FC Porto arrisca castigo da FIFA por causa de Mangala

Estela Silva / Lusa

A transferência de Eliaquim Mangala do FC Porto para o Manchester City está a ser investigada pela FIFA por causa do alegado envolvimento do Fundo de Investimentos Doyen Sports no processo.

A agência Bloomberg adianta que a FIFA está a averiguar a transferência que ocorreu em 2014 para apurar “se o investidor exterior Doyen Sports jogou um papel inadequado nas negociações”.

Esta circunstância tem que ver com uma regra implantada pela FIFA no mercado de transferências, proibindo a intervenção de terceiras partes nas negociações entre os clubes.

A medida visa limitar a participação dos Fundos de Investimento, que cada vez mais frequentemente adquirem passes de jogadores, nos negócios entre os clubes.

No caso de Mangala, a FIFA poderá estar a ter em conta um documento divulgado pelo Football Leaks, onde consta que o FC Porto deu autorização à Doyen Sports para proceder às negociações em seu nome.

A confirmar-se esta informação, será uma violação da regra das “terceiras partes” e o FC Porto arrisca uma sanção, podendo vir a ser multado ou mesmo proibido de comprar jogadores.

Um porta-voz da FIFA confirmou à Lusa, conforme cita a comunicação social, que a instituição está “a analisar o caso”, prometendo anunciar “as conclusões assim que o processo esteja concluído”.

Um elemento da Doyen garantiu à mesma fonte que “não houve intervenção” do Fundo de Investimentos “na negociação do passe do jogador” e que esta “foi feita pelos clubes”.

Em 2014, o Manchester City pagou 30,5 milhões de euros ao FC Porto por 56,67% do passe de Mangala.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …