FC Porto vence na Gafanha da Nazaré e segue em frente na Taça

Paulo Novais / Lusa

-

O FC Porto estreou-se hoje na edição 2016/17 da Taça de Portugal de futebol com uma vitória por 3-0 na visita ao Gafanha, do Campeonato de Portugal, qualificando-se para a quarta ronda.

Numa partida disputada em casa emprestada, no Estádio Municipal de Aveiro, o FC Porto, finalista da Taça na época passada, dominou a partida e só não chegou à goleada devido a uma excelente exibição do guarda-redes do Gafanha, Diogo Almeida.

Os ‘dragões’ inauguraram o marcador aos 32 minutos, através de Otávio, e na segunda parte conseguiram ampliar a vantagem, com golos de Corona e Depoitre, que se estreou a marcar pelos portistas.

Perante uma equipa do terceiro escalão, o treinador portista Nuno Espírito Santo não arriscou e fez apenas três alterações no seu ‘onze’ habitual. Na baliza, José Sá ocupou o lugar de Casillas e, na defesa, o central Boly entrou para o lugar de Felipe e o lateral direito Layun cedeu o lugar a Maxi Pereira.

Os ‘dragões’ começaram cedo a querer demonstrar a sua supremacia e quase marcavam aos três minutos, quando Boly, à entrada da área, amorteceu a bola para André Silva que rematou por cima da baliza de Diogo Almeida.

Respondeu de imediato o Gafanha, aos sete minutos. Após a marcação de um livre a beneficiar a equipa da casa, José Sá saiu da baliza e socou a bola para a entrada da área, onde estava Pedro Oliveira que atirou por cima.

Aos 18 minutos, bom trabalho de Otávio, no corredor esquerdo, com o brasileiro a cruzar para a entrada da área onde surgiu Óliver a rematar de primeira para uma grande defesa de Diogo Almeida.

A equipa da casa aguentou o nulo até aos 32 minutos, quando Otávio, numa jogada de contra-ataque, rompeu a ‘muralha’ defensiva do Gafanha e rematou para o fundo da baliza.

Aos 42 minutos, mais uma jogada de perigo com início no corredor esquerdo do ataque portista. Otávio cruzou para a entrada de pequena área, mas Diogo Jota cabeceou para fora.

Nos últimos minutos da primeira parte, o Gafanha esteve muito perto do empate. Primeiro num livre à entrada da área, a castigar uma falta de Herrera sobre Maurício, Renan atirou forte, mas a bola passou por cima do travessão. Poucos minutos depois, o médio brasileiro do Gafanha cruzou para a área e Mino desviou por cima da baliza de José Sá.

Na segunda parte, o FC Porto surgiu mais determinado e, aos 48 minutos, Diogo Almeida salvou o que seria o golo de Diogo Jota, que rematou forte no interior da área do Gafanha, após uma recarga a um remate de Maxi Pereira.

Apenas quatro minutos depois surgiram os mesmos protagonistas, com o guardião do Gafanha a voltar a levar a melhor sobre o jovem avançado portista.

Aos 65 minutos, Nuno Espírito Santos renovou o ataque, com três substituições de uma assentada, fazendo entrar Corona, Depoitre e Brahimi, para os lugares de Otávio, André Silva e Diogo Jota.

O avançado mexicano não precisou de muitos minutos para deixar a sua marca na partida. Na sequência de um canto marcado da esquerda, aos 70 minutos, Marcano desviou a bola de cabeça para o segundo poste onde surgiu Corona, que não teve dificuldades em empurrar a bola para o fundo da baliza.

No último minuto do tempo regulamentar, Depoitre estreou-se a marcar de ‘azul e branco’, correspondendo de cabeça a um cruzamento de Corona na direita.

Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …