FC Porto vence novamente o Boavista e está nas meias da Taça

O FC Porto apurou-se hoje para as meias-finais da Taça de Portugal de futebol, ao vencer o Boavista com um golo de Brahimi, num jogo em que os ‘axadrezados’ falharam uma grande penalidade nos segundos finais.

Brahimi, pelo golo anotado aos 24 minutos, e Helton, porque defendeu o penálti assinalado contra a sua equipa no último minuto de descontos, foram os heróis de um jogo que o FC Porto controlou e ganhou, pelo que fez sobretudo durante a primeira parte.

No segundo tempo, a persistência do 0-1 e a expulsão de Imbula (68) deram ao Boavista confiança suficiente para arriscar mais no ataque e procurar pelo menos o empate, que podia ter chegado no último minuto do prolongamento, se Douglas Abner tivesse aproveitado a grande penalidade assinalada contra o FC Porto.

Mas Abner, um jovem de 19 anos, falhou o frente-a-frente com o veterano Helton, e o seu remate foi defendido pelo guarda-redes portista, que assim evitou o prolongamento e confirmou a qualificação da sua equipa para as ‘meias’ da Taça.

O Boavista iniciou a partida com sete caras novas face ao ‘onze’ inicial utilizado no domingo passado frente a este mesmo adversário para o campeonato e os “dragões, por seu lado, apresentaram-se com Helton, Evandro e Varela, em vez de Casillas, André André, que nem convocado foi, e Jesus Corona.

O primeiro remate foi do Boavista, por Anderson Carvalho e por cima da baliza de Helton (08), mas a primeira grande situação de golo coube ao FC Porto (10), quando Layún cruzou e Aboubakar, a poucos metros da baliza boavisteira,, cabeceou para fora.

Após algumas ameaças, o FC Porto marcou através de Brahimi, aos 24 minutos, num lance em que a qualidade do argelino fez a diferença.

O Boavista teve a sua oportunidade aos 29 minutos, quando Tiago Mesquita cruzou e o reforço Ruben Ribeiro, de cabeça e com Helton batido, atirou para fora.

Depois de uma primeira parte em que jogou quanto baste e tirou partido da qualidade individual dos seus jogadores, o FC Porto esteve menos bem após o intervalo e permitiu que o Boavista, com muita entrega e alguma coragem, arriscasse cada vez mais em busca da igualdade.

A expulsão de Imbula quando ainda restavam mais de 20 minutos de jogo também ajudou o Boavista a acreditar que, em superioridade numérica, podia chegar ao golo, de tal modo que a baliza portista passou mesmo por alguns momentos claros de aflição.

Antes, porém, Varela ainda serviu Aboubakar e este rematou fortíssimo ao poste (53) e o mesmo Varela tirou um possível golo a Tiago Mesquita (55).

O técnico boliviano Erwin Sánchez substituiu Uche Nwofor por José Manuel (64), pouco depois arriscou e pôs Uchebo, um atacante, no lugar do médio Anderson Carvalho e mais tarde foi ainda mais longe tirando outro centrocampista, Idris, e meter outro atacante, Douglas Abner.

A pressão ‘axadrezada’ intensificou-se, o FC Porto tremeu e, aos 90+4 minutos, o árbitro assinalou uma grande penalidade contra os ‘dragões.

Abner encarregou-se do penálti, mas Helton adivinhou-lhe as intenções e negou-lhe o golo.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …