/

FC Porto goleia Belenenses e é líder isolado

Estela Silva / Lusa

-

O FC Porto regressou hoje aos triunfos no campeonato, goleando o Belenenses, por 4-0, em partida da sétima jornada da I Liga portuguesa de futebol, decidida com os golos, na segunda parte, de Corona, Brahimi, Osvaldo e Marcano.

Os ‘dragões’, que vinham moralizados com o triunfo da passada terça-feira, frente ao Chelsea (2-1), para a Liga dos Campeões, mantêm-se assim a liderança do campeonato, mostrando terem superado o deslize da última ronda do campeonato, no empate no reduto do Moreirense, por 2-2.

No entanto, apesar da vitória sem contestação, os comandados de Julen Lopetegui ainda tiveram de sofrer um pouco para lograr os três pontos, encontrando um Belenenses que, sobretudo na primeira parte, tudo fez para defender a sua baliza, apesar das inúmeras investidas dos locais.

A equipa do Restelo até foi a primeira a criar uma situação de perigo no desafio, quando, ainda antes do quarto de hora, Carlos Martins serviu Kuca, que com um cabeceamento exigiu intervenção atenta de Casillas.

O lance atiçou o FC Porto para ‘olear a máquina’ no assalto às redes de Ventura, com Jesús Corona e André André a darem os primeiros avisos, em jogadas de envolvência, que puseram sentido a defensiva do Belenenses.

A formação lisboeta, nesta fase, praticamente limitava-se a defender, e só a espaços tentava explorar o contra-ataque, ou lances de bola parada, para tentar importunar o último reduto portista.

O FC Porto dominava assim a bel-prazer, mas a eficácia não estava a ser o ponto forte dos nortenhos. Brahimi, com uma bola ao ferro, e Maicon, com uma perdida incrível em frente à baliza, comprovaram a falta de acerto na finalização.

Ainda antes do intervalo, o Belenenses ainda teve uma reação, com Kuca a esboçar um remate que depois de desviar em Layún, foi travado pelo poste da baliza de Casillas, num lance que precedeu a lesão de Maicon, numa disputa de bola, forçando o central brasileiro a ficar no balneário no regresso para a segunda parte.

Apesar da contrariedade, o descanso fez bem à equipa do FC Porto, que reatou com o mesmo fulgor, mas com pontaria mais afinada, e em menos de três minutos descomprimiu os nervos nas bancadas, ao construir a vitória.

Aos 53, Corona, servido por Brahimi, inaugurou o marcador, num belo remate que ainda desviou num defensor do Belenenses, traindo o guarda-redes Ventura.

E aos 58, foi a vez do argelino assumir o protagonismo e, de cabeça, de dar a melhor sequência a uma jogada construída por André André e Maxi Pereira.

Com a vantagem de dois golos, e bem menor pressão, os dragões passaram a jogar mais soltos, perante um adversário, que ao contrário do esperado, continuava sem arriscar o suficiente para fazer mossa.

Acabou, assim, por não surpreender que aos 80 minutos, o recém-entrado Oslvado tivesse tempo para se estrear a marcar na Liga, num desvio subtil a uma assistência de Tello.

O Belenenses ainda conseguiu, num ou outro contra-ataque, mostrar que ainda estava ‘vivo’, mas não evitou que aos 86, Marcano, na sequência de um canto, assinasse o 4-0, dando tons de goleada à vitória portista.

Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.