FC Porto 3-0 Famalicão | Dragões vencem e agarram liderança

O FC Porto retirou hoje ao Famalicão a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer a equipa minhota por 3-0, em partida da oitava jornada, partilhando agora o comando do campeonato com o rival Benfica.

Os ‘dragões’, que colocaram também um ponto final à invencibilidade dos famalicenses na prova, foram superiores ao longo de todo o desafio e beneficiaram de erros crassos dos visitantes, construindo o triunfo com os golos de Luís Diáz, aos 45 minutos, Soares, aos 73, e Fábio Silva, aos 88.

Com este triunfo, o sétimo consecutivo na prova, os ‘azuis e brancos’ saltam para a liderança do campeonato, com os mesmos 21 pontos do Benfica, que hoje se impôs em Tondela, por 1-0.

Já o Famalicão, que vinha de quatro vitórias consecutivas na I Liga, desceu para o terceiro lugar do campeonato, ficando com os mesmos 19 pontos, a dois dos novos comandantes.

O técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, que hoje completou o jogo 300 como treinador, até surpreendeu com algumas mexidas invulgares na equipa, deixando jogadores como Alex Telles ou Zé Luís no banco de suplentes, apostando na titularidade Mbemba e Soares e num desenho tático de 4x3x3.

As alterações não beliscaram uma entrada aguerrida dos ‘dragões’, perante um Famalicão que, nos minutos iniciais, pareceu ceder à pressão de carregar a liderança da Liga, não conseguindo estancar as investidas dos locais.

Logo nos primeiros 15 minutos, a formação portista teve três boas chances para se adiantar no marcador, num cabeceamento de Soares e dois remates de Uribe, que erraram na pontaria.

O Famalicão ia tentando recuperar a organização que tem dados frutos neste arranque de campeonato e, apesar de conseguir esboçar alguns contra-ataques, falhava na definição. Um remate de Fábio Martins, de longe, que o guarda-redes Marchesin respondeu com defesa atenta, acabou por sublinhar o maior atrevimento da equipa minhota.

Sem se atemorizar com a investida, os ‘azuis e brancos’ não largaram a atitude feroz, que foi sendo repelida pela defesa visitante, até aos 45 minutos, quando um erro deitou tudo a perder para os famalicenses.

Patrick William, quando tentava armar um contra-ataque dos minhotos, entregou a bola a Otávio, que lançou Corona e fez parceria com Luís Diaz, permitindo ao colombiano chegar sem oposição à baliza para apontar 1-0, com que se chegou ao intervalo.

Manuel Fernando Araujo / Lusa

Numa posição mais confortável, os ‘dragões’ regressaram para o segundo tempo com menor ‘rotação’, mas sem abdicar do controlo do jogo, frisando-o num remate de Corona, um pouco ao lado, aos 57 minutos.

O Famalicão não mostrava argumentos para reagir à contrariedade e, apesar de o técnico João Pedro Sousa ter tentado corrigir, com algumas alterações na equipa, o resultado foi inócuo.

Acabou, por isso, por não surpreender o segundo golpe do FC Porto, que aproveitou mais um mau passe dos minhotos, para que Soares arrancasse e beneficiasse de alguns ressaltos até conseguir rematar para o 2-0, aos 73 minutos.

Com o dilatar da desvantagem, o Famalicão não mais conseguiu reagir e já aos 88 voltou a complicar-se, em mais uma má reposição, desta feita pelo guarda-redes Defendi, que permitiu a Fábio Silva estrear-se a marcar na I Liga, fixando o 3-0 final.

Resumo

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Titã pode estar condenada a chocar contra Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, tem um enorme efeito na inclinação do planeta, e o seu afastamento do planeta pode derrubá-lo e condenar a própria Titã. A cada ano que passa, Titã afasta-se 11 centímetros …

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …