FC Porto vence na Gafanha da Nazaré e segue em frente na Taça

Paulo Novais / Lusa

-

O FC Porto estreou-se hoje na edição 2016/17 da Taça de Portugal de futebol com uma vitória por 3-0 na visita ao Gafanha, do Campeonato de Portugal, qualificando-se para a quarta ronda.

Numa partida disputada em casa emprestada, no Estádio Municipal de Aveiro, o FC Porto, finalista da Taça na época passada, dominou a partida e só não chegou à goleada devido a uma excelente exibição do guarda-redes do Gafanha, Diogo Almeida.

Os ‘dragões’ inauguraram o marcador aos 32 minutos, através de Otávio, e na segunda parte conseguiram ampliar a vantagem, com golos de Corona e Depoitre, que se estreou a marcar pelos portistas.

Perante uma equipa do terceiro escalão, o treinador portista Nuno Espírito Santo não arriscou e fez apenas três alterações no seu ‘onze’ habitual. Na baliza, José Sá ocupou o lugar de Casillas e, na defesa, o central Boly entrou para o lugar de Felipe e o lateral direito Layun cedeu o lugar a Maxi Pereira.

Os ‘dragões’ começaram cedo a querer demonstrar a sua supremacia e quase marcavam aos três minutos, quando Boly, à entrada da área, amorteceu a bola para André Silva que rematou por cima da baliza de Diogo Almeida.

Respondeu de imediato o Gafanha, aos sete minutos. Após a marcação de um livre a beneficiar a equipa da casa, José Sá saiu da baliza e socou a bola para a entrada da área, onde estava Pedro Oliveira que atirou por cima.

Aos 18 minutos, bom trabalho de Otávio, no corredor esquerdo, com o brasileiro a cruzar para a entrada da área onde surgiu Óliver a rematar de primeira para uma grande defesa de Diogo Almeida.

A equipa da casa aguentou o nulo até aos 32 minutos, quando Otávio, numa jogada de contra-ataque, rompeu a ‘muralha’ defensiva do Gafanha e rematou para o fundo da baliza.

Aos 42 minutos, mais uma jogada de perigo com início no corredor esquerdo do ataque portista. Otávio cruzou para a entrada de pequena área, mas Diogo Jota cabeceou para fora.

Nos últimos minutos da primeira parte, o Gafanha esteve muito perto do empate. Primeiro num livre à entrada da área, a castigar uma falta de Herrera sobre Maurício, Renan atirou forte, mas a bola passou por cima do travessão. Poucos minutos depois, o médio brasileiro do Gafanha cruzou para a área e Mino desviou por cima da baliza de José Sá.

Na segunda parte, o FC Porto surgiu mais determinado e, aos 48 minutos, Diogo Almeida salvou o que seria o golo de Diogo Jota, que rematou forte no interior da área do Gafanha, após uma recarga a um remate de Maxi Pereira.

Apenas quatro minutos depois surgiram os mesmos protagonistas, com o guardião do Gafanha a voltar a levar a melhor sobre o jovem avançado portista.

Aos 65 minutos, Nuno Espírito Santos renovou o ataque, com três substituições de uma assentada, fazendo entrar Corona, Depoitre e Brahimi, para os lugares de Otávio, André Silva e Diogo Jota.

O avançado mexicano não precisou de muitos minutos para deixar a sua marca na partida. Na sequência de um canto marcado da esquerda, aos 70 minutos, Marcano desviou a bola de cabeça para o segundo poste onde surgiu Corona, que não teve dificuldades em empurrar a bola para o fundo da baliza.

No último minuto do tempo regulamentar, Depoitre estreou-se a marcar de ‘azul e branco’, correspondendo de cabeça a um cruzamento de Corona na direita.

Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …