdas de posse.
  • O FC Porto chegou aos 75 minutos da partida com apenas 70% de passes certos no decorrer da segunda parte – uma percentagem anormalmente baixa para os “dragões” nos jogos em casa. Neste contexto, os destaques pela positiva iam para os médios Herrera e Danilo Pereira, ambos com 86% de entregas bem-sucedidas.
  • Com o aproximar do final do desafio, o FC Porto limitou-se a gerir a vantagem. Aos 85 minutos, os “dragões” tinham menos posse de bola (48%-52%) e menor eficácia de passe (70%-76%) do que o adversário no decorrer da segunda parte, e levavam quatro remates, apenas um dos quais à baliza. Os “azuis-e-brancos” tinham ainda mais faltas cometidas (8-4) e menos trocas de bola (160-187) do que os insulares, sinais claros da diminuição de ritmo desde o 3-1.

O Homem do Jogo

Não marcou (nem sequer rematou), mas Jesús Corona foi o jogador que mais brilhou no relvado do Dragão. O criativo mexicano foi líder em passes para ocasião, quatro, criando duas ocasiões flagrantes e duas assistências, aproveitadas por Soares e Brahimi.

O mexicano arriscou o drible em nove ocasiões, sendo feliz em três delas, completou três desarmes e duas intercepções e sofreu três faltas em zona de perigo (o único portista nesta situação).

Com tudo isto, Corona fechou a partida com 7.7 nos  GoalPoint Ratings, a nota mais alta da noite.

Jogadores em foco

  • Brahimi 7.6 – Demonstrou eficácia máxima ao bisar em apenas dois remates. Fez somente 15 passes e completou um drible em três tentativas.
  • Maxi Pereira 6.5 – O uruguaio regressou às boas exibições, contabilizando uma assistência, seis desarmes, três bloqueios de passe e um drible eficaz.
  • Mbemba 5.2 – Na estreia a titular na Liga, o congolês venceu o único duelo aéreo defensivo que disputou, somou dois desarmes, outros tantos alívios e fez 50 passes, acertando 39.
  • Marega 4.3 – O maliano rematou três vezes, uma delas à baliza, desperdiçando uma ocasião flagrante. Venceu os dois duelos aéreos que disputou e controlou mal a bola em três situações.
  • Witi 3.6 – O moçambicano teve a nota mais baixa da noite. Foi desarmado quatro vezes e controlou mal a bola em quatro ocasiões, ambos máximos da noite. O único remate que fez foi bloqueado.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …

Centro Hospitalar Lisboa Norte vai alargar uso de medicamento para fibrose quística a mais cinco doentes

O diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Luís Pinheiro, disse hoje que a instituição já usa há cerca de um mês um novo medicamento para a fibrose quística, que poderá chegar em …

No Porto, haverá transporte para vacinação disponível para todos a partir de terça-feira

Todos os munícipes do Porto que forem convocados no âmbito do plano de vacinação contra a covid-19 vão poder usufruir de um programa de transporte em colaboração com as centrais de táxis, anunciou hoje a …