FC Porto vence Académica e sagra-se campeão de Inverno

O FC Porto venceu hoje a Académica por 3-1, em partida da 14.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, assumindo, com o sexto triunfo consecutivo na prova, a liderança isolada do campeonato, pela primeira vez.

Depois do deslize do Sporting, horas antes, no Funchal – derrota por 1-0 frente ao União da Madeira -, a formação da Invicta não desperdiçou a oportunidade e, com o triunfo sem contestação, passa a somar 36 pontos, mais um do que os ‘leões’ que descem ao segundo lugar, antes de receber os ‘dragões’.

Sabendo que a vitória lhes permitiria dobrar a quadra natalícia e novo ano na liderança da I Liga, o FC Porto fez o suficiente para levar de vencida uma Académica demasiada macia e quase sempre inofensiva, que com este desaire continua nos lugares de despromoção.

A superioridade dos nortenhos foi evidente desde os minutos iniciais, com uma entrada no jogo aguerrida, estando perto de inaugurar o marcador logo nas primeiras jogadas, de Maxi Pereira e Brahimi.

Os lances acabaram por ser o prenúncio do primeiro golo da equipa de Julen Lopetegui, que à passagem do sétimo minuto viu Danilo, de cabeça, na sequência de um canto, inaugurar o marcador.

O tento galvanizou, ainda mais, os donos do terreno, que, pouco depois, estiveram perto do segundo, em dois bons remates, de Corona e Danilo, que falharam o alvo por pouco.

Mediante o vendável ofensivo do FC Porto, a Académica mal conseguia respirar e, quase sempre remetida à sua área, tentava responder em ténues contra-ataques, mas raramente com a melhor definição final.

A melhor ocasião dos ‘estudantes’ surgiu apenas no minuto 39, numa arrancada de Pedro Nuno, que o mesmo finalizou com um remate que obrigou Casillas à primeira intervenção da noite, mantendo a vantagem mínima da equipa ao intervalo.

No regresso do descanso, o FC Porto entrou com o mesmo fulgor, mediante uma Académica que no balneário não encontrou estratégia para travar os ímpetos contrários.

Assim, e novamente asfixiando o adversário, acabou por não surpreender que sete minutos após o reatamento os donos do terreno ‘encontrassem’ o 2-0.

Novamente Danilo na jogada, ganhando uma falta, que redundou num livre cobrado por Layun, para o cabeceamento certeiro de Aboubakar.

Apesar da vantagem mais confortável, os nortenhos não alivaram a pressão, perante uma Académica sem argumentos para contrapor o domínio ‘azul e branco’.

Layún ameaçou o terceiro golo, com um remate de longe, que Trigueira defendeu, mas foram os outros dois mexicanos da equipa que confirmaram o 3-0, aos 73 minutos, com Herrera a finalizar de calcanhar uma assistência de Corona.

A reação da Académica a todas estas contrariedades só surgiu de forma eficaz aos 84 minutos, numa combinação entre Rui Pedro e Rabiola – dois jogadores com passagens pelos ‘dragões’ -, com o primeiro a descortinar uma brecha para rematar para o 3-1.

Já em cima do minuto 90, os ‘estudantes’ ainda dispuseram de uma oportunidade para encurtar a desvantagem, mas o bom cabeceamento de Rabiola mereceu defesa ao mesmo nível de Casillas, não beliscando, assim, vitória final dos locais.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Não são só os lagartos. Os jacarés também são capazes de regenerar a sua cauda

Os jovens jacarés americanos (Alligator mississippiensis) têm a capacidade de regenerar as suas caudas até 18% do comprimento total do seu corpo, concluiu uma nova investigação da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. "O que …

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …