FC Porto vence na Gafanha da Nazaré e segue em frente na Taça

Paulo Novais / Lusa

-

O FC Porto estreou-se hoje na edição 2016/17 da Taça de Portugal de futebol com uma vitória por 3-0 na visita ao Gafanha, do Campeonato de Portugal, qualificando-se para a quarta ronda.

Numa partida disputada em casa emprestada, no Estádio Municipal de Aveiro, o FC Porto, finalista da Taça na época passada, dominou a partida e só não chegou à goleada devido a uma excelente exibição do guarda-redes do Gafanha, Diogo Almeida.

Os ‘dragões’ inauguraram o marcador aos 32 minutos, através de Otávio, e na segunda parte conseguiram ampliar a vantagem, com golos de Corona e Depoitre, que se estreou a marcar pelos portistas.

Perante uma equipa do terceiro escalão, o treinador portista Nuno Espírito Santo não arriscou e fez apenas três alterações no seu ‘onze’ habitual. Na baliza, José Sá ocupou o lugar de Casillas e, na defesa, o central Boly entrou para o lugar de Felipe e o lateral direito Layun cedeu o lugar a Maxi Pereira.

Os ‘dragões’ começaram cedo a querer demonstrar a sua supremacia e quase marcavam aos três minutos, quando Boly, à entrada da área, amorteceu a bola para André Silva que rematou por cima da baliza de Diogo Almeida.

Respondeu de imediato o Gafanha, aos sete minutos. Após a marcação de um livre a beneficiar a equipa da casa, José Sá saiu da baliza e socou a bola para a entrada da área, onde estava Pedro Oliveira que atirou por cima.

Aos 18 minutos, bom trabalho de Otávio, no corredor esquerdo, com o brasileiro a cruzar para a entrada da área onde surgiu Óliver a rematar de primeira para uma grande defesa de Diogo Almeida.

A equipa da casa aguentou o nulo até aos 32 minutos, quando Otávio, numa jogada de contra-ataque, rompeu a ‘muralha’ defensiva do Gafanha e rematou para o fundo da baliza.

Aos 42 minutos, mais uma jogada de perigo com início no corredor esquerdo do ataque portista. Otávio cruzou para a entrada de pequena área, mas Diogo Jota cabeceou para fora.

Nos últimos minutos da primeira parte, o Gafanha esteve muito perto do empate. Primeiro num livre à entrada da área, a castigar uma falta de Herrera sobre Maurício, Renan atirou forte, mas a bola passou por cima do travessão. Poucos minutos depois, o médio brasileiro do Gafanha cruzou para a área e Mino desviou por cima da baliza de José Sá.

Na segunda parte, o FC Porto surgiu mais determinado e, aos 48 minutos, Diogo Almeida salvou o que seria o golo de Diogo Jota, que rematou forte no interior da área do Gafanha, após uma recarga a um remate de Maxi Pereira.

Apenas quatro minutos depois surgiram os mesmos protagonistas, com o guardião do Gafanha a voltar a levar a melhor sobre o jovem avançado portista.

Aos 65 minutos, Nuno Espírito Santos renovou o ataque, com três substituições de uma assentada, fazendo entrar Corona, Depoitre e Brahimi, para os lugares de Otávio, André Silva e Diogo Jota.

O avançado mexicano não precisou de muitos minutos para deixar a sua marca na partida. Na sequência de um canto marcado da esquerda, aos 70 minutos, Marcano desviou a bola de cabeça para o segundo poste onde surgiu Corona, que não teve dificuldades em empurrar a bola para o fundo da baliza.

No último minuto do tempo regulamentar, Depoitre estreou-se a marcar de ‘azul e branco’, correspondendo de cabeça a um cruzamento de Corona na direita.

Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …