FC Porto oficializa contratação de Sérgio Conceição

José Coelho / Lusa

-

O FC Porto oficializou, esta quinta-feira, a contratação do treinador português de futebol Sérgio Conceição, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, por duas temporadas.

“A FC Porto–Futebol SAD (…) vem informar o mercado que chegou a acordo com Sérgio Paulo Marceneiro Conceição para a celebração de um contrato de trabalho, como treinador da sua equipa principal de futebol, para as épocas desportivas de 2017/18 e 2018/19”, lê-se no comunicado dos dragões.

Sérgio Conceição, de 42 anos, vai suceder a Nuno Espírito Santo no comando técnico dos azuis e brancos, regressando ao clube que representou como jogador em três ocasiões, entre 1991 e 1993, entre 1996 e 1998 e na época 2003/04.

Como treinador, chega a um ‘grande’ português depois de ter orientado clubes como Nantes, Vitória de Guimarães, Sporting de Braga, Académica e Olhanense.

“Obrigado FC Porto, um orgulho voltar a esta casa!“, escreveu no Twitter.

Na apresentação oficial, que aconteceu esta tarde no Estádio do Dragão, Pinto da Costa teve a primeira palavra. “Foi um exemplo de amor e dedicação ao clube. Se não fosse assim, não estaria aqui. Sérgio, todos temos uma confiança absoluta no teu trabalho e sabemos que o teu coração é azul branco. Sê bem-vindo. Que sejas feliz como mereces. Sei que o teu sonho era este. Não tens cadeira de sonho porque estás de pé mas tens um estádio de sonho onde sempre quiseste entrar como treinador”, disse.

Quero agradecer a confiança em mim, na minha equipa técnica, agradecer a Deus e desculpem a minha emoção por falar dos meus pais, que estarão felizes onde estão e a olhar com muito orgulho pelo trajeto”, referiu o técnico, que em maio do próximo ano quer estar mais feliz do que no dia de hoje.

“Estou feliz hoje, mas estarei ainda mais em maio, com a conquista de títulos. Obrigado aos que acreditaram em mim e aos que não acreditam, a melhor forma de responder é com resultados. Tenho consciência do que quer este clube, estar ao melhor nível, e o melhor nível é conquistar títulos”, referiu.

Conceição é conhecido pelo seu temperamento intempestivo e determinado e, na primeira conferência de imprensa, garantiu que não vai fugir da sua essência em nenhuma altura.

Não vou ter problemas em dizer o que penso. Não é uma questão de obsessão. Perguntar a um treinador do FC Porto se pensa ganhar uma Taça de Portugal… Isso é o mínimo que tem de acontecer nesta casa. De qualquer forma, há essa vontade de conseguir o campeonato, esse é o título principal e, obviamente, chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões”, apontou.

Sobre a construção do plantel para a próxima temporada, o novo treinador não se mostrou preocupado e revelou que o objetivo é ter uma equipa “muito competitiva”.

“Isso são situações que vou falar com o presidente e com a direção. A seu tempo, falaremos. Compreendo o momento dos clubes. Não digo que não vão sair jogadores, mas não vai existir problema nenhum. Vamos ter um FC Porto muito competitivo no próximo ano, isso posso garantir”, frisou ainda.

Para Sérgio Conceição uma coisa é certa: “Não vim para aqui para aprender, venho para ensinar. Em sete anos como treinador, tentei sempre potenciar os jogadores para a conquista dos três pontos. A minha matriz de jogo no FC Porto será diferente em relação às minhas anteriores equipas. Vamos trabalhar com qualidade. Ganhar no grito já não existe, é preciso inteligência na leitura de jogo e no dia-a-dia. Estamos preparadíssimos para este desafio”.

Sei que não é fácil trabalhar comigo, mas tenho consciência de que no final de cada época, os jogadores foram potenciados e fi-los crescer”.

Questionado sobre os maus resultados das últimas épocas, Sérgio Conceição referiu que não quer falar do passado. “Temos de começar a falar do FC Porto de hoje. Vai começar uma nova era com um treinador que não é melhor nem pior, é diferente”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19. Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros …

Ceferin acusado de ganância. "Manter a Liga dos Campeões foi um ato criminoso irresponsável"

O primeiro-ministro da Eslovénia, Janz Jansa, teceu duras críticas à forma como a UEFA e o seu presidente, Aleksander Ceferin, lidaram com a fase inicial da pandemia de covid-19. "Manter a Liga dos Campeões foi um …