/

FC Porto arrisca castigo da FIFA por causa de Mangala

Estela Silva / Lusa

A transferência de Eliaquim Mangala do FC Porto para o Manchester City está a ser investigada pela FIFA por causa do alegado envolvimento do Fundo de Investimentos Doyen Sports no processo.

A agência Bloomberg adianta que a FIFA está a averiguar a transferência que ocorreu em 2014 para apurar “se o investidor exterior Doyen Sports jogou um papel inadequado nas negociações”.

Esta circunstância tem que ver com uma regra implantada pela FIFA no mercado de transferências, proibindo a intervenção de terceiras partes nas negociações entre os clubes.

A medida visa limitar a participação dos Fundos de Investimento, que cada vez mais frequentemente adquirem passes de jogadores, nos negócios entre os clubes.

No caso de Mangala, a FIFA poderá estar a ter em conta um documento divulgado pelo Football Leaks, onde consta que o FC Porto deu autorização à Doyen Sports para proceder às negociações em seu nome.

A confirmar-se esta informação, será uma violação da regra das “terceiras partes” e o FC Porto arrisca uma sanção, podendo vir a ser multado ou mesmo proibido de comprar jogadores.

Um porta-voz da FIFA confirmou à Lusa, conforme cita a comunicação social, que a instituição está “a analisar o caso”, prometendo anunciar “as conclusões assim que o processo esteja concluído”.

Um elemento da Doyen garantiu à mesma fonte que “não houve intervenção” do Fundo de Investimentos “na negociação do passe do jogador” e que esta “foi feita pelos clubes”.

Em 2014, o Manchester City pagou 30,5 milhões de euros ao FC Porto por 56,67% do passe de Mangala.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.