FC Porto goleia Rio Ave e mantém distância para Benfica

DR FCPorto / Facebook

-

O FC Porto goleou este domingo o Rio Ave por um “enganador” 5-0, num desafio no qual sentiu muitas dificuldades, mas que lhe permitiu manter-se a três pontos do Benfica, líder da Primeira Liga, à 11.ª jornada.

Tello (47), Jackson Martínez (78), Alex Sandro (89), Óliver Torres (90+1) e Danilo (90+3) materializaram em golos o justo, mas exagerado, triunfo dos “dragões”, frente a um Rio Ave confiante e ousado no segundo tempo, e que ficou a queixar-se de duas grandes penalidades, quando perdia por um.

No Estádio do Dragão, no Porto, o técnico Pedro Martins esperava compensar a diferença de qualidade das equipas com atitude, entrega e concentração, mas os seus pupilos falharam neste último capítulo, pois os dois primeiros golos nasceram de erros defensivos.

O FC Porto entrou muito forte e aos três minutos já tinha duas situações soberanas: começou com slalom de Danilo, que fugiu a três adversários, mas Cássio defendeu o seu remate, seguindo-se iniciativa de Tello, que foi à linha cruzar, mas o remate de Jackson bateu em Tiago Pinto.

Os “dragões” queriam resolver cedo e promoviam um jogo de sentido único, que foi perdendo intensidade e objetividade a caminho do intervalo, que chegou com o único remate do Rio Ave, desaproveitado por Ukra.

Ukra (46) foi o primeiro a rematar após o reatamento, mas a dupla asneira de Cássio e Marcelo permitiram ao FC Porto recuperar a bola em cima da área e Tello, com remate cruzado, inaugurou o marcador, aos 47 minutos.

A reação do Rio Ave foi forte e imediata e o conjunto de Pedro Martins queixou-se de dois possíveis penaltis: primeiro numa disputa entre Danilo e Zeegelaar, na linha final, e depois, em confusão na área, protestam por possível bola no braço de Herrera.

A “ausência” de Brahimi ditou a sua substituição por Rúben Neves (55), na tentativa de Julen Lopetegui dar mais consistência à equipa, surpreendida pelo bom futebol e ousadia do adversário, que equilibrou e ameaçava empatar.

A verdade é que os portistas serenaram e voltaram a ser os senhores do jogo e do perigo, testando a atenção de Cássio, que foi impotente para segurar o remate de Jackson Martínez (78), após mas uma asneira defensiva, e viu o colombiano marcar o oitavo golo no campeonato, igualando Talisca (Benfica) e Maazou (Marítimo) no topo da lista de marcadores.

O Rio Ave ainda atirou ao poste por Diego Lopes (81) e Fabiano negou depois o golo a Diego, mas, num lance feliz, Alex Sandro (89) fez o terceiro, que já soava a exagerado.

Nos descontos, Quintero serviu Óliver Torres (90+1) para o quarto e Danilo (90+3), o melhor em campo, arrancou uma “bomba” para o 5-0 final.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …