Resultados têm sido maus, clima com os adeptos ainda pior. Falhar a próxima fase da Liga Europa é “proibido” e já se fala em saída do treinador.
Apenas uma vitória em seis jogos: este é um registo ao qual os adeptos do FC Porto não estão habituados, mas é o registo actual da equipa.
Depois de três derrotas seguidas (Lazio, Benfica e Moreirense), seguiu-se um empate com o Anderlecht, a vitória frente ao Casa Pia e novo empate diante do Famalicão.
Após essa igualdade (1-1) no Minho, os ânimos estiveram exaltados junto à bancada onde estavam os adeptos do FC Porto: críticas, insultos, um “vai-te embora” repetido e o treinador Vítor Bruno quase foi atingido por uma garrafa.
Foi a última vez que o técnico foi para junto dos adeptos, nestas condições: “Os jogadores não mereciam ouvir o que estavam a ouvir. Sei que muita coisa é dirigida a mim, mas também lhe digo que foi a primeira e última vez, neste contexto, com a equipa a dar tudo, a ser muito séria, honesta, muito profissional, uma atitude competitiva brutal e mentalidade ganhadora. Foi a primeira e última vez que faço isto porque os jogadores não merecem sofrer aquilo que sofreram aqui no final”, referiu.
Refira-se que o treinador ficou parado, a olhar para os adeptos, aparentemente com um sinal de que não tem medo e que estava ali para “dar a cara”.
Segue-se a Liga Europa, na recepção ao Midtjylland na quinta-feira. É “proibido” falhar o apuramento, avisa o Correio da Manhã, que destaca o aspecto financeiro da prova europeia, mesmo que não seja a Liga dos Campeões. Isto numa fase de aperto nas contas do clube, como se sabe há muito tempo. O FC Porto está no 23.º lugar quando se apuram 24 equipas para a fase a eliminar.
No zerozero, onde o chefe de redacção Pedro Jorge da Cunha até defende a continuidade de Vítor Bruno, deixa-se outra sugestão: Rui Borges.
“Numa aposta em alguém cá dentro, e para um FC Porto low cost, apostaria em Rui Borges“, analisou Luís Rocha Rodrigues.
Pedro Filipe Maia discorda: “Não encaixa nas características do clube, apesar de achar que Rui Borges é extremamente competente”.
Rui Borges é o treinador do Vitória de Guimarães. Nesta época acumula 17 vitórias em 26 jogos, com um ciclo impressionante de vitórias na Europa e ocupando o 6.º lugar no campeonato.
Antes, o treinador de 43 anos liderou Mirandela, Académico de Viseu, Académica, Nacional, Vilafranquense, Mafra e Moreirense.