FC Porto vence na Gafanha da Nazaré e segue em frente na Taça

Paulo Novais / Lusa

-

O FC Porto estreou-se hoje na edição 2016/17 da Taça de Portugal de futebol com uma vitória por 3-0 na visita ao Gafanha, do Campeonato de Portugal, qualificando-se para a quarta ronda.

Numa partida disputada em casa emprestada, no Estádio Municipal de Aveiro, o FC Porto, finalista da Taça na época passada, dominou a partida e só não chegou à goleada devido a uma excelente exibição do guarda-redes do Gafanha, Diogo Almeida.

Os ‘dragões’ inauguraram o marcador aos 32 minutos, através de Otávio, e na segunda parte conseguiram ampliar a vantagem, com golos de Corona e Depoitre, que se estreou a marcar pelos portistas.

Perante uma equipa do terceiro escalão, o treinador portista Nuno Espírito Santo não arriscou e fez apenas três alterações no seu ‘onze’ habitual. Na baliza, José Sá ocupou o lugar de Casillas e, na defesa, o central Boly entrou para o lugar de Felipe e o lateral direito Layun cedeu o lugar a Maxi Pereira.

Os ‘dragões’ começaram cedo a querer demonstrar a sua supremacia e quase marcavam aos três minutos, quando Boly, à entrada da área, amorteceu a bola para André Silva que rematou por cima da baliza de Diogo Almeida.

Respondeu de imediato o Gafanha, aos sete minutos. Após a marcação de um livre a beneficiar a equipa da casa, José Sá saiu da baliza e socou a bola para a entrada da área, onde estava Pedro Oliveira que atirou por cima.

Aos 18 minutos, bom trabalho de Otávio, no corredor esquerdo, com o brasileiro a cruzar para a entrada da área onde surgiu Óliver a rematar de primeira para uma grande defesa de Diogo Almeida.

A equipa da casa aguentou o nulo até aos 32 minutos, quando Otávio, numa jogada de contra-ataque, rompeu a ‘muralha’ defensiva do Gafanha e rematou para o fundo da baliza.

Aos 42 minutos, mais uma jogada de perigo com início no corredor esquerdo do ataque portista. Otávio cruzou para a entrada de pequena área, mas Diogo Jota cabeceou para fora.

Nos últimos minutos da primeira parte, o Gafanha esteve muito perto do empate. Primeiro num livre à entrada da área, a castigar uma falta de Herrera sobre Maurício, Renan atirou forte, mas a bola passou por cima do travessão. Poucos minutos depois, o médio brasileiro do Gafanha cruzou para a área e Mino desviou por cima da baliza de José Sá.

Na segunda parte, o FC Porto surgiu mais determinado e, aos 48 minutos, Diogo Almeida salvou o que seria o golo de Diogo Jota, que rematou forte no interior da área do Gafanha, após uma recarga a um remate de Maxi Pereira.

Apenas quatro minutos depois surgiram os mesmos protagonistas, com o guardião do Gafanha a voltar a levar a melhor sobre o jovem avançado portista.

Aos 65 minutos, Nuno Espírito Santos renovou o ataque, com três substituições de uma assentada, fazendo entrar Corona, Depoitre e Brahimi, para os lugares de Otávio, André Silva e Diogo Jota.

O avançado mexicano não precisou de muitos minutos para deixar a sua marca na partida. Na sequência de um canto marcado da esquerda, aos 70 minutos, Marcano desviou a bola de cabeça para o segundo poste onde surgiu Corona, que não teve dificuldades em empurrar a bola para o fundo da baliza.

No último minuto do tempo regulamentar, Depoitre estreou-se a marcar de ‘azul e branco’, correspondendo de cabeça a um cruzamento de Corona na direita.

Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …